Resumidamente, a perícia digital é uma área voltada para a resolução de delitos por meio de pistas obtidas no mundo virtual. Nesse ambiente, os rastros são encontrados por meio de técnicas que lidam com o processamento, comunicação e armazenamento de dados executados em smartphones, computadores pessoais e dispositivos relacionados.
Esse procedimento é possível porque atividades ilegais deixam rastros tanto no mundo digital quanto no físico, e é exatamente isso que permite a abertura de processos de investigação. Consequentemente, torna-se possível descobrir detalhes sobre os crimes cometidos e as pessoas que estejam envolvidas neles. Daí, infere-se que qualquer usuário está sujeito tanto a ser alvo de uma investigação quanto a ser um investigador.
No nosso país, esse ainda é um ramo relativamente novo, e o profissional que atua fazendo a análise dessas técnicas é chamado de perito digital. Apesar de ser focada nos computadores, é importante frisar que a ciência — também conhecida como forense computacional — tem o objetivo de varrer mídias eletrônicas em busca de evidências que sirvam como provas de crimes cometidos tanto no meio digital quanto no físico.
Para os profissionais que cumprem essa tarefa, é fundamental dominar as ferramentas e métodos disponíveis, além de estar informado sobre o funcionamento das leis que regem a perícia digital. Somente dessa forma é que o perito poderá executar seu trabalho de maneira segura e confiável.
https://forms.gle/AZi1CSji2NEPXc6w7