Sobre

O arroio Espinho é um riacho que percorre o município de Ijuí, tendo 40% do seu curso em áreas urbanas, com tributários cujas nascentes situam-se em diferentes bairros. Toda a área desta microbacia apresenta vários problemas decorrentes dos processos de urbanização, como desvio e canalização de seu curso, deposição de lixo, entulhos, outros resíduos e efluentes poluidores, que modificaram a sua vazão e qualidade da água, além do desmatamento nas nascentes e encostas.

No trecho em passa pelo campus da UNIJUI, o arroio compõe uma das áreas de proteção permanente (APPs), aos cuidados da instituição. Neste local, existe a ruína de um antigo moinho, bem como vestígios de uma casa atribuída a uma moradora dessa região, conhecida pela população dos bairros vizinhos como “Vó Preta”, a qual tinha conhecimentos tradicionais das ervas medicinais. Nesta área, também há uma trilha utilizada das mais diversas formas, impactando de forma negativa aqueles ambientes, sendo considerada pelo Núcleo de Gestão Ambiental e Biossegurança – NGABio/UNIJUI e demais gestores da universidade, como espaço prioritário para ações de conservação, recuperação e melhoria das condições locais.





Em 2019 e 2020 foram aprovados os projetos “Resgate histórico e ambiental da Trilha Vó Preta e “Trilhas do Campus –Trilha da Vó Preta: a educação socioambiental na conexão entre a natureza, a história e a cultura”, respectivamente. Estes dois projetos têm como objetivos instituir oficialmente a Trilha Vó Preta, junto à um área de proteção permanente do arroio Espinho, no Campus da UNIJUI, qualificando-a para torná-la um espaço ecopedagógico de educação ambiental, que possibilite a construção de saberes e conhecimentos que colaborem para a melhoria da qualidade do ambiente urbano e contribua para uma gestão ambiental democrática das águas no município de Ijuí. Todas as atividades objetivam o conhecimento sobre o trajeto das águas, bem como a conscientização e sensibilização para a preservação e recuperação de recursos hídricos, com foco em ações locais e na promoção da saúde pública e do bem viver, conectadas às ações propostas para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis - ODS, da Agenda 2030/ONU.

Os projetos foram aprovados pelo Edital Nº01/2019, do Fundo Municipal de Meio Ambiente - FMMA, termo de fomento Nº05/2020 e pelo Edital Concurso Cultural Nº 04/2020 – Culturas Diversificadas da SMCET/ Ijuí – Financiamento de Lei Emergência Cultural Aldir Blanc.