A gestão de infraestrutura de TI é a atividade que envolve o gerenciamento de todos os componentes, recursos e equipe de tecnologia da informação utilizados por uma empresa.
A gestão da infraestrutura de TI de um negócio deve funcionar com base em modelos preventivos. A gestão de infraestrutura de tecnologia da informação não deve ser pensada somente quando aparecem complicações. Ao contrário: deve ser, acima de tudo, desenvolvida com base na ideia de que possíveis falhas trazem prejuízos que podem se tornar incalculáveis. O gerenciamento é parte fundamental dos investimentos na área de tecnologia de qualquer empresa; é a administração de todos os processos relacionados à infraestrutura e o monitoramento das práticas de administração que já funcionam, assim como a inserção de novas práticas, quando possível.
A computação em nuvem é o fornecimento de serviços de computação, incluindo servidores, armazenamento, bancos de dados, rede, software, análise e inteligência, pela Internet (“a nuvem”) para oferecer inovações mais rápidas, recursos flexíveis e economias de escala. Você normalmente paga apenas pelos serviços de nuvem que usa, ajudando a reduzir os custos operacionais, a executar sua infraestrutura com mais eficiência e a escalonar conforme as necessidades da sua empresa mudam.