...

Do Som de Shepard à Ilusão Sonora da Melodia Perpétua

 

Este trabalho aborda a utilização do Som de Shepard, como fonte sonora na composição musical digital. O Som de Shepard é um som peculiar e musicalmente interessante, porque permite realçar a diferença entre altura espectral (tone height) e altura tonal (tone chroma), permite criar novas formas de geração sonora e simultaneamente possibilita outras formas de escuta musical. Pelo facto, do Som de Shepard ser (de uma forma paradoxal) localmente direccional enquanto que permanece globalmente estável e circunscrito permite abordar de uma maneira diferente a tessitura dos instrumentos musicais e o fraseado na composição musical. Assim, este trabalho propõe um método de gerar o Som de Shepard recorrendo a uma envolvente espectral alternativa, baseada na curva de igual percepção de intensidade sonora de 40 Phons de Fletcher & Munson (1933), tanto quanto sabemos, nunca antes foi utilizada para reproduzir com sucesso a Ilusão da Escala de Shepard, mesmo quando aplicada a uma melodia. A melodia foi designada de “Ilusão Sonora da Melodia Perpétua”, porque quando escutada cria a ilusão sonora de subir infinitamente como acontece na Ilusão da Escala de Shepard, ou no plano visual com a escada interminável de Escher (1960). Para além disso, foi composta uma composição musical "Melodia Perpétua - momentos contrastantes" utilizando exclusivamente, a fonte sonora proposta (como gerador de som) e a Ilusão da Escala de Shepard (aplicada a uma melodia) como conteúdo musical.

 

Artigo (versão inicial)  Publicado nas Actas da 3.ª INForum - Simpósio de Informática, Coimbra, Portugal, Setembro 2011 (pdf)

Artigo (versão final) Publicado nas Actas do 9.ª Conferência Sound and Music Computing (SMC), Aalborg, Copenhaga, Dinamarca, Julho 2012 (pdf)

Apresentação oral realizada na 9.ª Conferência Sound and Music Computing (SMC) em http://youtu.be/fVUQbOhu4ds

Exercícios Musicais:

Composição Musical Digital: 

voltar