Os exercícios básicos visam uma reabilitação inicial mais rápida. Deverão ser efetuados assim que a dor permitir. São seguros e não vão causar danos a cirurgia realizada. Dúvidas serão esclarecidas no primeiro retorno no consultório.
OBS: Uma dúdida frequente dos pacientes é referente a quando estar apto para dirigir. Um bom parâmetro de segurança seria quando o mesmo estiver andando bem, sem o auxílio de muletas. Varia muito dependendo da cirurgia, lateralidade e do paciente.
O fato de dirigir dificilmente vai interferir no resultado da cirurgia, porém devemos nos preocupar com a prevenção de acidentes, em caso de necessidade de manobras bruscas. Exemplo: cirurgias de pequeno porte, joelho esquerdo operado, carro automático, podemos liberar em menos de uma semana.
1) A primeira preocupação na reabilitação do joelho é com a extensão completa. Com o membro sobre a cama, procure forçar a extensão até encostar a parte posterior do joelho na cama. Para conseguir a extensão completa, coloque uma toalha enrolada ou uma pequena almofada abaixo do tornozelo. Ao mesmo tempo, pode-se fazer a contração do quadríceps (músculo da parte anterior da coxa) por 10 a 15 segundos, várias vezes ao dia. Isso vai prevenir a hipotrofia da coxa e acelerar a recuperação da musculatura. A extensão completa deverá ser conseguida o mais cedo possível. O limite seguro deverá ser 03 semanas. Após 06 semanas dificilmente se consegue ganhar mais extensão.
Obs: O hábito de colocar uma almofada ou travesseiro abaixo dos joelhos é confortável, mas pode retardar o ganho de extensão. Procure evitar esta posição e procurar colocar estes apoios abaixo do tornozelo, para que a gravidade atue no sentido de estender os joelhos.
2) O ganho de amplitude de movimento é igualmente importante. Poderá ser precoce, sem risco de soltar os pontos ou abrir a ferida. Poderá causar pequenos sangramentos que não vão comprometer a cirurgia. Pode ser feito assentado ou deitado na cama. O uso de skate ou patins pode ajudar. Caso não sejam disponíveis, poderá ser feito em qualquer superfície deslizante. Arraste o pé para frente e para trás devagar. Quando atingir uma angulação que cause dor, tente segurar por alguns segundos que a dor acomodará. Tente fletir um pouco mais e depois estenda de novo. Faça este exercício várias vezes ao dia.
3) A elevação do membro retificado deve ser tentada quando o joelho já estiver totalmente estendido Geralmente é conseguida após alguns dias de pós operatório. Deverá ser feitas 03 séries de 10 movimentos de 3 a 4 vezes ao dia.
As imagens dos anexos podem ajudar a visualização dos exercícios!
ELEVAÇÃO PASSIVA
EXERCÍCIOS DIVERSOS