Este portal criado pelo Ministério da Educação foi lançado em 2004 e conta com um acervo de mais de 198 mil obras, entre textos, imagens, sons e vídeos. O objetivo é compartilhar o acervo na medida em que facilita o acesso aos mais variados tipos de mídia e promove a conservação da memória da produção artística brasileira e internacional.
Acesse aqui.
O acervo doado à Universidade de São Paulo em 2006 reúne material sobre o Brasil ou que, tendo sido escrito ou publicado por brasileiros, são obras importantes para a compreensão da cultura e história do país. O conjunto é constituído por obras de literatura, de história, relatos de viajantes, manuscritos históricos e literários, documentos, periódicos, mapas, livros científicos e didáticos, iconografia e livros de artistas.
Acesse aqui.
A Biblioteca Nacional é a depositária do patrimônio bibliográfico e documental do Brasil, considerada pela UNESCO uma das dez maiores bibliotecas nacionais do mundo e a maior da América Latina. Entre suas várias responsabilidades incluem-se a de preservar, atualizar e divulgar uma coleção com mais de nove milhões de peças, que teve início com a chegada da Real Biblioteca de Portugal ao Brasil e cresce constantemente, a partir de doações, aquisições e com o depósito legal.
Acesse aqui.
O Wikilivros (do inglês Wikibooks) é uma comunidade do Movimento Wikimedia dedicado ao desenvolvimento colaborativo (wiki) de livros, apostilas, manuais e outros recursos educacionais de conteúdo livre (saiba mais). Todos os interessados podem ler ou melhorar um dos 12 538 módulos presentes em nossos 577 wikilivros, ou produzir novos materiais.
Acesse Aqui.
A Rede SciELO Livros visa a publicação online de coleções nacionais e temáticas de livros acadêmicos com o objetivo de maximizar a visibilidade, acessibilidade, uso e impacto das pesquisas, ensaios e estudos que publicam.
Acesse aqui.
A Unesp - Universidade Estadual Paulista, no âmbito de seu Programa Memória Social, dá início ao processo de disponibilização digital de acervos pertencentes ao seu sistema de bibliotecas e centros de documentação que reúne documentos de naturezas diversas, tais como livros e periódicos, possibilitando à sociedade acessibilidade ao conhecimento.
Acesse aqui.
Um dos maiores poetas do mundo acaba de ter toda a sua coleção de livros disponibilizada gratuitamente em um só lugar. Os mais de mil livros que o autor português teve quando vivo estão disponíveis em um acervo online. Tudo organizado, tudo no lugar. Só se jogar!
Grande parte dos livros que pertenceram aos escritor está guardada – e em alguns casos exposta – na Casa. Esta biblioteca é especialmente importante pelas anotações (marginalia) que Fernando Pessoa deixou em muitos exemplares – quer sobre a leitura, quer partes de poemas ou assuntos do quotidiano.
Acesse aqui.