É um repositório de Recursos Educacionais Abertos (REA) que são materiais criados para apoiar os processos de ensino e de aprendizagem com o uso das tecnologias digitais que estejam disponíveis em domínio público ou sob uma licença de uso aberta para permitir uso, reuso e adaptação. Podem ser jogos, vídeos, músicas, plataformas completas, mapas, dentre outros. A licença de uso aberta aparece na categorização de cada recurso.
Acesse aqui.
O eduCAPES é um portal de objetos educacionais abertos para uso de alunos e professores da educação básica, superior e pós-graduação que busquem aprimorar seus conhecimentos. O portal foi desenvolvido pela Diretoria de Educação a Distância - DED/CAPES,no âmbito do Sistema Universidade Aberta do Brasil com o objetivo de publicizar, compartilhar e disseminar os materiais educacionais produzidos nos cursos ofertados - UAB.
Acesse aqui.
Fundado em 2010, o Educadigital é uma organização da sociedade civil, referência mundial no desenvolvimento de ações e projetos de educação aberta na cultura digital.
Acesse aqui.
O ProEdu é o repositório de objetos educacionais da rede profissional e tecnológica (Rede e-Tec Brasil) da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (SETEC) do Ministério da Educação.
Acesse aqui.
O EPCT Virtual é um espaço digital destinado a contribuir com a formação, informação, instrumentalização e comunicação de professores, pesquisadores, alunos e interessados em tecnologia educacional aplicada à Educação Profissional e Tecnológica.
Acesse aqui.
O Repositório SaberCom promove o livre acesso aos objetos digitais de aprendizagem criados para os cursos de graduação, especialização, aperfeiçoamento e extensão oferecidos na modalidade de Ensino à Distância pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG).
Acesse aqui.
Inclui recursos educacionais produzidos na UFRGS e/ou por autores da UFRGS, todos com link para demonstração/exploração e disponível para download.
Acesse aqui.
A partir de uma iniciativa do Ministério da Educação, surge em outubro de 2015 a proposta de reunir e disponibilizar, em um único lugar, os Recursos Educacionais Digitais dos principais portais do Brasil.
Acesse aqui.
O Banco Internacional de Objetos Educacionais foi criado em 2008 pelo Ministério da Educação, em parceria com o Ministério da Ciência e Tecnologia, Rede Latinoamericana de Portais Educacionais - RELPE, Organização dos Estados Ibero-americanos - OEI e outros. Esse Banco Internacional tem o propósito de manter e compartilhar recursos educacionais digitais de livre acesso, mais elaborados e em diferentes formatos - como áudio, vídeo, animação, simulação, software educacional - além de imagem, mapa, hipertexto considerados relevantes e adequados à realidade da comunidade educacional local, respeitando-se as diferenças de língua e culturas regionais.
Acesse aqui.
O Portal, lançado em 2008 em parceria com o Ministério da Ciência e Tecnologia, tem como objetivo apoiar os processos de formação dos professores brasileiros e enriquecer a sua prática pedagógica. Este é um espaço público e pode ser acessado por todos os interessados.
Acesse aqui.
A Fundação Oswaldo Cruz está disponibilizando esse guia com o objetivo de apresentar conceitos, princípios, práticas e ferramentas sobre Recursos Educacionais Abertos.
Acesse aqui.