TERCEIROS

Descrição do trabalho

-Vídeo com cinco minutos de duração (para exibição em loop) criado a partir de imagens captadas na Internet e re-editadas, que mostram políticos envolvidos em cenas de corrupção, delinqüentes capturados pela polícia e cenas do abate de um porco gravadas pelo autor;

-Trinta fotomontagens digitais em papel fotográfico plastificadas, no tamanho 7,5X10,5cm, que simulam documentos de identidade dos indivíduos, criadas a partir de frames do vídeo e da imagem do um rótulo de embalagem para ração animal.

TERCEIROS

A descaracterização da identidade de imagens apresentadas pela mídia, que recebem tarjas e outros métodos de camuflagem como forma de proteção da privacidade, coloca outras pessoas como suspeitas das imputações daqueles indivíduos representados. A redução da iconicidade gerada por esse tratamento que embrulha a imagem exime a pessoa que é imputável e passível de identificação no meio social, e expõe o indivíduo - o exemplar de uma espécie qualquer - que pode confundir-se com terceiros por via das eventuais aparências materiais. Nesta separação, a imagem do indivíduo é também, em certo grau, a representação da matéria, que tem nos componentes químicos as referências universais para identificação. Portanto, onde vêem-se as imagens de corpos não identificados, impessoais, vejam-se todos os seres compostos de cálcio, fósforo, ferro, potássio, sais minerais, extrato etéreo, umidade..., que igualmente identificam-se aqui pela apropriação dos rótulos das embalagens de ração animal.

Link do vídeo no VIMEO: https://vimeo.com/50501655

IDENTIDADES PARA INSTALAÇÃO (10 objetos)

FRAMES DO VÍDEO