PRÓTESE TOTAL DE JOELHO - ORIENTAÇÕES GERAIS:
1) O curativo poderá ser trocado, em casa, de 2/2 dias até o 8° dia, ou quando a ferida estiver seca. A aplicação de gelo local deverá ser mantida, protegendo a pele com uma toalha fina, 03 vezes ao dia, 20 minutos. Pequenos sangramentos são comuns.
SE TIVER QUALQUER SECREÇÃO, NOS AVISE!
2) Lavar a ferida operatória com água e sabonete (DEGERMANTE DE CLOREXIDINA) sem esfregar. Banhos de imersão, como banheira e piscina, são contra indicados até a retirada dos pontos. NA DÚVIDA, MANDE FOTOS DA FERIDA OPERATÓRIA PARA AVALIAÇÃO DA EVOLUÇÃO.
3) O repouso relativo é muito importante na primeira semana. Evitar escadas, rampas e esforços físicos durante as primeiras 06 semanas.
O CONTROLE DO AMBIENTE É FUNCAMENTAL PARA EVITAR O RISCO DE QUEDAS. CUIDADO ESPECIAL COM PISO ESCORREGADIO, COMO COZINHA E BANHEIROS, PISO IRREGULAR OU OBJETOS NO CHÃO, COMO TAPETES E MÓVEIS BAIXOS.
4) Após 30 dias, exercícios leves na piscina serão permitidos, se o desconforto pós-cirúrgico permitir.
5) Prestar bastante atenção nas orientações da receita de alta (retorno, medicação, etc). Comunicar qualquer anormalidade no celular (febre, dor forte, quedas, secreções).
6) Movimentar bastante os pés e os tornozelos para ativar a circulação e diminuir o edema. Este cuidado é muito importante para prevenir trombose venosa profunda. Se apresentar dores fortes na panturrilha, falta de ar ou dificuldades para respirar, me avise prontamente pelo celular e procure o hospital com urgência.
7) Será necessário o uso do andador ou muletas por aproximadamente 28 dias, a contar da data da cirurgia. Podem apoiar totalmente, assim que a dor permitir.
8) Fazer os exercícios ensinados pelo menos 03 vezes ao dia (ver exercícios iniciais): extensão completa do joelho na cama, contração do quadríceps (coxa) por 10 segundos e flexão progressiva assentado (patins, skate ou arrastar o pé). Os pontos não irão se soltar.Fique tranquilo(a)! Quando possível, fazer a elevação do membro retificado.
9) No primeiro retorno serão repassadas as informações adicionais sobre: uso continuado de muletas, medicamentos específicos, fisioterapia e retorno às atividades do cotidiano.
10) Equimoses (manchas roxas) são comuns, não se preocupem.
11) A dor deverá ser controlada com os medicamentos prescritos. Em caso de dor forte ou febre, fazer contato pelo celular ou procurar o Hospital de origem ou Pronto Atendimento do seu Plano de saúde.
Boa recuperação e um abraço!