QUANDO POSSO PISAR?
O apoio imediato é permitido, inicialmente, com muletas e andador, na maioria dos casos. Quando se tratar de lesões mais graves, como fraturas, poderemos orientar o paciente a ficar sem pisar algumas semanas, mas o mais comum é apoio imediato, dentro do que o paciente tolerar. Evite os excessos, durante as primeiras semanas, para melhor recuperação.
O apoio até ajuda na recuperação!
QUANDO POSSO INICIAR OS EXERCÍCIOS?
Exceto quando orientações em contrário, os exercícios podem ser iniciados no primeiro dia em casa, conforme o conforto permitir. O ganho de movimento deverá ser gradativo e persistente, mesmo com um pouco de dor. Ajude o fisioterapeuta fazendo os exercícios orientados diariamente, e não somente nas sessões.
O hábito de colocar uma almofada ou travesseiro abaixo dos joelhos é confortável, mas pode retardar o ganho de extensão. Procure evitar esta posição e procurar colocar estes apoios abaixo do tornozelo, para que a gravidade atue no sentido de estender os joelhos.
MEU JOELHO ESTÁ DOENDO MUITO!
A dor no pós operatório é comum e não é sinal de complicação. no entanto, em cada tipo de procedimento é esperado um grau de desconforto diferente. Use os medicamentos prescritos sem ficar esperando muito a dor passar, espontaneamente, pois, uma vez que a dor fique mais forte, demora mais a aliviar com medicamentos. Os medicamentos são importantes nos primeiros dias até para favorecer os movimentos e o reforço, que são fundamentais para uma boa recuperação! Não fique tentando ser forte e vencer a dor!
QUANDO POSSO DIRIGIR?
Uma dúdida frequente dos pacientes é referente a quando estar apto para dirigir. Um bom parâmetro de segurança seria quando o mesmo estiver andando bem, sem o auxílio de muletas. Varia muito dependendo da cirurgia, lateralidade e do paciente.
O fato de dirigir dificilmente vai interferir no resultado da cirurgia, porém devemos nos preocupar com a prevenção de acidentes, em caso de necessidade de manobras bruscas. Exemplo: cirurgias de pequeno porte, joelho esquerdo operado, carro automático, podemos liberar em menos de uma semana.
QUANDO POSSO VOLTAR A MINHA ATIVIDADE HABITUAL? TRABALHAR, ACADEMIA, PILATES, ETC...
Isso depende muito da cirurgia feita e do tipo de atividade. O importante e respeitar o tempo de recuperação e seguir as orientações da equipe médica. Lembre de duas palavras chave: GRADATIVO E MODERAÇÃO !
Retornar tudo de forma gradativa dá a oportunidade do seu joelho se adaptar de novo a carga dos exercícios e atividades do cotidiano. A moderação em tudo que for fazer também é muito importante, pois os excessos geralmente aumentam a inflamação e causam recidiva da dor e do edema. Vamos com calma que tudo voltará ao normal em breve!
E O MEU RETORNO, QUANDO SERÁ?
O primeiro retorno, para retirada dos pontos ou grampos, será em torno de 10-15 dias, e deverá ser marcado no consultório (unimed) ou no Mater Dei, pelos canais habituais de agendamento. Serão necessários vários atendimentos até a alta definitiva, e serão combinados nas consultas. Se tiver necessidade de avaliação extra, a qualquer momento entre em contato pelo whatsapp (31-99650-1400) que ieu e a Roberta iremos te orientar.
TENHAM UMA EXCELENTE RECUPERAÇÃO!