Protocolo da Atividade de Campo
Objectivo
Identificação e armazenamento (por cada grupo de trabalho) de exemplos de reproduções de arte para a defesa/promoção dos Direitos Humanos (DH) de um grupo vulnerável (a decidir na aula). Estes podem incluir reproduções de qualquer obra de arte, ou de marketing social com infusão de arte, que exponha criticamente ou alerte sobre violações dos DH, que declare os DH, ou que mostre ou apele à defesa ou promoção dos DH.
Procedimento
Cada grupo de trabalho identificará e guardará, a partir da Internet, exemplos (um por cada membro do grupo) dessas reproduções (tentando selecionar obras de diferentes domínios artísticos: pintura, escultura, instalação, música, cinema, fotografia, etc.) . O tipo de exemplos a selecionar pode ser visto aqui, no site Art for Human Rights – os exemplos deste site não devem ser repetidos para esta atividade de campo.
Cada grupo escolherá um dos exemplos selecionados e, com base no que foi aprendido no curso, analisará (máx.: 1 slide ppt) como as suas características ativam os processos psicológicos envolvidos na apreciação da arte (como as emoções, atenção, o processamento sensorial, a percepção, a memória ou a compreensão).
Até 20 de Dezembro, cada grupo entregará um ficheiro PowerPoint para amduarte@psicologia.ulisboa.pt com os exemplos guardados (1º slide: nomes dos elementos do grupo; slides seguintes: exemplos seleccionados identificados com título, autor, data de criação e URL – caso um dos três primeiros elementos seja desconhecido, deve-se indicar “desconhecido”; último slide: análise do exemplo selecionado).
A partir dos exemplos entregues por cada grupo será feita uma seleção, para expor na exposição online deste semestre (a exposição do semestre passado pode ser acedida aqui) e no site permanente Art for Human Rights.