Blog

Projeto Trilha Vó Preta: Restauração Ambiental e Cultural

O Projeto Trilha Vó Preta visa revitalizar e qualificar a área assim como realizar atividades de educação e sensibilização socioambiental com escolas de educação básica de Ijuí.

Sobre o projeto Trilha Vó Preta

Conheça um pouco mais sobre o Projeto e suas origens.

Arroio Espinho: Projeto Trilha da Vó Preta Atuará na Revitalização e Qualificação ambiental

No trecho noroeste do Campus da Unijuí fica localizado um dos vários braços adjacentes do Arroio Espinho, o qual ocupa uma área de mais de 3 mil Hectares.

Os projetos "Resgate histórico e ambiental da Trilha Vó Preta - Arroio Espinho, Ijuí, RS" e “Trilhas do Campus – Trilha da Vó Preta: A Educação Socioambiental na Conexão entre a Natureza, a História e a Cultura” , têm como metas a qualificação da trilha, através da recuperação e melhoria dos acessos e trajetos, a partir da limpeza e construção de equipamentos de identificação dos caminhos, instalações, flora e fauna presentes.

Além disso, serão realizadas ações de educação ambiental para alunos da educação básica, visitantes do campus da Unijui e comunidade.

Você sabe o que é uma app?

“Todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao poder público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo para as presentes e futuras gerações.” (Constituição Brasileira de 1988, artigo 225, Capítulo VI – do Meio Ambiente).

Para assegurar esse direito fundamental as áreas de preservação permanente (APPs), são definidas como “área protegida, coberta ou não por vegetação nativa, com a função ambiental de preservar os recursos hídricos, a paisagem, a estabilidade geológica e a biodiversidade, facilitar o fluxo gênico de fauna e flora, proteger o solo e assegurar o bem-estar das populações humanas”, de acordo com o Código Florestal (Lei nº12.651/12).

As APPs se destinam a proteger solos e, principalmente, as matas ciliares. Este tipo de vegetação cumpre a função de proteger os rios e reservatórios de assoreamentos, evitar transformações negativas nos leitos, garantir o abastecimento dos lençóis freáticos e a preservação da vida aquática.

Para saber mais:

https://www.oeco.org.br/dicionario-ambiental/27468-o-que-e-uma-area-de-preservacao-permanente/