Palestrantes

Hervé Théry

Possui graduação em História (1972) e em geografia (1973) pela Université Paris 1 (Panthéon-Sorbonne), mestrado em Geografia pela Université Paris 1 (Panthéon-Sorbonne) (1973), doutorado em Geografia pela Université Paris 1 (Panthéon-Sorbonne) (1976) e Habilitation à diriger des recherches (Livre docência), pela Université Paris X Nanterre (1994). Atualmente é pesquisador emérito do Centre National de la Recherche Scientifique (CNRS), professor visitante da USP (Programa de pós-graduação em Geografia Humana, PPGH). Coordenador editorial da revista Confins (https://journals.openedition.org/confins/, Issn 1958-9212).

Ana Letícia Espolador Leitão

Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Espírito Santo (2004), especialização em Ciências Humanas e Desenvolvimento Regional pela Universidade Federal do Espírito Santo (2006) e mestrado em Ciências no Curso de Pós-graduação de Ciências Sociais em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade (CPDA), pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (2009). É doutoranda no Programa de Pós-graduação em Geografia pela Universidade Federal do Espírito Santo desde 2017, com previsão de término para 2020. Faz seu doutorado sanduíche sob orientação do M. Gilles FUMEY, na Sorbonne-Université. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em desenvolvimento regional, atuando principalmente nos seguintes temas: política pública, desenvolvimento, atores sociais, agricultura, meio ambiente, economia solidária, pesquisa, consultoria e ensino. Estudou a microrregião administrativa do Caparaó, no Espírito Santo desde 2004, enfatizando o Território Rural do Caparaó, além do Pronaf Capixaba. Atualmente tem participado do Grupo de Estudos da Questão dos Alimentos (GeQa), coordenado pelo Prof. Dr. Paulo Cesar Scarim, na Ufes. Também é professora de francês e tradutora, com diplomas universitários da França.

Merces de Fatima dos Santos Silva

Doutora em Saúde Coletiva, na área de concentração Ciências Sociais em Saúde, pela Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Estadual de Campinas (2016); Mestre em Sociologia (2010), Bacharela em Ciências Sociais (2006) e Licenciada em Ciências Sociais (2010) pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE); especialista em Patrimônio Imaterial pela Fundação de Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural de Pernambuco - FUNDARPE (2011). Atualmente é Professora Adjunta I da Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva e Líder do Grupo de Estudos e Pesquisa Equidade Racial em Saúde (GEERS) FACISA/UFRN; Sócia da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (ABRASCO) e da Asociación Latinoamericana de Sociología (ALAS).

Carlos Alberto Dória

Possui doutorado em Sociologia pela Universidade Estadual de Campinas (2007) e pós-doutorado pela mesma universidade (2011). Especializado em sociologia da alimentação e em sociologia do conhecimento, é autor de livros como A culinária caipira da Paulistânia (2018) e Formação da culinária brasileira (2014). Mantém o blog E-bocalivre, além da coluna “Tarja Preta”, sobre a indústria dos agrotóxicos, no blog Nocaute, de Fernando Morais.

Ellen Woortmann

Possui Graduação e Especialização em História pela Unisinos, com Mestrado e Doutorado em Antropologia Social pela Universidade de Brasília , e Pós-Doc na Universidad de Barcelona e Oslo University. Com projetos nacionais e internacionais, atualmente é professora pesquisadora associada do Programa de Pós-Graduação em Antropologia da UnB.

Rodrigo Bulamah

Possui graduação em Ciências Socias e mestrado em Antropologia Social ambos pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). É doutor em Antropologia Social e Etnologia em uma co-tutela entre a Unicamp e a École des Hautes Études en Sciences Sociales (França). Atualmente faz pós-doutorado no Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e é pesquisador colaborador do Centro de Estudos Rurais (CERES) e do Centro de Estudos de Migrações Internacionais (CEMI), ambos da Unicamp. Interessa-se pelas áreas de antropologia da história, materialidades, afetos, ecologia e parentesco e fez trabalho de campo no Haiti e na República Dominicana. Atua principalmente com os seguintes temas: Caribe, ecologia política, políticas de patrimônio e produção da história, campesinato e história da escravidão e dos processos de revolta e emancipação. Foi pesquisador visitante da Duke University, da Rice University e da EHESS. Atuou como membro do comitê editorial da Proa: revista de antropologia e arte (2009-2014) e do comitê organizativo da Food, Agriculture and Rural Studies Section da Latin American Studies Association (LASA; 2014-2016).

Caio Augusto Amorim Maciel

Graduado em Agronomia pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (1989), possui Mestrado em Geografia pela Universidade Federal de Pernambuco (1993), sob orientação de José Grabois e Doutorado em Geografia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2004), sob orientação de Iná Elias de Castro, tendo realizado Doutorado-sanduíche na França (Université de Pau et des Pays de l'Adour), sob orientação de Vincent Berdoulay. Atualmente é Professor Associado I da Universidade Federal de Pernambuco, integrando o Programa de Pós-Graduação em Geografia. Coordena o Laboratório de estudos sobre Espaço, Cultura e Política (LECgeo), grupo de estudos interdisciplinar com foco em Geografia Humana, Social e Cultural fundado em 2008. Realizou estágio pós-doutoral financiado pela CAPES (2013-2014) na School of Global Studies da Universidade de Sussex, Reino Unido, com o professor Simon Rycroft, acerca de paisagem, natureza e representação. É sócio do Centro de Desenvolvimento Agroecológico Sabiá, desde 2013.

Marcos Guerra

Natalense, Advogado e Jonalista, nascido em 1941 .

Integra a Direção do Instituto Otto Guerra - que contem um dos melhores acervos com obras sobre as Secas, incluindo as de Felipe Guerra, Otto de Brito Guerra e Caio Guerra, Jornalista profissional na Radio Rural (1957-1961) e no jornal A ORDEM.

Advogado pela UFRN (1965). Foi Professor de Direito Internacional na UNP e de Direito dos Estrangeiros na UFRN. Foi membro do Conselho da OAB-RN (3 mandatos) e vice-Presidente da mesma entidade (1 mandato). Dirigiu o setor de Alfabetização na Secretaria da Educação do RN (1962-1964), atuando também como Coordenador nas "40 horas de Angicos" em 1963. O mesmo setor implantou atividades similares em Natal, Mossoró e Caicó.

Exilado político por 23 anos, com residência e atuação profissional na França, Niger e Costa do Marfim (1965 a 1988).

Ex-professor do IRFED, em Paris, (instituto criado pelo Pe. Lebret, com atividades de consultoria, pesquisa e formação em matéria de desenvolvimento, educação e planejamento). Foi Consultor da ONU (Secretariado Geral), UNESCO, OIT, FAO e UNICEF, nas áreas de desenvolvimento local, participação para o desenvolvimento, planejamento local e regional, educação de jovens e adultos, desenvolvimento rural, cooperativismo e pesca artesanal (1977 a 1987).

Foi Secretário da Educação do RN (1991-94), e Presidente do CONSED - Conselho Nacional dos Secretarios de Educação.

Maria Rita de Cássia Oliveira

Maria Rita, é Juremeira Maria Rita é Cientista Social e Educadora Popular, com graduação, mestrado em Ciências Sociais. Integra o GAMA - Grupo de Articulação de Matriz Africana e Ameríndia do Rio Grande do Norte. Suplente de Vereadora. Responsável pelo Instituto Terreirros do Futuro. Juremeira e Iyalasé do Ylê Iyá Omí Asé Osún em Natal RN.

Centra seus estudos e trabalhos técnicos nas áreas das Ciências Sociais, com destaque em Políticas Públicas e Direitos Humanos Humanos de Cidadania dos grupos sociais mulheres, povos e comunidades tradicionais.

Atuando no terceiro setor, com destaque na Educação Popular, Gestão de Projetos, Participação e Controle Social nas políticas públicas e combate à fome e a pobreza.

Sergio Wara

Quem é o palestrante? Escreva aqui uma biografia da pessoa e informações sobre o que ela trará de interessante para a conferência.

Renato Sergio Jamil Maluf

Professor Titular do Departamento de Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade (DDAS) e membro permanente do Programa de Pós-Graduação de Ciências Sociais em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade (CPDA), da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ).Graduado em Ciências Econômicas pela Universidade Metodista de Piracicaba (1973), Mestre (1976) e Doutor (1988) em Economia pela Universidade Estadual de Campinas. Programas de pós-doutoramento na Oxford University (UK, 1996-7) e na Ecole des Hautes Etudes en Sciences Sociales (Paris, 2000-1), e Estágio sênior na City, University of London (2017), todos com apoio da CAPES. Coordenador do Centro de Referência em Segurança Alimentar e Nutricional (CERESAN/UFRRJ), e integrante do Observatório de Políticas Públicas para a Agricultura (OPPA). Desenvolve projetos de pesquisa, capacitação e cooperação, principalmente, nos seguintes temas: soberania e segurança alimentar e nutricional, agricultura familiar, multifuncionalidade da agricultura e desenvolvimento territorial sustentável. Coordenador do CPDA/UFRRJ no período Agosto-2012 a Julho-2014. Conselheiro Titular (2003-2016) e Presidente (2007-2011) do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (CONSEA), Presidência da República do Brasil. Membro do Comitê Diretivo do Painel de Alto Nível de Especialistas em Segurança Alimentar do Comitê das Nações Unidas de Segurança Alimentar Global , 2010-2015. Integrante da Chaire UNESCO - Alimentations du Monde, Comité d'Orientation Stratégique (Collège Personnalités Qualifiées), sediada em Montpleliier (França), desde 2011. Membro da Coordenação Nacional do Fórum Brasileiro de Segurança Alimentar e Nutricional desde 1998. Coordenador da Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional, 2017/21.

Gilma Bezerra

Quem é o palestrante? Escreva aqui uma biografia da pessoa e informações sobre o que ela trará de interessante para a conferência.

Renata Seidl

Doutora em sociologia - 2016 (Universidade Paris Nanterre / LADYSS (Laboratoire de dynamiques sociales et recomposition des espaces) e doutora em geografia - 2016 (Universidade Federal de Minas Gerais / Instituto de Geociências). Mestre em Administração Pública, 2007, pela Fundação João Pinheiro: área de concentração: Gestão de Políticas Sociais. Graduada em Geografia, 2004, pela Universidade Federal de Minas Gerais; e em Administração Pública pela Fundação João Pinheiro -1998. Depois de 1999, atuou como Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental (EPPGG) no Governo do Estado de Minas Gerais. Está associada ao Centro de Documentação Eloy Ferreira da Silva (CEDEFES) depois de 2004 e ao grupo de pesquisa científica denominado "Petites Paysanneries Espace d'interaction scientifique intergénérationnel Nord-Sud" desde 2012. Está como pesquisadora associada do Laboratoire de dynamiques sociales et recomposition des espaces (LADYSS) da Université Paris Nanterre depois de 2016. Experiência profissional em: pesquisa, organização social, elaboração, gestão e monitoramento de políticas públicas nas áreas de: Segurança alimentar e nutricional, Desenvolvimento rural/agrário, agricultura familiar e agroecologia, comunidades quilombolas, povos e outras comunidades tradicionais, assentamentos de reforma agrária; e recursos hídricos. Atuou como assessora técnica do Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional de Minas Gerais, CONSEA-MG (2003/2007); como Coordenadora Estadual da Política de Segurança Alimentar e Nutricional de Minas Gerais (2007/2009); como Assessora direta do Secretário de Estado de Planejamento e Gestão de Minas Gerais (2015/2018), como Secretária Executiva da Câmara Governamental Inter setorial de Segurança Alimentar e Nutricional de Minas Gerais, CAISAN-MG (2017/2018); como pesquisadora na Fundação João Pinheiro dentro da Diretoria de Políticas Públicas (2019/2020). Coordenou a elaboração do II e IV Plano Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional do Estado de Minas Gerais. Atualmente, atua como EPPGG na Diretoria de Segurança Alimentar e Nutricional da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social - SEDESE, com a função de apoiar na elaboração do V Plano Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional do Estado de Minas Gerais.