Di-Ver-Belém

Música e o patrimônio cultural de Belém

O Di-Ver-Belém é um roteiro desenvolvido pelo Laboratório de Documentação da UFPA que busca integrar a música, enquanto expressão do patrimônio cultural, a outras vertentes, tais como o patrimônio edificado e o imaterial. O projeto tem como inspirações o DiverSampa, realizado pelo Núcleo de Musicologia do Instituto de Artes da Unesp (vídeo), o DiverArtes - Belém (CLIQUE AQUI para acessar o programa e o roteiro), realizado pelo prof. Fernando Lacerda em uma disciplina ministrada no PPG-Artes/UFPA, bem como os ensinamentos do saudoso professor Eduardo Yázigi, docente do Programa de Pós-graduação em Geografia Humana da USP, falecido em 2019. Yázigi ensinou que só é possível conhecer verdadeiramente a cidade quando se caminha por ela.

O roteiro proposto busca contemplar a diversidade religiosa, cultural, de estilos arquitetônicos e espaços culturais da cidade, bem como apresentar possíveis relações com as práticas musicais. Para tanto, o roteiro completo, de 6,7 km, foi dividido em duas partes. A primeira tem como ponto de partida o Theatro da Paz e, de conclusão, o Solar da Beira, no Mercado Ver-o-Peso. O segundo trecho parte do Solar da Beira e se encerra na Catedral Metropolitana de Belém. O mapa a seguir aponta o roteiro completo. Após o mapa, é possível observar algumas imagens de pontos referentes aos dois trechos.

Mapa do centro da cidade de Belém que aponta com um traçado azul o primeiro trecho da caminhada, iniciando no Teatro da Paz e encerrando no mercado Ver-o-Peso. No mesmo mapa está apontado na cor vermelha o trajeto da segunda parte, que inicia no Ver-o-Peso e encerra na Sé de Belém, na praça Frei Caetano Brandão.

Trecho 1 - 4,6 Km - Imagens:

Trecho 2 - 2,1 Km - Imagens:

Um dos objetivos do Di-Ver-Belém é realizar performances musicais ao longo do trajeto. Para tanto, serão estudadas possibilidades junto as discentes e docentes da Escola de Música da UFPA, bem como com as administrações dos espaços a serem visitados.

Fotografias, legendas e textos alternativos (descrições para pessoas com deficiência visual): Fernando Lacerda.

Obs.: Por limitação do chamado carrossel de imagens, algumas fotografias aparecem parcialmente cortadas. Caso alguma tenha chamado sua atenção, sugerimos que faça o download da mesma para vê-la completa.