TRABALHO

FOTO/PHOTO: Canvas.com

... e, sobretudo, soluções

FOTO/PHOTO: Canvas.com

Projetos

Ideias que criam soluções.

PROJETOS EM QUE PARTICIPOU

2002 – 2004

2005 – 2010: 

IDEALIZOU E PROPÔS OS SEGUINTES PROJETOS

2005 – 2010:

Produção Científica

Conjunto de artigos e livros publicados.

FOTO/PHOTO: Canvas.com
FOTO/PHOTO: Canvas.com

Campanhas de Lobbying

Conjunto de propostas focadas na resolução de problemas, promovendo diálogos e construindo consensos. 

MODELO DE APOIO À VIDA INDEPENDENTE

Apresentação de propostas de reforma do MAVI e outras áreas essenciais à promoção da participação societal das pessoas com deficiência.

REVISÃO DO REGIME JURÍDICO DO ARRENDAMENTO URBANO

Participação no processo legislativo que resulta na Lei n.º 31/2012  de 14 de agosto, tendo garantido a proteção dos familiares e voluntários que têm muitas vezes de deixar a sua residência permanente para prestar apoio aos familiares com deficiência para realizarem atividades da vida diária. De facto, até a esta lei, estas pessoas ficavam vulneráveis a ações de despejo sempre que não usassem efetivamente as suas habitações. 

Esta mudança de paradigma foi conseguida, criando as condições necessárias junto de todos os grupos parlamentares para surgir uma unanimidade positiva relativamente à nossa proposta.

EVENTOS ORGANIZADOS

Conjunto de eventos onde desempenhei as tarefas de conceção, “design”, coordenação de equipa, planeamento financeiro, negociação de parcerias e angariação de patrocínios.

FOTO/PHOTO: Canvas.com

O TORNEIO DE GOLFE OPORTUNIDADE “IPCVI — CRIAMOS VALOR PELA DIFERENÇA” (IPCVI, 2011)

Evento de sensibilização para a vida independente das pessoas com deficiência (70 pessoas). 

SUPER-HERÓIS OU POSITIVAMENTE DIFERENTES? CINEMA, BANDA DESENHADA E A DIFERENÇA (IPCVI, 2010)

Esta iniciativa contou com a presença de um conjunto de especialistas nacionais para debater como é que as aventuras destas super personagens, cujo alcance mediático foi entretanto amplificado pelos avanços tecnológico na indústria do cinema e pela internet, poderão ser utilizadas como instrumentos de transição e consolidação de sociedades mais inclusivas, coesas, e de melhor qualidade (50 pessoas). 

CONFERÊNCIA “A RESPONSABILIDADE SOCIAL E O TERCEIRO SECTOR: NO DESBRAVAR DE CAMINHOS POR UM PORTUGAL DE OPORTUNIDADES” (APD, 2006)

Debate sobre o papel da Responsabilidade Social das Organizações no Movimento Associativo na Deficiência nas áreas da formação de quadros e do apoio à gestão das ONG e, em conjunto com outros parceiros, apontar estratégias que permitam superar os desafios apontados e trilhar novos caminhos e gerar novas oportunidades.

TESTEMUNHOS

Pedro Nuno Vieira Gonçalves Martins de Oliveira foi meu aluno na licenciatura em Ciência Política e Relações Internacionais (regime pré-Bolonha) e, mais recentemente, tive a satisfação de ser o supervisor científico da sua dissertação de mestrado em Ciência Política, na área de especialização em “Políticas Públicas”.

Em ambos os ciclos de estudos, realizados na FCSH-UNL, Pedro Oliveira distinguiu-se como um aluno brilhante, obtendo elevadas classificações que premiaram a excelência do seu desempenho académico. Pessoalmente, tive oportunidade de apreciar os seus dotes de inteligência e a sua capacidade de reflexão crítica, bem como o seu rigor e seriedade no trabalho. Não posso também deixar de sublinhar o seu exemplo extraordinário de empenho e perseverança no trabalho, apesar das restrições de mobilidade e das limitações funcionais a que está sujeito por incapacitação física.

Professor Doutor Pedro Tavares de Almeida — Professor CatedráticoCoordenador Executivo do Departamento de Estudos Políticos da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade NOVA de Lisboa 

Pedro Oliveira combina a solidez de conhecimentos científicos e de fontes com as qualidades de inteligência, curiosidade, autonomia e generosidade.

Professor Doutor Rui Branco — Professor Auxiliar com agregaçãoDepartamento de Estudos Políticos da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade NOVA de Lisboa 

O contacto com o Dr. Pedro Nuno de Oliveira estabeleceu-se inicialmente através da Unidade Curricular de Integração Social e Reabilitação, da licenciatura em Reabilitação Psicomotora, na qualidade de preletor convidado para a apresentação e discussão da temática associada à Igualdade de Oportunidades e Inclusão da Pessoa com Deficiência, e em particular sobre o Movimento de Vida Independente. 

No decurso deste contacto formal, renovado anualmente durante os anos em que lecionei a referida unidade curricular, bem como de outras oportunidades de contacto mais ou menos formais, foi possível verificar que o Dr. Pedro Nuno de Oliveira apresenta um conjunto de características determinantes do sucesso no meio académico e, em particular, no campo da investigação, nomeadamente capacidade de observação e análise, de concentração e de organização, espírito crítico, curioso e criativo, gosto pelos desafios científicos, auto-eficácia e preserverança, e capacidade de entrega ao trabalho. Para além destes atributos, o Dr. Pedro Nuno de Oliveira revela-se ainda detentor de um conjunto de competências interpessoais muito importantes, nomeademente, competências de comunicação, assertividade, tomada de decisão e resolução de problemas.

Professora Doutora Celeste Simões — Professor Auxiliar com agregação Faculdade de Motricidade Humana da Universidade de Lisboa 

Fui, de 2000 até maio de 2003, presidente do Conselho de Administração do INETI, Instituto Nacional de Engenharia e Tecnologia Industrial, Portugal, membro do Conselho de Administração do EARTO (EUROPEAN ASSOCIATION OF THE RESEARCH AND TECHNOLOGY ORGANIZATIONS) e membro do EURAB (European RESEARCH Advisory BOARD, assessorando a política de I&DT da UE).

Durante esse período tive a oportunidade de trabalhar com Pedro Oliveira, como membro da equipa do INETI. Durante a nossa cooperação, o Pedro apoiou-me em várias contribuições, tanto relacionadas com as atividades do EURAB como do EARTO, assim como com o processo das reformas institucionais [do INETI] em curso, mostrando competência, grande motivação e atitude proactiva.

Professor Doutor Carlos Campos Morais - Scientific Research Coordinator (reformado)Laboratório Nacional de Engenharia Civil, I.P. 

O Sr. Pedro Nuno de Oliveira é um indivíduo brilhante e eclético, sempre à procura de novos desafios e profundamente empenhado no desenvolvimento das suas competências/aptidões. Tenho o prazer de conhecê-lo há dez anos, quando trabalhei no INETI (Instituto Nacional de Engenharia, Tecnologia e Inovação) como Vice-Presidente do Conselho de Administração (maio de 2013 - abril de 2014).

Durante este período, o Sr. Pedro Nuno de Oliveira ajudou-me em várias questões, algumas delas bastante delicadas e relacionadas com a reorganização geral do Instituto. Apesar da natureza da tarefa, da sua exigência ou complexidade intrínseca, mostrou sempre elevados níveis de autonomia, criatividade e capacidade de trabalho excecional, além de uma excelente relação interpessoal e envolvimento do trabalho em equipa. Muitas vezes, demonstrou ter um forte foco técnico e unidade; capacidade de trabalho independente em equipas interdisciplinares; motivação genuína e entusiasmo para lidar com novos desafios; vontade de aprender, ouvir e fazer perguntas; excelentes capacidades de comunicação, tanto oralmente como por escrito; disposição e aptidão para se adaptar a diferentes ambientes.

Professor Doutor António Mateus — Professor CatedráticoUniversidade de Lisboa 

PARA MAIS INFORMAÇÕES