Ex-integrantes

Marcelo Soares Bandeira de Mello Filho doutorou-se em economia no Cedeplar-UFMG, com um estágio sanduíche na Universidade de Leeds, no Reino Unido. Sua tese desenvolveu um estudo comparativo da Escola Francesa da Regulação e da Escola da Estrutura Social de Acumulação.

Anteriormente, graduou-se em economia pela UFMG e concluiu o mestrado em economia na UFRJ. Atualmente, é professor da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ).

Confira seu currículo Lattes.

Rafael Fonseca de Mendonça concluiu o mestrado em economia no Cedeplar-UFMG e a graduação em economia na mesma Universidade. Sua dissertação abordou o realismo crítico de Tony Lawson.

Confira seu currículo Lattes.

Luiz Henrique Pacheco concluiu o mestrado em economia no Cedeplar-UFMG com uma dissertação sobre a interpretação da obra de Adam Smith proposta por Amartya Sen.

Anteriormente, graduou-se em economia pela USP-RP.

Confira seu currículo Lattes.

Marcus Sérgio Martins Aguiar graduou-se em administração pela Universidade de São Paulo. É mestre em economia pelo Cedeplar-UFMG, tendo concluído em 2012 sua dissertação de mestrado sobre a economia política de David Hume.

Atualmente é economista do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social - BNDES .

Confira seu currículo Lattes.

Victor Augusto Campos Alves graduou-se em economia na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) em 2013, apresentando a monografia 'Questões de escopo e método na economia: da economia política à economia comportamental'.

Gabryela de Almeida Duarte Borges concluiu a graduação em relações econômicas internacionais na Universidade Federal Minas Gerais (UFMG), onde foi bolsista do PET-FACE-UFMG.

Sua monografia de conclusão do curso versou sobre as ideias econômicas e políticas de Rosa Luxemburgo. Atualmente, cursa o mestrado na Unicamp.

Confira seu currículo Lattes.

Sarah Miranda

Sarah Rodrigues Leite de Miranda concluiu a graduação em economia na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e foi bolsista do PET-FACE-UFMG, quando desenvolveu uma monografia sobre as controvérsias acerca da transição do feudalismo ao capitalismo.

Confira seu currículo Lattes.

Leonardo Jamel Edim Falabella cursou a graduação em economia na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), concluída com uma monografia sobre a abordagem das capacitações, com ênfase nas obras de Martha Nussbaum e Amartya Sen.

É mestre em relações internacionais pela USP e, atualmente, cursa o doutorado em ciência política na Universidade da Califórnia, San Diego (EUA).

Confira seu currículo Lattes.

Vitor Furtado Jerônimo Veloso graduou-se em relações econômicas internacionais na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Foi bolsista de iniciação científica da Fapemig e desenvolveu uma monografia sobre Hume e o comércio exterior.

Atualmente cursa o mestrado em relações internacionais na Universidade Federal de Uberlândia (UFU).

Confira seu currículo Lattes.

Rui Francisco de Souza Só Maia

Rui Francisco de Souza Só Maia foi aluno de graduação em economia na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Sua monografia de conclusão de curso tratou do realismo crítico e da ontologia social de Tony Lawson.

Completou o mestrado em Philosophy and Economics na Erasmus University Rotterdam (Holanda) e, atualmente, cursa o doutorado em Filosofia na Universität Bielefeld (Alemanha).

Confira seu currículo Lattes.

Ana Paula Londe é graduou-se em economia na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), onde foi bolsista do PET-FACE-UFMG. No período em que esteve ligada ao grupo de pesquisa (2011-2012), Ana Paula desenvolveu uma monografia sobre a evolução do conceito de trabalho da Antiguidade até a Modernidade.

É mestre em economia pela Unicamp e, atualmente, cursa o doutorado em economia do Cedeplar-UFMG.

Confira seu currículo Lattes.

Vitor Henrique Barbosa Fabel cursou a graduação em economia na Universidade Federal de Minas Gerais (2009-2012) e em Relações Internacionais pela PUC-MG (2008-2012). Integrou o grupo em 2012, quando desenvolveu sua monografia de conclusão de curso sobre 'profecias autorrealizáveis'. Em 2014, ingressou no mestrado na Universidade de Bordeaux.

Atualmente, é auditor federal de finanças e controle da Secretaria do Tesouro Nacional (STN).

Confira seu currículo Lattes.

João Mateus de Freitas Veneroso é aluno de graduação em economia na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Foi bolsista de iniciação científica do CNPq e tendo desenvolvido uma monografia sobre a economia política de David Hume.

Atualmente cursa o mestrado em ciência da computação da UFMG.

Confira seu currículo Lattes.

Marina Lemos da Costal Val graduou-se em economia na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), tendo sido bolsista do PET-FACE-UFMG. No período em que esteve ligada o grupo de pesquisa, Marina completou uma monografia sobre a evolução da propriedade e das formas de governo na teoria dos quatro estágios de Adam Smith.

Concluiu os mestrados em história do pensamento ecoômico na Université Paris-Ouest Nanterre la Défense (França) e ciências econômicas e sociais na Ecole des Hautes Études en Sciences Sociales (França).

Confira seu currículo Lattes.

Marina Lemos Costa Val

Tomás Lima Pimenta graduou-se em economia na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), onde foi bolsista do PET-FACE-UFMG. Em 2012, concluiu sua monografia do PET sobre a concepção de história na obra de Rosa Luxemburgo.

É mestre em filosofia pela New School for Social Research (Estados Unidos), onde atualmente cursa o doutorado em filosofia.

Confira seu currículo Lattes.

Tomás Pimenta

Francisco Zuchelli Lott graduou-se em economia na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), tendo sido bolsista do PET-FACE-UFMG, quando elaborou uma monografia sobre 'Um estudo da controvérsia sobre o uso da matemática na economia'.

É mestre em sociologia pela UFMG.

Confira seu currículo Lattes.

Francisco Zuchelli

Victor Barros Aburachid graduou-se em economia na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Foi bolsista do PROBIC-Fapemig. Seu projeto versou sobre a economia monetária de David Hume.

Confira seu currículo Lattes.

Victor Aburachid

Pedro Henrique Raidan Vieira é aluno de graduação em ciências sociais na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Foi bolsista do PIBIC-CNPq, tendo desenvolvido um projeto sobre a institucionalização da pesquisa e do ensino de pós-graduação em Economia no Brasil. Confira seu currículo Lattes.

Pedro Raidan

Rodrigo Costa de Andrade é graduado em economia na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e mestre em economia pela Unicamp. Integrou o grupo em 2008-2009, quando era bolsista do PET-FACE-UFMG, e em 2011-2012, quando desenvolveu sua monografia de graduação sobre a concepção de ciência e de metodologia da economia de Thorstein Veblen.

Foi selecionado para ingressar no doutorado em economia da UFMG em 2019.

Confira seu currículo Lattes.

Rodrigo Costa de Andrade

Bianca Bittencourt Azevedo é aluna de graduação em economia na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Foi bolsista de iniciação científica da Fapemig entre abril de 2010 e abril de 2011.Neste período, Bianca desenvolveu uma monografia sobre a teoria dos quatro estágios de Adam Smith.

Confira seu currículo Lattes.

Bianca Bittencourt Azevedo

Fabio Weikert Bicalho cursou a graduação em economia na Universidade Federal de Minas Gerais (2006-2010). Participou de intercâmbio estudantil na University of Nottingham (Inglaterra, 2008-2009) e foi bolsista do Programa de Educação Tutorial (PET) da FACE-UFMG entre 2007 e 2009.

É mestre em mudanças climáticas e desenvolvimento internacional pela University of East Anglia. Desenvolveu sua monografia de graduação sobre o debate em torno da crise econômica de 2008-2009 e as críticas à teoria econômica dominante.

Foi consultor na WayCarbon e, atualmente, é associate economic affairs officer na CEPAL.

Confira seu currículo Lattes.

Fabio W. Bicalho
Lucas Morato Araújo

Lucas Morato Araújo graduou-se em economia na Universidade Federal de Minas Gerais (2006-2010) e concluiu o mestrado em Economia da Unicamp.

Durante o período em que integrou o grupo (2008-2010), foi bolsista de Iniciação científica da Fapemig (2008-2009) e concluiu duas monografias sobre o conceito de simpatia na filosofia moral de David Hume e Adam Smith.

Confira seu currículo Lattes.

Tamires Mascarenhas de Vilhena

Tamires Mascarenhas de Vilhena graduou-se em economia na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e concluiu o mestrado em economia aplicada na UFV.

Foi bolsista de iniciação científica da Fapemig entre 2009 e 2010, tendo desenvolvido projeto de pesquisa sobre a filosofia moral e do direito de Adam Smith.

Confira seu currículo Lattes.

Leandro Diniz Pereira cursou a graduação em economia na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e, simultaneamente, a graduação em administração pública na Fundação João Pinheiro. Durante o período em que integrou o grupo (2009), Leandro desenvolveu sua monografia de graduação sobre a economia e a filosofia da ciência de William Stanley Jevons.

Confira seu currículo Lattes.

Elias Teles Yehezkel cursou a graduação em economia na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), onde foi bolsista do PET-FACE-UFMG e bolsista de iniciação científica do CNPq. Durante o período em que integrou o grupo (2007-2008), Elias escreveu duas monografias sobre o conceito de justiça na obra de Adam Smith, das quais uma recebeu o Prêmio Minas de Economia.

Confira seu currículo Lattes.

Thiago Luiz Rodarte cursou a graduação em economia na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), onde foi bolsista do PET-FACE-UFMG. Posteriormente, completou o mestrado em Economia no Cedeplar-UFMG. Atualmente, trabalha no DIEESE. Durante o período em que integrou o grupo (2007), Thiago completou sua monografia de graduação sobre aspectos retóricos de alguns textos de Hayek.

Confira seu currículo Lattes.

Ricardo Meilman Lomaz Cohn cursou a graduação em economia na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Participou de intercâmbio estudantil na University of Nottingham (Inglaterra, 2007) e foi bolsista do PET-FACE-UFMG.

Cursou o mestrado em Economic Development and Growth na Lund University (Suécia) e na Universidad Carlos III de Madrid (Espanha). Atualmente, cursa o doutorado em economia na Simon Fraser University (Canadá).

No período em que participou do grupo (2005-2007), fez uma monografia do PET sobre a teoria do valor na obra de Marx.

Confira seu currículo Lattes.

Ricardo Vinicius Cornélio de Carvalho cursou a graduação em economia na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). É especialista em Gestão Pública pela Fundação João Pinheiro.

Atualmente, é analista do Banco Central do Brasil e cursa o mestrado em administração da UFMG. Ricardo integrou o grupo em 2007, quando completou sua monografia sobre as interpretações neoclássicas e neoricardianas da obra de David Ricardo.

Confira seu currículo Lattes.

Ulisses Sant'Anna Marques cursou a graduação em economia na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Integrou o grupo em 2007, quando credigiu sua monografia sobre Menger e a Revolução marginalista.

Lucas Grassi Freire cursou a graduação em economia na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e, simultaneamente, a graduação em relações internacionais da PUC-Minas. Posteriormente, fez o mestrado (2007-2008) e doutorado (2008-2012) em Relações Internacionais na University of Exeter (Inglaterra), onde foi associate lecturer.

Atualmente, é professor na Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Integrou o grupo em 2006, quando completou sua monografia sobre a praxeologia de Von Mises e os problemas metodológicos da economia.

Confira seu currículo Lattes.

Karina Carneiro Morais cursou a graduação em economia, na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Em junho de 2010 foi aprovada pelo Instituto Rio Branco no concurso público de admissão a carreira de diplomata. Atualmente é segunda-secretária da Embaixada do Brasil em Bogotá.

Integrou o grupo em 2006, quando concluiu sua monografia sobre a metodologia da economia proposta por Milton Friedman.