IBL – Inquiry Based Learning

O Centro de Formação Ordem de Santiago promoveu, no dia 24 de outubro de 2015, o seminário “IBL – Inquiry Based Learning – Uma metodologia que vale a pena conhecer“.

Este seminário teve como objetivo desenvolver a metodologia IBL que é tratada como uma das chaves para resolver os problemas que existem na educação em ciência e matemática, bem como noutros assuntos a nível global.

Sala de Aula do Futuro

Em outubro de 2011 abriu em Bruxelas, o Future Classroom Lab (FCL), espaço projetado para ajudar a visualizar como é possível reorganizar uma sala de aula convencional e outros espaços de aprendizagem, de modo a apoiar uma mudança nas formas de ensino/aprendizagem, promovendo a metodologia Inquiry Based Learning. Foi criada pela European Schoolnet, com o apoio de 30 Ministérios de Educação e de diversos fornecedores de materiais e equipamentos informáticos.

É um espaço modular, equipado com os mais modernos equipamentos de apoio ao ensino, e utilizado quer para a formação dos professores quer para a utilização em experiências pedagógicas envolvendo alunos. Serve ainda como montra para os equipamentos disponibilizados pelos diversos fornecedores de equipamentos, podendo ser utilizados e testados em contexto pelos diversos intervenientes do processo de ensino/aprendizagem.

Num esforço de descentralização, de possibilidade de formação dos docentes portugueses, de aplicação de métodos de ensino e aprendizagem diferenciados e de divulgação dos equipamentos de vanguarda no processo de ensino/aprendizagem entre os parceiros educativos, propõe-se a abertura de uma sala similar na Escola Secundária Dom Manuel Martins, com o apoio da Direção-Geral da Educação e de diversos fornecedores nacionais de materiais e equipamentos. Esta sala estará aberta a toda a comunidade educativa nacional, quer através dos projetos promovidos pela Direção Geral de Educação, quer através das redes de Centros de Formação de professores.

As diversas empresas participantes no projeto terão aqui uma oportunidade única de fazer a apresentação dos seus equipamentos em contexto educativo (à semelhança do que é feito em Bruxelas), permitindo que os utilizadores destes equipamentos possam manipulá-los e experimentá-los antes de fazerem as suas sugestões de aquisição às direções das respetivas escolas ou agrupamentos de escolas. Os diretores têm aqui a oportunidade de ver os equipamentos a funcionar e quais os resultados que se podem obter com a sua utilização.

A primeira aula na “Sala do Futuro” (Visão)

Inaugurada em Setúbal a segunda “Sala de Aula do Futuro” a nível Europeu (Promethean Planet)

Aula do futuro (Pais e Filhos)

Sala de Aula do Futuro (Setúbal) + Facebook

Future Classroom Lab (European Schoolnet)

Projetos

TEA (Tablets no Ensino e na Aprendizagem. A sala de aula Gulbenkian: entender o presente, preparar o futuro)

3as com TEA (ciclo de sessões informais no âmbito do projeto TEA)

Creative Classrooms Lab (Portugal)

Creative Classrooms Lab

Scientix (Portugal)

Scientix

iTEC (Innovative Technologies for Engaging Classrooms)

SAILS (Strategies for Assessment of Inquiry Learning in Science)

Inspiring Science Education

Go-Lab (Global Online Science Labs for Inquiry Learning at School)

Go-Lab Portal

PRIMAS (Promoting Inquiry in Mathematics and Science education across Europe)

FIBONACCI (Disseminating inquiry-based science and mathematics education in Europe)

Recursos

Microsoft na Educação

Microsoft Educator Network

OneNote for Teachers

Evernote

Edmodo

Kahoot!

ClassFlow

Socrative

Jing

Cram (flashcards)

Mindmeister

Piktochart

Prezi

TeamUp

ClassTools

QR Code Generator

Tracker

Audacity