Você sabe o que é uma APP?

APP significa Área de Preservação Permanente, é uma área protegida, coberta ou não por vegetação nativa, com a função ambiental de preservar os recursos hídricos, a paisagem, a estabilidade geológica e a biodiversidade, facilitar o fluxo gênico de fauna e flora, proteger o solo e assegurar o bem-estar das populações humanas.

Uma APP é sempre uma área relacionada a algum ambiente que seja estratégico, ou seja, para a qualidade do ambiente, visando a preservação dos recursos ambientais. As APPs são áreas naturais intocáveis, com rígidos limites de exploração e destinam-se a proteger solos e principalmente as matas ciliares. Este tipo de vegetação tem como função proteger os rios e reservatórios de assoreamentos, evitar transformações negativas nos leitos, garantir o abastecimento dos lençóis freáticos e a preservação da vida aquática.

As APP’s estão localizadas ao longo dos rios ou cursos d'água, ao redor das lagoas, lagos ou reservatórios d'água naturais ou artificiais. Também podem estar nas nascentes, montes, montanhas, serras e no topo de morros. Além disso, localizam-se nas encostas ou partes destas, nas restingas, nas bordas dos tabuleiros ou chapadas e em altitude superior a 1.800 metros.

A Lei 12.651, criada em 25 de maio de 2012, conhecida como novo Código Florestal, estabelece normas gerais sobre a Proteção da Vegetação Nativa, incluindo Áreas de Preservação Permanente, de Reserva Legal e de Uso Restrito, a exploração florestal, o suprimento de matéria-prima florestal, o controle da origem dos produtos florestais, o controle e prevenção dos incêndios florestais, e a previsão de instrumentos econômicos e financeiros para o alcance de seus objetivos.

Um dos pontos de destaque da Lei 12.651/2012, em seu Capítulo X, é a previsão da instituição do "Programa de apoio e incentivo à preservação e recuperação do meio ambiente", incluindo o incentivo para a adoção de tecnologias e boas práticas que conciliem a produtividade agropecuária e florestal, com redução dos impactos ambientais, como forma de promoção do desenvolvimento ecologicamente sustentável.

As estratégias de recuperação constituem-se em: Regeneração Natural sem manejo, Regeneração Natural com manejo, Plantio em Área Total e Sistemas Agroflorestais.