Pesquisa

Minha formação principal é em microeletrônica e atuo nas áreas de interface entre aplicações digitais e de processamento/condicionamento de sinais. No doutorado busquei me focar na compensação adaptativa em interfaces analógico digitais. As aplicações mais evidentes estavam na geração de sinais de teste e aquisição de assinaturas de falha em circuitos analógicos e no uso de redundância em interfaces analógico-digitais para minimizar o custo dos blocos componentes. Após alguns anos e já na minha instituição atual (IFSul) acompanhei o desenrolar da tendência sobretudo em aplicações para teste de sistemas híbridos.

Hoje a computação esta em toda a parte. O dispositivo computacional padrão já dispõe em geral de umas poucas capacidades sensoras nativas (câmeras, acelerômetros, microfone e alto-falante, software radio, etc). Ao mesmo tempo, a tendencia de baixa confiabilidade dos componentes de hardware tem se acirrado, a ponto de começar a valer a pena repensar a forma de processamento interna dos circuitos de forma a lidar naturalmente com cenários de múltiplas falhas estáticas e dinâmicas.

Recentemente tenho estudado o uso da esparsidade do sinal para duas coisas: a) permitir o uso de elementos altamente digitais e redundantes em um cenário de aquisição compressiva e b) reduzir a latência em sistemas de processamento aproximado e estocástico.

Grupo de Pesquisa

Atuo como lider no Grupo de Eletrônica e Telecomunicações do IFSul. É um grupo novo e, como todo grupo de pesquisa em formação tem uma pauta um pouco aberta. De modo geral o grupo tem duas linhas de trabalho constantes: prototipação de sistemas embarcados (ou seja hardware) e aplicações de sistemas adaptativos (ou seja aplicação de processamento digital de sinais). Além dessas linhas básicas e bem amplas, cada vez que se tem algum projeto em convenio (como Transpetro ou Lifemed) se cria linha especifica que pode agregar pessoal de acordo com necessidades específicas. Alguns dos primeiros trabalhos do grupo envolveram o desenvolvimento do meu trabalho de doutorado para teste de RF, mais recentemente o foco tem sido aplicações de sistemas embarcados a instrumentação biomédica. Com a participação ativa do instituto no Arranjo Produtivo Local de Equipamentos de Saúde essa passou a ser uma área bastante interessante de trabalho para pesquisa aplicada.

A página de Projetos em Andamento do Grupo está aqui.

Algumas atualizações do grupo se encontram aqui.

Diretrizes para orientação

Trabalho bastante em orientação, tanto de trabalhos de conclusão, quanto de bolsas de iniciação científica e pesquisa. Também já fui orientador em alguns casos de alunos que ingressaram em algum projeto do Ciência Sem Fronteiras. Se vocês está interessado em me contatar em razão de algum desses assuntos escrevi um pequeno texto que pode ajudar.