Possui graduação em Matemática pela Universidade Norte do Paraná (2016), graduação em Ciências Contábeis pela Universidade Paranaense (2009) e especialização em Gestão Educacional pela Faculdade Futura (2018). Atualmente é Técnico em Assuntos Educacionais na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - Campo Grande. Tem experiência na área de Administração e Educação.
Professora do departamento de Ciências Sociais da Educação (DECISE) da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (FE-UNICAMP). Coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisas Educação e Crítica Social (GEPECS) e pesquisadora da Linha de Pesquisa Trabalho e Educação no Programa de Pós graduação da FE-UNICAMP.
Possui graduação em Licenciatura Em Matemática pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1987), graduação em Bacharelado Em Matemática pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1986), mestrado em Matemática pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1991) e doutorado em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2017). Atualmente é professor associado da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Equações Diferenciais Parciais, e em Educação atuando principalmente nos seguintes temas: Currículo, Formação de professores, Educação Matemática e Ensinos Fundamental e Médio. Participa do Grupo de Pesquisa Observatório de Cultura Escolar desde 2013.
Doutora em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2009). Professora da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul). Vinculada ao grupo de pesquisa MANCALA (Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática, Cultura e Formação Docente). Estuda questões ligadas à formação e prática docente dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental.
mestre em Teoria Literária (UFJF), doutora em Ciência da Literatura (UFRJ) e pós-doutora em Estudos Literários (UFMG). Atua como docente na graduação e no Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagens (UFMS) e Programa de Pós-graduação em Educação Matemática (UFMS). Em suas pesquisas, prioriza saberes e relações transdisciplinares. Possui vários trabalhos na área de ecocrítica e estudos animais, bem como orientações de mestrado e doutorado.
é mestre e doutora em linguística pela UFSC. Tem estágio pós-doutoral em Políticas Linguísticas pela Universidad Autónoma do México. É professora Associada da FAALC/UFMS atuando nos cursos de graduação em Letras e no Programa de Pós-graduação em Estudos de Linguagens.
Possui graduação em Geografia pela Universidade Católica Dom Bosco (1987). Possui Especialização em Gestão de Políticas Públicas de Cultura - Produção Cultural, UNB (2008). Mestrado em Comunicação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2019). Tem experiência na área da gestão e acompanhamento de políticas públicas de modo geral, com ênfase nas culturais. Foi membro do Conselho Estadual de Cultura de MS, dirigiu a Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul no período compreendido entre os anos de 2003 e 2006, foi coordenador Geral de Artesanato da FUNAI em Brasília de 2007 a 2009, dirigiu a Empresa Mercado Cultural no período compreendido entre os anos de 2010 a 2011. Foi Coordenador Geral, Diretor e Secretario de Articulação Institucional Substituto do Ministério da Cultura entre os anos de 2012 a junho de 2016 e Coordenador Geral do Museu da Fotografia Fortaleza (CE) em 2019.
Atuou como Professora e Coordenadora do curso de Serviço Social por 14 anos na Uniderp, onde tambem foi Presidente de Comissão Própria de Avaliação Institucional (CPA) e participou do núcleo de Assessibilidade, Inclusão e Direitos Humanos (NAID), e atualmente, segue como Superintendente do Programa Vale Universidade e Vale Universidade Indígena.
Facilitadora de processos, pessoas e negócios. Atua com projetos de desenvolvimento e qualificação em gestão da qualidade porque o futuro começa hoje. Participa como voluntária na ABRH/MS.
Professor na licenciatura em Artes Visuais, da Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR), no campus Curitiba II. Vice-líder do Arteversa-Grupo de estudos e pesquisas em arte e docência (UFRGS/CNPq) e pesquisador vinculado ao Flume-Educação e Artes Visuais (UERGS/CNPq), e ao GAEFO-Grupo de Pesquisa em Arte, Educação e Formação Docente (UNESPAR/CNPq).
Professora nas licenciaturas em Pedagogia e Letras/Espanhol, da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS). Docente no Programa de Pós-Graduação em Educação da UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados). Coordena o Grupo de Estudo e Pesquisa Políticas Educacionais e Formação de Professores (GEPPEF). Vice-Presidente da Região Centro-Oeste da Associação Nacional pela Formação dos Profissionais da Educação (ANFOPE).
Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Maringá. É professora no departamento de Música da Universidade Estadual de Maringá, Foi criadora e coordenadora do projeto Roda de Choro UEM, com ênfase no estudo do gênero Choro, percussão brasileira, patrimônio cultural e culturas populares. Nestes projetos, atuando como professora, instrumentista e pesquisadora. Atua, também, com temáticas relacionadas à formação de professores e inserção da música na escola de educação básica, com foco especial para a Educação Patrimonial e suas interfaces com as Artes. Como artista e acadêmica residente, atuou como codiretora do Projeto de Internacionalização entre a universidade Estadual de Maringá e Universidad de OHiggins - Chile, voltado para investigações, formação docente e atuação comunitária abarcando o tema Educação Patrimonial no campo das artes e estudos sobre patrimônio cultural latino americano em interface com música, cultura e educação.
Docente da UNESP, câmpus de São José do Rio Preto, atuando na graduação e no Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos desde 2013. Doutora e mestra em Linguística Aplicada pela PUC-SP. Líder do grupo de pesquisa ALTER-FIP, coordena projeto de internacionalização da CAPES-PrInt/UNESP intitulado “Línguas para aprender, incluir, inovar e preservar: explorando teorias, métodos e práticas”. Realizou estágio de pós-doutorado (FAPESP) na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Genebra. Membro do GT de Gêneros textuais/discursivos da ANPOLL. Desenvolve pesquisa nas temáticas de trabalho docente, ensino de língua materna, gêneros textuais e ensino de gramática. Seu projeto mais recente envolve o estudo de gêneros textuais para a divulgação científica. Atualmente, coordena o PIBID de Língua Portuguesa da UNESP/Rio Preto.
Professora do Curso de Licenciatura em Música da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, atua nas disciplinas do eixo Didático Musical e Estágio Supervisionado. Atualmente, finalizando o Curso de Doutorado em Música pela Universidade Federal do Paraná, com pesquisa em desenvolvimento na linha de Cognição e Educação Musical, sob a orientação da Prof. Drª Rosane Cardoso de Araújo. Entre as atividades docentes realizadas, coordenou o Projeto de Extensão Musicalização Infantil UFMS, entre 2016 e 2018. Foi coordenadora do sub-projeto PIBID Música UFMS de 2016 a 2017. Foi durante 14 anos, professora de Educação Musical em escolas de ensino básico de Curitiba, trabalhando com turmas de Educação Infantil e Séries Iniciais do Ensino Fundamental. Desenvolve projetos e cursos na área pedagógica com formação continuada de educadores e estudantes de Pedagogia e Licenciatura em Música.
Doutoranda em Educação (PPGE/UCDB). Mestre em Educação (PPGE/UCDB-2013) com período Sanduíche na Universidade de Manitoba, Canadá - Faculty of Human Ecology. Membro do Grupo de Estudo em Tecnologia Educacional e Educação a Distância-GETED/UCDB. Professora concursada da Rede Municipal de Ensino de Campo Grande-MS desde o ano de 2006, atuou como assessora pedagógica na Superintendência de Gestão das Políticas Educacionais da Secretaria Municipal de Educação/SEMED (2018-2022) e atualmente é responsável pela Gerência do Ensino Fundamental e Médio da Secretaria Municipal de Educação/SEMED.
Possui graduação em Letras , Especialização em Linguística , Especialização em Gestão Escolar, Especialização em Linguagens, suas Tecnologias e o Mundo do Trabalho e Mestrado em Educação pela Universidade Católica Dom Bosco (2009). Atualmente está matriculada como aluna regular do Programa de Mestrado e Doutorado em Educação na Universidade Católica Dom Bosco - UCDB, linha III - Interculturalidade e Educação Indígena. Atua como Coordenadora da Coordenadoria de Formação Continuada - CFOR na Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso do Sul- SED. Tem experiência na área de Educação, Coordenação Escolar, Direção e Educação Superior.