L'élevage industriel est l'une des principales causes de la destruction de l'environnement, de la perte de biodiversité et de la souffrance animale, mais il continue de bénéficier du soutien financier de la Banque mondiale. Nous appelons les ONG, les universitaires et les défenseurs des droits de l'homme du monde entier à se joindre à notre campagne pour demander à la Banque mondiale d'exclure l'élevage industriel de son portefeuille et de cesser progressivement de financer l'agriculture animale industrielle.
Nous avons besoin de votre voix. Rejoignez la coalition 250+ d'organisations, de communautés et d'universitaires en signant aujourd'hui.
Prezados Diretores Executivos do Grupo Banco Mundial:
Nós, as organizações, acadêmicos e defensores abaixo assinados, pedimos ao Grupo Banco Mundial que tome medidas imediatas e decisivas para alinhar suas políticas, incluindo a Política de Sustentabilidade Ambiental e Social da IFC, com os objetivos das estruturas globais, como o Acordo de Paris da UNFCCC, os ODSs da ONU e a Estrutura Global de Biodiversidade de Kunming-Montreal, bem como os Princípios para o Investimento Industrial Responsável (GIIP) atualizados, como parte de sua missão de lidar com as mudanças climáticas. Isso é especialmente relevante no momento em que a IFC se prepara para revisar sua Estrutura de Sustentabilidade.
A criação industrial - a produção intensiva de animais para alimentação - prejudica diretamente essas metas, pois causa mudanças climáticas, desmatamento, surtos de doenças zoonóticas e o sofrimento de bilhões de animais, além de exacerbar as desigualdades sociais. Isso afeta principalmente as mulheres e as comunidades carentes, que sofrem o impacto da degradação ambiental, das más condições de trabalho e do aumento anual da violência de gênero nos matadouros.
Como uma instituição comprometida com o desenvolvimento sustentável, o Grupo Banco Mundial deve dar o exemplo e parar de financiar esse setor destrutivo. Especificamente, instamos o Grupo Banco Mundial a:
Excluir a pecuária industrial de seu financiamento: Adotar uma política formal de exclusão para acabar com o financiamento da pecuária industrial, reconhecendo seus impactos transversais sobre o clima, a biodiversidade e a injustiça social, incluindo a desigualdade de gênero.
Comprometer-se a eliminar gradualmente os projetos existentes: Interromper o financiamento adicional para clientes de fazendas industriais. Redirecionar os fluxos financeiros para sistemas alimentares que utilizem práticas agroecológicas e altos padrões de bem-estar animal, que apoiem pequenos agricultores e comunidades e que sejam justos, equitativos, inclusivos em termos de gênero e protejam as condições justas de trabalho.
Estamos em um momento crítico. Ao tomar medidas enérgicas para eliminar gradualmente o financiamento da agricultura industrial, o Grupo Banco Mundial pode acelerar a transição global para sistemas alimentares mais equitativos e resilientes que sejam bons para as pessoas, os animais e o planeta.
Temos o compromisso de apoiar essa transição e pedimos que aja rapidamente para garantir que as políticas do Grupo Banco Mundial promovam um futuro sustentável e ético.
Supported by See here for full list of signers.