Desenho de uma casa de palafita, com a representação de água sob ela. Sobre o telhado, há uma lira. Acima da imagem, lê-se Domus, e abaixo, Laboratório de Documentação Musical da UFPA. Ao clicar nesta figura, retorna-se à página inicial do site.

Laboratório de Documentação Musical da Universidade Federal do Pará

Estudando a música em seus papéis

Apresentação

Considerando a grande quantidade de acervos documentais existentes no estado do Pará, bem como a relevância desses na construção de histórias da produção e práticas musicais locais, foi solicitada ao Conselho da Escola de Música da Universidade Federal do Pará (EMUFPA), em março de 2021, a criação do DoMus - Laboratório de Documentação Musical da UFPA, vinculado diretamente à EMUFPA. Em latim, Domus significa casa. Uma vez que o laboratório se dedica à música e está inserido no contexto amazônico, seu símbolo é uma casa de palafita, às margens do rio, com uma lira.

O objetivo do laboratório é possibilitar o tratamento e a pesquisa de acervos documentais com interesse para a área da Música, assim compreendendo não apenas os documentos musicográficos e registro fonográfico, mas o amplo rol de fontes elencado por Pedro José Gómez González e seus colaboradores, na obra El archivo de los sonidos, dentre as quais seria possível citar as fontes hemerográficas (periódicos de circulação), registros pessoais de músicos e pesquisadores, documentos normativos e de contabilidade oficiais e privados (civis, de agremiações musicais e eclesiásticos), iconografia (quadros, fotografias, imaginária sacra etc.), documentos fonográficos e videofonográficos (registros de áudio e audiovisuais, respectivamente) e as entrevistas pessoais.

Do ponto de vista procedimental, o laboratório serve ao tratamento físico, de higienização mecânica e acondicionamento das fontes (conservação preventiva), sua digitalização (por meio de fotografias daqueles em suporte de papel e também em arquivos digitais de áudio e audiovisual), a recuperação de dados de mídias de informática e a edição musical. Após o trabalho técnico, são realizadas ainda as atividades de pesquisa e estudo em torno das fontes.

O laboratório contempla, portanto, a atuação no tripé ensino - pesquisa - extensão, uma vez que também contribui para a formação de discentes de diversos níveis do ensino das universidades Federal e do Estado do Pará, possibilitando a pesquisa das fontes e devolvendo aos custodiadores dos acervos o tratamento e, em última análise, à sociedade, parte de sua vasta memória musical. Destaca-se também o fato de o Laboratório estar ligado às atividades do PatriMusi - Grupo de Pesquisa Patrimônio Musical no Brasil, sediado na UFPA.

Ressalte-se, finalmente, o caráter móvel dos equipamentos, que facilita a realização de cursos, ações formativas que envolvam as comunidades locais, tratamento e pesquisa fora do espaço físico que pode vir a ser destinado ao laboratório, tais como as sedes das bandas no interior do Pará. A criação do DoMus foi aprovada por unanimidade em Reunião Extraordinária do Conselho da EMUFPA realizada em 21 de maio de 2021. Nesse site é possível encontrar mais informações acerca do Laboratório. Boa navegação!