A pecuária industrial é uma das principais causas de destruição ambiental, perda de biodiversidade e sofrimento animal, mas continua recebendo apoio financeiro do Banco Mundial. Estamos convocando ONGs, acadêmicos e defensores de todo o mundo para participar de nossa campanha, exigindo que o Banco Mundial exclua a pecuária industrial de seu portfólio e elimine gradualmente o financiamento da pecuária industrial.
Precisamos de sua voz. Junte-se à coalizão de 250+ organizações, comunidades e acadêmicos e assine hoje.
Prezados Diretores Executivos do Grupo Banco Mundial,
Nós, as organizações, acadêmicos e defensores abaixo assinados, pedimos ao Grupo Banco Mundial que tome medidas imediatas e decisivas para alinhar suas políticas, incluindo a Política de Sustentabilidade Ambiental e Social da IFC, com os objetivos das estruturas globais, como o Acordo de Paris da UNFCCC, os ODSs da ONU e a Estrutura Global de Biodiversidade de Kunming-Montreal, bem como os Princípios para o Investimento Industrial Responsável (GIIP) atualizados, como parte de sua missão de lidar com as mudanças climáticas. Isso é especialmente relevante no momento em que a IFC se prepara para revisar sua Estrutura de Sustentabilidade.
A pecuária industrial - a produção em massa de animais para alimentação - contradiz esses objetivos ao impulsionar a mudança climática, o desmatamento, surtos de doenças zoonóticas e o sofrimento de bilhões de animais. Além disso, agrava desigualdades sociais, afetando especialmente mulheres e comunidades em situação de pobreza, que sofrem com a degradação ambiental, condições precárias de trabalho e um aumento da violência de gênero ao redor de frigoríficos.
Como uma instituição comprometida com o desenvolvimento sustentável, o Grupo Banco Mundial deve liderar pelo exemplo e parar de financiar esse setor destrutivo. Por isso, pedimos que o Banco Mundial:
Exclua a pecuária industrial de seus financiamentos: Adote uma política formal de exclusão para acabar com o financiamento da pecuária industrial, reconhecendo seus impactos transversais sobre o clima, a biodiversidade e a injustiça social, incluindo a desigualdade de gênero.
Comprometa-se a encerrar projetos existentes: Pare de financiar novos projetos de pecuária industrial. Redirecione recursos para sistemas alimentares baseados na agroecologia, com altos padrões de bem-estar animal, que apoiem pequenos produtores e comunidades, promovendo justiça, equidade, inclusão de gênero e condições de trabalho justas.
Estamos em um momento crítico. Ao tomar medidas ousadas para eliminar gradualmente o financiamento da pecuária industrial, o Grupo Banco Mundial pode acelerar a transição global para sistemas alimentares mais equitativos e resilientes, que beneficiam as pessoas, os animais e o planeta.
Temos o compromisso de apoiar essa transição e pedimos que ajam com urgência para garantir que as políticas do Grupo Banco Mundial promovam um futuro sustentável e ético.
Apoiado por