Nos projetos de desenvolvimento de software, que adotam políticas de qualidade, sobretudo quando se deseja buscar mercados externos ou expandir seus clientes internos aumentando a satisfação dos mesmos.
O conceito da qualidade tem hoje importância fundamental para alavancar a competitividade das empresas. Atualmente, a preocupação com a qualidade deixou de ser um diferencial competitivo e passou a ser um pré-requisito básico para participação no mercado. No setor de software não é diferente. A disseminação do uso do software em todas as áreas, envolvendo monitoração, controle e gestão de funções críticas, tem aumentado consideravelmente a importância da qualidade de software.
Qualidade hoje em dia não é apenas um diferencial de mercado para a empresa conseguir vender e lucrar mais, é um pré-requisito que a empresa deve conquistar para conseguir colocar seu produto no mercado global. Apesar da ideia de qualidade parecer aparentemente intuitiva, quando analisada com maior atenção, o conceito se revela um pouco mais complexo.
Na medida em que cresce a demanda por sistemas complexos, com grande responsabilidade no contexto das organizações, a qualidade desponta como um fator essencial no desenvolvimento de software, e cada vez mais há uma disposição de investimento nesta área. Entretanto, uma das primeiras dificuldades encontradas na definição e implantação de um programa de qualidade está em compreender o que, de fato, significa qualidade de software.
Visando apoiar um maior entendimento a respeito do assunto, este artigo apresenta o conceito de qualidade de software, abordando aspectos como a importância dos requisitos neste processo assim como uma visão geral sobre medição e avaliação da qualidade.