17 a 19 de novembro de 2021

Fome, cidadania e o legado de Josué de Castro

Faim, citoyenneté et l'héritage de Josué de Castro



Universidade Federal do Rio Grande do Norte (PPGAS/PPGCS/PPGE/PRODEMA) / Université Fédérale du Rio Grande do Norte (NATAL/RN)

Aliança Francesa de Natal / Alliance Française de Natal

Com apoio do Consulado da França em Recife / Avec le soutien du Consulat de France à Recife


INSCRIÇÕES PELO SIGAA UFRN: clique aqui

(Realize sua inscrição no Sigaa para receber certificado)


O objetivo deste evento é apresentar pesquisas sobre alternativas de produção e de consumo relativas à alimentação, chamando atenção para a urgência de políticas públicas inovadoras para responder ao mesmo tempo à questão da fome, dos problemas sociais e à transição agroecológica.


QUARTA 17

Boas vindas, abertura e mesa redonda "Atualidade de Josué de Castro - a volta da fome"

Mesa de debate

10h30 - 11h


QUINTA 18

Mesa redonda "Atores e resistências na luta contra a fome" e Sessões Coordenadas

10h Mesa de debate

14h - 17h GTs


SEXTA 19

Mesa redonda "Políticas públicas de combate à fome"e Sessões Coordenadas

10h Mesa de debate

14h - 17h GTs


PARA ACESSAR A PROGRAMAÇÃO COMPLETA CLIQUE NA ABA DA PROGRAMAÇÃO

Saiba mais sobre o Colóquio...

O que é o Colóquio Franco-Brasileiro?


O V Colóquio Franco-Brasileiro é uma iniciativa do grupo de pesquisa CIRS (Cultura, Identidade e Representações Simbólicas), do NEA (Núcleo de Agroecologia), do Laboratório BREFF (Laboratoire d'Études sur le Brésil, la France et la Francophonie), do LabRural (Laboratório de Estudos Rurais), dos Programa de Pós-graduação do Programa em Antropologia Social e em Geografia, do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes da UFRN. Recebe o apoio da Pró-reitoria de Pós-Graduação da UFRN, da Verakis, da Aliança Francesa de Natal e do Consulado Geral da França para o Nordeste; acontecerá entre os dias 17 a 19/11 de 2021 de forma remota (Youtube PPGAS-UFRN).


A proposta inicial, que teve que ser reformulada, é fruto da cooperação entre diferentes laboratórios de pesquisa da UFRN. A participação de membros de outros institutos de pesquisa eram previstos das universidades de Bretagne Occidentale (participa do Colóquio desde 2011), do Institut de la Recherche et du Développement - IRD, do Institut Nacional de la Recherche Agronomique - INRA, Paris III, Paris X (Nanterre) por meio do CAPES/COFECUB "Transição Agroecológica e Sistemas Agroalimentares Territorializados na França e no Brasil", Edital n. 08/2018); e incluia colaborações com pesquisadores do Centre de Coopération Internationale en Recherche Agronomique pour le Développement - CIRAD, e do Centre National de la Recherche Scientifique - CNRS. Os organizadores do colóquio estão engajados em projetos interinstitucionais tais como o Projeto CAPES-PRINT UFRN Edital nº41/2017 e o projeto CNPq PPGAS UFRN-UNB "Processos de Saúde e Práticas Alimentares em perspectiva comparada (Nordeste/Centro-Oeste)".

História do Colóquio

Em 2010, 2013, 2015 e 2016, a UFRN promoveu, por iniciativa do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social e do Grupo de Pesquisa Cultura, Identidade e Representações Simbólicas (CIRS), o Colóquio Franco-Brasileiro, reunindo renomados pesquisadores brasileiros e franceses que refletiram em torno das temáticas (Litoral; Fronteiras; Saberes, práticas e transmissões; Fabricar a cultura). Os colóquios contaram com um público interessado e entusiasta, e com a participação de pesquisadores de vários horizontes disciplinares..O evento integra a Rede HumanitéS, parceria entre a UFRN e a UFPE, e representa um esforço para consolidar as relações acadêmicas entre instituições brasileiras e francesas e centros de pesquisa internacionais cujas principais referências são produções acadêmicas de língua franco-brasileira, que apoiam a promoção de um pensamento crítico e defendem a liberdade intelectual na pesquisa. Para as suas atividades, a rede conta com o apoio institucional do Serviço de Cooperação e Ação Cultural do Instituto Francês do Brasil, do Consulado Geral da França em Recife para o Nordeste e da Embaixada da França.

O Colóquio representa um esforço para consolidar as relações acadêmicas entre instituições brasileiras e francesas e centros de pesquisa internacionais, cujas principais referências são produções acadêmicas de língua franco-brasileira, que apoiam na promoção de um pensamento crítico.contando com o apoio do Consulado da França, do Instituto Francês, da CAPES e CNPq.

Sobre o que tratará o Colóquio?

Em 2014, o Brasil comemorou a sua saída do Mapa da Fome, contudo, a partir de 2015, a redução dos investimentos nas políticas sociais, na política agrícola e em toda a rede de proteção social associada ao aprofundamento da crise econômica mundial, indicam o seu retorno. O relatório da FAO (2019) afirma que o impacto das desacelerações econômicas na segurança e nutrição alimentar não pode ser separado das causas principais da fome e da desnutrição: pobreza, desigualdade e marginalização. "O fim da fome e da desnutrição até 2030 exigirá maiores esforços e abordagens integradas para erradicar a pobreza extrema, garantir trabalho decente, crescimento econômico inclusivo e reduzir as desigualdades”.

São essas questões que se pretende discutir no V Colóquio Franco-Brasileiro “Fome, cidadania e o legado de Josué de Castro”, que reunirá pesquisadores brasileiros e franceses. A quinta edição do colóquio a ser realizado na Universidade Federal do Rio Grande do Norte, em Natal, será a ocasião de valorizar pesquisas sobre alternativas de produção e de consumo relativas à alimentação, sublinhando também a urgência de políticas públicas inovadoras para responder ao mesmo tempo à questão da fome, dos problemas sociais e à transição agroecológica.

Sobre os convidados

Os pesquisadores franceses convidados são especialistas das questões alimentares, do comércio solidário e da preservação do meio ambiente. Além dos convidados, participarão especialistas de vários horizontes disciplinares de diferentes instituições brasileiras, privilegiando a participação ativa de jovens pesquisadores. Para isso, serão abertas sessões coordenadas aos alunos de mestrado e doutorado, e será preparada uma publicação sobre as temáticas abordadas durante o colóquio.

Contamos com sua presença!