A promoção de saúde busca a capacitação da comunidade para uma melhora da qualidade de vida e da saúde, e a saúde bucal está incluída em todo este processo. Desta forma, o programa Saúde Bucal (SB) foi criado em 2013, visando uma maior atenção a saúde bucal da população. Inicialmente na região de Bandeirantes/PR, no campus Luiz Meneghel, onde o programa era realizado pelos alunos do curso de Enfermagem, orientados pelo Prof. Dr. João Lopes Toledo Neto.
Em Jacarezinho/PR, o programa teve início no ano de 2018, onde é realizado, atualmente, pelos alunos do curso de Odontologia, do campus Centro de Ciências da Saúde.
As ações do programa buscam atingir crianças de faixa etária entre 5 e 12 anos, com o objetivo de que as mesmas levem os conhecimentos obtidos em sala de aula para casa, e transmitam tais novidades às pessoas que estiverem em sua volta.
As atividades são realizadas a partir de conversas descontraídas, conteúdos lúdicos, uso de macromodelos para exemplificar como deve ser uma correta higienização dos dentes, com o uso do fio dental, da escova e da pasta de dente, bem como instruções de dieta para as crianças. Ao ser completadas tais atividades do cronograma, as crianças seguem para atividades práticas sendo auxiliadas pelos alunos responsáveis, quanto as técnicas de escovação.
Prof. Dr. João Lopes Toledo Neto
"O programa é vantajoso tanto à população atingida pelas ações realizadas, quanto para os alunos que as realizam, pois pode ser devolvido a sociedade o que é investido em sua educação, além do ganho de experiencia “fora dos muros da faculdade""
Além das ações realizadas nas escolas, os bolsistas e voluntários, já realizaram atividades extras, como em eventos dentro da própria universidade, e realizados na cidade de Jacarezinho.