Processo de Avaliação da Aprendizagem 

A ULBRA, ao reestruturar a organização curricular e fomentar práticas pedagógicas que otimizam o protagonismo e a autonomia dos estudantes, compreende a avaliação como componente indissociável do processo da aprendizagem por competências. Em interface com a reestruturação curricular institucional e com as abordagens metodológicas que reafirmam a necessidade de práticas pedagógicas eficazes e inovadoras, está a avaliação, sendo que tal articulação pauta-se pela coerência da relação imbricada com o processo ensino-aprendizagem ativo, dinâmico, processual e formativo. 

Estruturação do Sistema de Avaliação da Aprendizagem 

A estruturação do sistema de avaliação da aprendizagem da ULBRA (Resolução nº. 38/23), de caráter emancipatório, fundamenta-se em uma trilogia que representa os princípios presentes nesta unicidade: 

Unidades Curriculares PRESENCIAIS: Teóricas, Teóricas profissionalizantes, Teórico-práticas e Teórico-práticas com pacientes

A proposta pedagógica trabalhada nas unidades curriculares é desenvolvida através de semanas de estudo que contemplam a realização de Atividades Avaliativas Parciais.


Os Blocos de Desenvolvimento trabalham as competências a partir de diferentes níveis de complexidade, de acordo com as especificidades curriculares. As Atividades Parciais visam o acompanhamento do desempenho da construção progressiva da aprendizagem e ocorrem ao longo do período. O Bloco de Desenvolvimento 1 culmina com a Avaliação Parcial 1 - AP1, até a 8ª semana letiva,  valorada em 1,5 pontos; e o Bloco de Desenvolvimento 2 culmina com a Avaliação Parcial 2 - AP2, até a 15ª semana letiva, valorada em 2,5 pontos. Esses dois blocos avaliam o desenvolvimento progressivo e contínuo de 40% das aprendizagens das unidades curriculares.


A culminância do processo pedagógico desenvolvido no semestre é realizada no Bloco de Sistematização. A verificação das competências construídas no semestre é realizada através da Avaliação Semestral - AS, conforme os instrumentos descritos na Resolução, no penúltimo dia letivo da unidade curricular, valorada em 6,0 pontos.


A Pontuação do Semestre - PS, que representa a expressão dos resultados da avaliação da aprendizagem, é sistematizada com a soma da pontuação obtida nas Atividades Parciais com os pontos obtidos na Avaliação Semestral e totaliza 10 (dez) pontos, sendo que, para obter aprovação, o estudante deve alcançar, no mínimo, 6 (seis) pontos.


Com isso, tem-se a seguinte sistematização do processo avaliativo:

AP1 (1,5) + AP2 (2,5) + AS (6,0) = PS (10)


De acordo com o Calendário Acadêmico, a Avaliação Final - AF, de caráter individual, cumulativa e sem consulta, é realizada com vistas a oportunizar uma nova atividade avaliativa na verificação do desenvolvimento das competências previstas na unidade curricular. A Avaliação Final tem a valoração máxima de 10 (dez) pontos e, para aprovação, o estudante deve obter, no mínimo, 6 (seis) pontos. 


Podem participar da Avaliação Final os acadêmicos que:

a) obtiveram nota superior a zero na Pontuação Semestral;

b) obtiveram pontuação acima de 6 (seis) pontos na Pontuação Semestral e desejam obter um melhor desempenho como expressão de sua avaliação da aprendizagem. 


A Pontuação Final - PF do semestre para as unidades curriculares teóricas, teórico-práticas e teórico-profissionalizantes será condizente com o valor superior, derivado da Pontuação Semestral ou da Avaliação Final.


No caso das unidades curriculares teórico-práticas com pacientes, há a especificidade de que a avaliação teórica ocorre paralela à avaliação prática, sendo que, para fazer Avaliação Final teórica, o estudante deve ter a avaliação prática aprovada com, no mínimo, 6 (seis) pontos, conforme consta na Resolução.


Após cada etapa avaliativa (AP1, AP2 e AS) realiza-se um momento de feedback com a turma, retomando-se as competências planejadas no Plano de Aprendizagem das unidades curriculares e promovendo a retroalimentação do processo de ensino-aprendizagem, tendo em vista o perfil do egresso do Curso.

Unidades Curriculares PRESENCIAIS: Laboratoriais, Projetos Tecnológicos, Estágios, Trabalhos de Conclusão e  Curricularização da Extensão 

Para estas unidades curriculares, a dinâmica de uma proposta de estruturação da avaliação da aprendizagem se dá na intenção de acompanhamento da aquisição de um conjunto de significações teórico-práticas progressivas trabalhadas no período, evidenciado no desenvolvimento das competências e estratificado nos Blocos de Desenvolvimento 1 e 2, sendo cada um atrelado a uma Atividade Avaliativa Parcial. Esta atividade visa ao acompanhamento do desenvolvimento progressivo das competências e ocorre ao longo do período. O Bloco de Desenvolvimento 1 culmina com a Avaliação Parcial 1 - AP1, até a 8ª semana letiva,  valorada em 1,5 pontos; e o Bloco de Desenvolvimento 2 culmina com a Avaliação Parcial 2 - AP2, até a 15ª semana letiva, valorada em 2,5 pontos. Esses dois blocos avaliam o desenvolvimento progressivo e contínuo de 40% das aprendizagens das unidades curriculares.


A culminância do processo pedagógico desenvolvido no semestre é realizada no Bloco de Sistematização, o qual tem um direcionamento específico com a produção de um produto (Bibliográfico ou Técnico) e representa a verificação das competências desenvolvidas. Esta produção acadêmica, que culmina na Avaliação Semestral - AS, conforme os instrumentos descritos na Resolução, sendo finalizada, socializada e/ou entregue no penúltimo dia letivo da unidade curricular, é valorada em 6,0 pontos.


A Pontuação do Semestre - PS, que representa a expressão dos resultados da avaliação da aprendizagem, é sistematizada com a soma da pontuação obtida nas Atividades Parciais com os pontos obtidos na Atividade Semestral e totaliza 10 (dez) pontos, sendo que, para obter aprovação, o estudante deve alcançar, no mínimo, 6 (seis) pontos.


Com isso, tem-se a seguinte sistematização do processo avaliativo:

AP1 (1,5) + AP2 (2,5) + AS (6,0) = PS (10)


A Pontuação Final é condizente com o valor obtido na Pontuação do Semestre, sendo que, para este conjunto de unidades curriculares, não existe a possibilidade de realização da Avaliação Final.


Após cada etapa avaliativa (AP1, AP2 e AS) realiza-se um momento de feedback com a turma, retomando-se as competências planejadas no Plano de Aprendizagem das unidades curriculares e promovendo a retroalimentação do processo de ensino-aprendizagem, tendo em vista o perfil do egresso do Curso.

Unidades Curriculares ofertadas na MODALIDADE À DISTÂNCIA

As disciplinas Teóricas e Teórico-Práticas (denominadas de categoria 15 e 24) são disciplinas trimestrais e organizadas através de semanas de estudo, atrelada, a cada uma delas, ou uma atividade prática. Essas atividades, que também compõem a nota da etapa online da disciplina, funcionam como fórum de debate e de construção colaborativa de conhecimento.


Nas disciplinas de 4 créditos (maioria delas) serão sempre seis semanas de estudo, em um total de quatro Atividades Práticas e duas avaliações objetivas. A primeira semana será composta por uma abordagem temática e uma prática, a segunda da mesma forma, a terceira por uma abordagem temática e uma avaliação objetiva, a quarta novamente por uma abordagem temática e uma prática, a quinta da mesma forma e a sexta pela última abordagem temática e a segunda avaliação objetiva. A participação nas atividades práticas compõem, também, a nota de sua etapa on-line.


A nota do acadêmico é composta a partir do seguinte cálculo, visando, sempre, o acompanhamento do desempenho da construção progressiva da aprendizagem ao longo do período letivo:


AP1 (Atividades Avaliativas Parciais - on-line = 2.0 pontos)

+

AP2 (Atividades Avaliativas Parciais - on-line = 3.0 pontos) 

+

AS (Avaliação Semestral - presencial, individual e sem consulta = 5.0 pontos) 


A somatórias das etapas acima, detalhadas a seguir, integram a Pontuação do Semestre (PS), que representa a expressão dos resultados da avaliação da aprendizagem, totalizando 10 (dez) pontos. Para obter aprovação, o aluno deverá alcançar, no mínimo, 6.0 (seis) pontos.


Composição da nota online

AP1 (2.0 pontos) - Composta pela Prova Objetiva 1 = 2.0

AP2 (3.0 pontos) - Composta pela Prova Objetiva 2 = 2.0 + 1.0 de Participação nas Práticas Avaliativas 

Total On-line = 5.0 pontos


Etapa Presencial

AS (5.0 pontos) - Prova objetiva, individual e sem consulta


Composição da nota para aprovação - PS

AP1 + AP2 + AS = PS - Total 10 pontos (mínimo 6.0 para aprovação)


 

Por fim, tem-se a Avaliação Final (AF), também de caráter presencial, individual, cumulativa e sem consulta. Esta etapa visa  oportunizar uma nova atividade avaliativa na verificação do desenvolvimento das competências previstas na Unidade Curricular para aquele aluno que não obteve a pontuação mínima para alcançada ou que deseja melhorar seu desempenho final.

 

A Avaliação Final (AF) terá a valoração máxima de 10 (dez) pontos e, para aprovação, o aluno deverá obter, no mínimo, 6.0 (seis) pontos.

 

Podem participar da Avaliação Final (AF) os acadêmicos que:

a) obtiveram MENOS de 6.0 (seis) pontos na Pontuação Semestral (PS) e que tenham obtido nota acima de ZERO em sua PS;

b) obtiveram pontuação ACIMA de 6.0 (seis) pontos na Pontuação Semestral (PS) e que desejam obter um melhor desempenho como expressão de sua avaliação da aprendizagem (mediante abertura de protocolo online).

 

A Pontuação Final (PF) do semestre será condizente com o valor superior, derivado de a) Pontuação Semestral, ou b) Avaliação Final.


Sobre a revisão de questões


1- Para revisão de atividades avaliativas que fazem parte da etapa online das disciplinas (as avaliações realizadas dentro do Ambiente Virtual de Aprendizagem), o acadêmico deve entrar em contato diretamente com o professor em até 48h depois da liberação da nota e do gabarito da atividade.


2 - Para revisão de questão das provas presenciais das disciplinas EaD (AS ou AF), o acadêmico, também em até 48h depois da liberação da nota e do gabarito, deverá abrir um protocolo online pelo Autoatendimento. Em um dos campos indicados ele deverá anexar o pdf da prova e no outro deverá anexar a JUSTIFICATIVA ou CONTESTAÇÃO para a revisão da questão.


3 - Caso o aluno tenha perdido uma de suas avaliações presenciais e tenha como justificar sua ausência, deverá abrir um protocolo (também online pelo Autoatendimento) de Justificativa de avaliação (AS ou AF) não realizada EaD, anexando os documentos necessários que justifiquem sua falta.