História do pensamento econômico brasileiro é tema do XV Seminário sobre a Economia Mineira

Post date: Aug 21, 2012 7:05:44 PM

Como ocorre a cada dois anos, o Cedeplar-UFMG realizará de 29 a 31 de agosto de 2012 o XV Seminário sobre a Economia Mineira, tradicionalmente conhecido como Seminário de Diamantina.

O evento, que congrega estudiosos que têm Minas Gerais como objeto de reflexão, visa discutir temas de economia, história, demografia e políticas públicas, que serão apresentados em mesas-redondas e sessões especiais compostas por pesquisadores convidados, bem como em sessões temáticas organizadas com base em trabalhos selecionados dentre aqueles submetidos pelos interessados.

Desde sua primeira edição, realizada há trinta anos, o Seminário é organizado na cidade mineira de Diamantina. Ao longo desse período, constituiu-se em um evento de destaque entre os encontros nacionais desta natureza e em um fórum de discussão da realidade social, econômica e política de Minas Gerais e do Brasil.

Tendo privilegiado a discussão sobre realidade mineira desde sua primeira edição, o Seminário incorporou a sua programação o debate sobre diversos e decisivos aspectos da realidade nacional e internacional, além de questões teóricas e metodológicas relevantes. Exemplo disso é a realização, nessa edição de 2012, de duas sessões que tratarão exclusivamente de temas de história do pensamento econômico brasileiro.

A primeira, é a mesa redonda prevista para as 9 horas do dia 29, quarta-feira, que será coordenada pelo Prof. Hugo Eduardo Araujo da Gama Cerqueira (UFMG-Cedeplar) e contará com apresentações dos professores Mauro Boianovsky (UnB), Maurício Coutinho (Unicamp) e Carlos Eduardo Suprinyak (UFMG-Cedeplar). A segunda, é a sessão especial programada para a quinta-feira, dia 30, às 10h45, e que será coordenada pelo Prof. Rodrigo Ferreira Simões (UFMG-Cedeplar) e terá por expositores os professores Maria Mello de Malta (UFRJ), Ramón García Fernández (UFABC) e Alexandre Mendes Cunha (UFMG).

A íntegra da programação e as notícias sobre o evento podem ser conferida no site do Cedeplar, bem como no perfil do Centro no Facebook e no Twitter. O interessados em participar do Seminário devem fazer sua inscrição por meio do formulário on-line.