Os estudantes do cursos pode ter acesso presencial à infraestrutura de quaisquer um dos polos de apoio presencial da UFMS, seja para uso de espaços de estudo, convivência, laboratórios, bibliotecas, dentre outros.
Em Campo Grande, na Cidade Universitária, o polo fica localizado no prédio da Agência de Educação Digital a a Distância, localizado no Setor 2 – Bloco 6. O polo conta com a seguintes infraestrutura: 8 salas de aula equipadas com projetor multimídia e capacidade para 55 pessoas cada; duas salas de videoconferência com capacidade para 30 pessoas; dois laboratórios de informática com 44 computadores; duas salas para webconferência; um auditório com projetor, kit transmissão e capacidade para 126 pessoas; quatro salas administrativas com ambiente para reuniões; dois estúdios para gravação de videoaulas com dois ambientes cada (incluindo chromakey); um laboratório interdisciplinar de formação de educadores; quatro banheiros acessíveis (dois masculinos e dois femininos); vigilância e videomonitoramento; além de sinal de internet com e sem fio em toda sua extensão (PDI-PPI, 2021, p. 34).
No total, a UFMS possui 21 polos de apoio presenciais, sendo 8 localizados nos municípios dos Câmpus: Campo Grande, Corumbá, Três Lagoas, Ponta Porã, Naviraí, Paranaíba, Coxim e Nova Andradina. Os demais são mantidos pelas respectivas prefeituras e credenciados pelo Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB/CAPES) nos municípios de: Água Clara, Aparecida do Taboado, Bataguassu, Bela Vista, Camapuã, Costa Rica, Miranda, Porto Murtinho, Rio Brilhante, São Gabriel do Oeste, Japorã, Sidrolândia e Paranhos. O credenciamento de um Polo UAB/CAPES garante as condições mínimas para a oferta de cursos no município. Cada Polo possui salas de aula multiuso e laboratórios de informática acessíveis, conexão com a internet e identificação visual da UAB, necessários para o atendimento das necessidades dos cursos oferecidos.
Com relação às atividades presenciais, o calendário é elaborado pela Coordenação do Curso (Presidente do Colegiado Especial de Curso) em parceria com o Colegiado Especial de Curso, professores especialistas, professores tutores e a Agência de Educação Digital e a Distância - Agead. Este planejamento observa rigorosamente os dispositivos do Calendário Acadêmico da UFMS e a disponibilidade dos polos de apoio presencial, garantindo que as necessidades dos estudantes sejam atendidas de forma eficiente.
Os encontros presenciais, supervisionados por professores tutores, são preferencialmente agendados para sextas-feiras, das 19h às 22h40, e sábados, das 7h15 às 18h. Contudo, visando a flexibilidade e a melhor adequação às necessidades dos estudantes, esses encontros podem ocorrer em outros dias e horários, de acordo com a disponibilidade e a infraestrutura dos polos, observando os cronogramas estabelecidos nos planos de ensino das disciplinas.
Pelo menos um encontro presencial obrigatório é realizado por semestre, proporcionando espaços para eventos acadêmicos, apresentações de trabalhos, minicursos, oficinas e avaliações. A participação nessas atividades é obrigatória e, apesar de haver um vínculo fixo do estudante com o polo de apoio presencial de matrícula, há a flexibilidade para que os estudantes possam escolher o polo mais conveniente para sua participação.