...

Instrumento Digital Multimedia para Compor e tocar Música para Filmes em Tempo Real

 

A concepção do MuDI baseia-se na possibilidade de utilizar dispositivos electrónicos portáteis como controladores e instrumentos musicais.

O MuDI é um instrumento multimedia porque simultaneamente (1) difunde som, imagem e vídeo, (2) opera som e vídeo em tempo real, (3) grava o som da performance, (4) permite acompanhar, não só as imagens do filme mas também a relação entre os gestos realizados e o som gerado e (5) no final da performance obter um ficheiro audiovisual (composição) bem como, uma partitura visual. Para além disso, permite ainda obter um controlo efectivo sobre o som e consequentemente alcançar grande expressão musical.

O seu sistema é constituído por uma aplicação de controlo manual (que corre num PDA) e uma interface de computador (projectado durante a performance).

Foi criado um método original de calibração do instrumento, que permite ultrapassar a falta de um ponto de referência fiável do acelerómetro (o principal sensor de interacção utilizado para tocar o MuDI). O ponto de referência fiável obtido fornece pistas visuais e sonoras que podem ser úteis para tocar o MuDI. 

Para além do ruído branco, são também utilizados como geradores de som um circuito básico de FM e o Chromasom. O Chromasom é uma fonte sonora digital baseada no Som de Shepard (Shepard Tone). Possui a particularidade de ser um som ambíguo em termos de percepção de altura sonora (pitch). Provavelmente conseguiremos identificar a nota musical do som, mas teremos muita dificuldade em determinar a oitava a que  pertence.

O MuDI foi utilizado para compor “sonificacao – filmes para musica$1”, um trabalho musical estreado em Setembro de 2009, no 12.º Simpósio Brasileiro de Computação Musical (SBCM), Recife, Pernambuco – Brasil e  “sonificacao – filmes para musica$2” apresentado em formato curto, em Outubro de 2011, no 2.º Fórum Internacional Itinerários Musicais – Música e Gesto, UNL, Lisboa, Portugal. Nesta segunda composição foram utilizadas imagens extraídas do filme Metropolis (1927) de Fritz Lang.

A última apresentação do MUDI teve lugar em Maio de 2012 na 12.ª Conferência Internacional New Interfaces for Musical expression (NIME), Universidade de Michigan, Ann Arbor, Michigan, EUA.

Vídeo promocional sobre o MuDI em http://youtu.be/leh-FMwIh5g

"sonificacao – filmes para musica$2" pode ser escutada em 

http://youtu.be/UzYW1cHMFDM

12.º Conferência Internacional New Interfaces for Musical Expression (NIME)

[1] Mais informação sobre o Chromasom em https://sites.google.com/site/pp2007pt/ilusao-sonora

CONCERTOS (vIdeos):

MuDI 1.0 (Tocado no 12.º SBCM, Recife - Brasil, 2009)

MuDI 1.1 (Tocado no 2.º Fórum Itinerários Musicais - Música e Gesto, Lisboa, Portugal, 2011)

voltar