Possui graduação em História (1972) e em geografia (1973) pela Université Paris 1 (Panthéon-Sorbonne), mestrado em Geografia pela Université Paris 1 (Panthéon-Sorbonne) (1973), doutorado em Geografia pela Université Paris 1 (Panthéon-Sorbonne) (1976) e Habilitation à diriger des recherches (Livre docência), pela Université Paris X Nanterre (1994). Atualmente é pesquisador emérito do Centre National de la Recherche Scientifique (CNRS), professor visitante da USP (Programa de pós-graduação em Geografia Humana, PPGH). Coordenador editorial da revista Confins (https://journals.openedition.org/confins/, Issn 1958-9212).
Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Espírito Santo (2004), especialização em Ciências Humanas e Desenvolvimento Regional pela Universidade Federal do Espírito Santo (2006) e mestrado em Ciências no Curso de Pós-graduação de Ciências Sociais em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade (CPDA), pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (2009). É doutoranda no Programa de Pós-graduação em Geografia pela Universidade Federal do Espírito Santo desde 2017, com previsão de término para 2020. Faz seu doutorado sanduíche sob orientação do M. Gilles FUMEY, na Sorbonne-Université. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em desenvolvimento regional, atuando principalmente nos seguintes temas: política pública, desenvolvimento, atores sociais, agricultura, meio ambiente, economia solidária, pesquisa, consultoria e ensino. Estudou a microrregião administrativa do Caparaó, no Espírito Santo desde 2004, enfatizando o Território Rural do Caparaó, além do Pronaf Capixaba. Atualmente tem participado do Grupo de Estudos da Questão dos Alimentos (GeQa), coordenado pelo Prof. Dr. Paulo Cesar Scarim, na Ufes. Também é professora de francês e tradutora, com diplomas universitários da França.
Doutora em Saúde Coletiva, na área de concentração Ciências Sociais em Saúde, pela Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Estadual de Campinas (2016); Mestre em Sociologia (2010), Bacharela em Ciências Sociais (2006) e Licenciada em Ciências Sociais (2010) pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE); especialista em Patrimônio Imaterial pela Fundação de Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural de Pernambuco - FUNDARPE (2011). Atualmente é Professora Adjunta I da Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva e Líder do Grupo de Estudos e Pesquisa Equidade Racial em Saúde (GEERS) FACISA/UFRN; Sócia da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (ABRASCO) e da Asociación Latinoamericana de Sociología (ALAS).
Possui doutorado em Sociologia pela Universidade Estadual de Campinas (2007) e pós-doutorado pela mesma universidade (2011). Especializado em sociologia da alimentação e em sociologia do conhecimento, é autor de livros como A culinária caipira da Paulistânia (2018) e Formação da culinária brasileira (2014). Mantém o blog E-bocalivre, além da coluna “Tarja Preta”, sobre a indústria dos agrotóxicos, no blog Nocaute, de Fernando Morais.
Possui Graduação e Especialização em História pela Unisinos, com Mestrado e Doutorado em Antropologia Social pela Universidade de Brasília , e Pós-Doc na Universidad de Barcelona e Oslo University. Com projetos nacionais e internacionais, atualmente é professora pesquisadora associada do Programa de Pós-Graduação em Antropologia da UnB.
Possui graduação em Ciências Socias e mestrado em Antropologia Social ambos pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). É doutor em Antropologia Social e Etnologia em uma co-tutela entre a Unicamp e a École des Hautes Études en Sciences Sociales (França). Atualmente faz pós-doutorado no Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e é pesquisador colaborador do Centro de Estudos Rurais (CERES) e do Centro de Estudos de Migrações Internacionais (CEMI), ambos da Unicamp. Interessa-se pelas áreas de antropologia da história, materialidades, afetos, ecologia e parentesco e fez trabalho de campo no Haiti e na República Dominicana. Atua principalmente com os seguintes temas: Caribe, ecologia política, políticas de patrimônio e produção da história, campesinato e história da escravidão e dos processos de revolta e emancipação. Foi pesquisador visitante da Duke University, da Rice University e da EHESS. Atuou como membro do comitê editorial da Proa: revista de antropologia e arte (2009-2014) e do comitê organizativo da Food, Agriculture and Rural Studies Section da Latin American Studies Association (LASA; 2014-2016).
Graduado em Agronomia pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (1989), possui Mestrado em Geografia pela Universidade Federal de Pernambuco (1993), sob orientação de José Grabois e Doutorado em Geografia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2004), sob orientação de Iná Elias de Castro, tendo realizado Doutorado-sanduíche na França (Université de Pau et des Pays de l'Adour), sob orientação de Vincent Berdoulay. Atualmente é Professor Associado I da Universidade Federal de Pernambuco, integrando o Programa de Pós-Graduação em Geografia. Coordena o Laboratório de estudos sobre Espaço, Cultura e Política (LECgeo), grupo de estudos interdisciplinar com foco em Geografia Humana, Social e Cultural fundado em 2008. Realizou estágio pós-doutoral financiado pela CAPES (2013-2014) na School of Global Studies da Universidade de Sussex, Reino Unido, com o professor Simon Rycroft, acerca de paisagem, natureza e representação. É sócio do Centro de Desenvolvimento Agroecológico Sabiá, desde 2013.
Natalense, Advogado e Jonalista, nascido em 1941 .
Integra a Direção do Instituto Otto Guerra - que contem um dos melhores acervos com obras sobre as Secas, incluindo as de Felipe Guerra, Otto de Brito Guerra e Caio Guerra, Jornalista profissional na Radio Rural (1957-1961) e no jornal A ORDEM.
Advogado pela UFRN (1965). Foi Professor de Direito Internacional na UNP e de Direito dos Estrangeiros na UFRN. Foi membro do Conselho da OAB-RN (3 mandatos) e vice-Presidente da mesma entidade (1 mandato). Dirigiu o setor de Alfabetização na Secretaria da Educação do RN (1962-1964), atuando também como Coordenador nas "40 horas de Angicos" em 1963. O mesmo setor implantou atividades similares em Natal, Mossoró e Caicó.
Exilado político por 23 anos, com residência e atuação profissional na França, Niger e Costa do Marfim (1965 a 1988).
Ex-professor do IRFED, em Paris, (instituto criado pelo Pe. Lebret, com atividades de consultoria, pesquisa e formação em matéria de desenvolvimento, educação e planejamento). Foi Consultor da ONU (Secretariado Geral), UNESCO, OIT, FAO e UNICEF, nas áreas de desenvolvimento local, participação para o desenvolvimento, planejamento local e regional, educação de jovens e adultos, desenvolvimento rural, cooperativismo e pesca artesanal (1977 a 1987).
Foi Secretário da Educação do RN (1991-94), e Presidente do CONSED - Conselho Nacional dos Secretarios de Educação.
Maria Rita, é Juremeira Maria Rita é Cientista Social e Educadora Popular, com graduação, mestrado em Ciências Sociais. Integra o GAMA - Grupo de Articulação de Matriz Africana e Ameríndia do Rio Grande do Norte. Suplente de Vereadora. Responsável pelo Instituto Terreirros do Futuro. Juremeira e Iyalasé do Ylê Iyá Omí Asé Osún em Natal RN.
Centra seus estudos e trabalhos técnicos nas áreas das Ciências Sociais, com destaque em Políticas Públicas e Direitos Humanos Humanos de Cidadania dos grupos sociais mulheres, povos e comunidades tradicionais.
Atuando no terceiro setor, com destaque na Educação Popular, Gestão de Projetos, Participação e Controle Social nas políticas públicas e combate à fome e a pobreza.
Quem é o palestrante? Escreva aqui uma biografia da pessoa e informações sobre o que ela trará de interessante para a conferência.
Professor Titular do Departamento de Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade (DDAS) e membro permanente do Programa de Pós-Graduação de Ciências Sociais em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade (CPDA), da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ).Graduado em Ciências Econômicas pela Universidade Metodista de Piracicaba (1973), Mestre (1976) e Doutor (1988) em Economia pela Universidade Estadual de Campinas. Programas de pós-doutoramento na Oxford University (UK, 1996-7) e na Ecole des Hautes Etudes en Sciences Sociales (Paris, 2000-1), e Estágio sênior na City, University of London (2017), todos com apoio da CAPES. Coordenador do Centro de Referência em Segurança Alimentar e Nutricional (CERESAN/UFRRJ), e integrante do Observatório de Políticas Públicas para a Agricultura (OPPA). Desenvolve projetos de pesquisa, capacitação e cooperação, principalmente, nos seguintes temas: soberania e segurança alimentar e nutricional, agricultura familiar, multifuncionalidade da agricultura e desenvolvimento territorial sustentável. Coordenador do CPDA/UFRRJ no período Agosto-2012 a Julho-2014. Conselheiro Titular (2003-2016) e Presidente (2007-2011) do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (CONSEA), Presidência da República do Brasil. Membro do Comitê Diretivo do Painel de Alto Nível de Especialistas em Segurança Alimentar do Comitê das Nações Unidas de Segurança Alimentar Global , 2010-2015. Integrante da Chaire UNESCO - Alimentations du Monde, Comité d'Orientation Stratégique (Collège Personnalités Qualifiées), sediada em Montpleliier (França), desde 2011. Membro da Coordenação Nacional do Fórum Brasileiro de Segurança Alimentar e Nutricional desde 1998. Coordenador da Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional, 2017/21.
Quem é o palestrante? Escreva aqui uma biografia da pessoa e informações sobre o que ela trará de interessante para a conferência.
Doutora em sociologia - 2016 (Universidade Paris Nanterre / LADYSS (Laboratoire de dynamiques sociales et recomposition des espaces) e doutora em geografia - 2016 (Universidade Federal de Minas Gerais / Instituto de Geociências). Mestre em Administração Pública, 2007, pela Fundação João Pinheiro: área de concentração: Gestão de Políticas Sociais. Graduada em Geografia, 2004, pela Universidade Federal de Minas Gerais; e em Administração Pública pela Fundação João Pinheiro -1998. Depois de 1999, atuou como Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental (EPPGG) no Governo do Estado de Minas Gerais. Está associada ao Centro de Documentação Eloy Ferreira da Silva (CEDEFES) depois de 2004 e ao grupo de pesquisa científica denominado "Petites Paysanneries Espace d'interaction scientifique intergénérationnel Nord-Sud" desde 2012. Está como pesquisadora associada do Laboratoire de dynamiques sociales et recomposition des espaces (LADYSS) da Université Paris Nanterre depois de 2016. Experiência profissional em: pesquisa, organização social, elaboração, gestão e monitoramento de políticas públicas nas áreas de: Segurança alimentar e nutricional, Desenvolvimento rural/agrário, agricultura familiar e agroecologia, comunidades quilombolas, povos e outras comunidades tradicionais, assentamentos de reforma agrária; e recursos hídricos. Atuou como assessora técnica do Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional de Minas Gerais, CONSEA-MG (2003/2007); como Coordenadora Estadual da Política de Segurança Alimentar e Nutricional de Minas Gerais (2007/2009); como Assessora direta do Secretário de Estado de Planejamento e Gestão de Minas Gerais (2015/2018), como Secretária Executiva da Câmara Governamental Inter setorial de Segurança Alimentar e Nutricional de Minas Gerais, CAISAN-MG (2017/2018); como pesquisadora na Fundação João Pinheiro dentro da Diretoria de Políticas Públicas (2019/2020). Coordenou a elaboração do II e IV Plano Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional do Estado de Minas Gerais. Atualmente, atua como EPPGG na Diretoria de Segurança Alimentar e Nutricional da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social - SEDESE, com a função de apoiar na elaboração do V Plano Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional do Estado de Minas Gerais.