Defesa da tese de Marcelo Soares Bandeira de Mello Filho

Post date: Aug 2, 2016 1:13:03 PM

Realizou-se em 28/01/2016 a defesa da tese de doutoramento de Marcelo Soares Bandeira de Mello Filho. O texto, com o título de "Escola francesa da regulação, escola da estrutura social de acumulação e as etapas do capitalismo", foi apresentado ao Programa de Pós-graduação em Economia do Cedeplar-UFMG sob a orientação do Professor Hugo Eduardo da Gama Cerqueira, que compôs a banca de avaliação ao lado dos professores Eleutério Prado (USP), David Dequech (Unicamp), Eduardo da Motta e Albuquerque e Carlos Eduardo Suprinyak (ambos da UFMG).

O resumo da tese, cuja íntegra estará disponível brevemente, é o seguinte:

O trabalho tem por objetivo compreender as origens e as transformações da escola francesa da regulação e da escola da estrutura social de acumulação, tendo como foco principal as modificações dos conceitos principais das abordagens – modo de regulação, regime de acumulação e estrutura social de acumulação – e a utilização desses mesmos conceitos para a compreensão das etapas do capitalismo. Antes dessas duas escolas, os teóricos do imperialismo e do capitalismo monopolista realizaram periodizações do capitalismo, que viriam a ser criticadas, devido ao caráter determinista e a-histórico de tais teorias, que enfatizavam a

mudança do capitalismo concorrencial para o monopolista e a provável substituição desse pelo socialismo.

Os conceitos centrais da escola da estrutura social de acumulação e da abordagem da regulação foram elaborados, a partir de meados da década de 1970, para criar um nível intermediário de análise entre uma teoria abstrata e geral do capitalismo e o âmbito histórico e empírico. Ao longo da evolução histórica das abordagens, ambas se afastaram de considerações teóricas acerca das características fundamentais do modo de produção capitalista e acabaram, com isso, adotando posições pré-teóricas acerca dessas características. Por isso, a abordagem da regulação e a escola da estrutura social de acumulação tiveram dificuldade para compreender o capitalismo das últimas décadas.

Nossos parabéns ao Marcelo!