II Ciclo de Seminários em Metodologia e História do Pensamento Econômico

Post date: Mar 18, 2012 12:38:35 PM

O Cedeplar-UFMG, através de seu Grupo de Pesquisa em Metodologia e História do Pensamento Econômico, realizou em 2011 um ciclo de quatro seminários que contou com apresentações feitas por convidados de destaque nas áreas de Metodologia e HPE: o Prof. Maurício Coutinho (Unicamp); o Prof. Ramón García Fernández (UFABC); a Profa. Ana Maria Bianchi (USP); e a Profa. Maria Pia Paganelli (Trinity University, EUA). Os seminários atraíram a atenção de um público amplo e variado, resultando em debates intensos e produtivos acerca dos temas abordados (vejam-se as notícias postadas nesse site).

Dando continuidade a essa iniciativa, organizaremos no primeiro semestre de 2012 o II Ciclo de Seminários em Metodologia e História do Pensamento Econômico. A promoção deste II Ciclo de Seminários responde, essencialmente, a dois objetivos: em primeiro lugar, promover uma maior integração entre os pesquisadores atuantes no Brasil nas áreas de História do Pensamento Econômico e Metodologia da Economia, possibilitando a criação e consolidação de laços de cooperação acadêmica inter-institucional; em segundo lugar, transformar o Cedeplar e a UFMG em centros de referência no Brasil para todos aqueles envolvidos nessas duas frentes de pesquisa, sejam eles professores, pesquisadores ou estudantes de graduação e pós-graduação.

Para o primeiro semestre de 2012 está prevista a realização de quatro seminários, que contarão com o apoio financeiro do Programa de Apoio Integrado a Eventos da UFMG e do CNPq.

O primeiro seminário está agendado para a próxima sexta-feira, 23 de março, às 14h30, quando contaremos com a presença do Prof. Mauro Boianovsky, da Universidade de Brasília, que discutirá a teoria monetária de Guillermo Subercaseaux. A sessão será aberta a participação de todos os interessados.

Divulgaremos, em breve, maiores informações sobre a programação.