Dia 29

"Naquele tempo, Jesus partiu da Samaria para a Galileia. O próprio Jesus tinha declarado que um profeta não é honrado na sua própria terra. Quando então chegou à Galileia, os galileus receberam-no bem, porque tinham visto tudo o que Jesus havia feito em Jerusalém, durante a festa. Pois também eles tinham ido à festa. Assim, Jesus voltou para Caná da Galileia, onde havia transformado a água em vinho. Havia em Cafarnaum um funcionário do rei que tinha um filho doente. Ouviu dizer que Jesus tinha vindo da Judeia para a Galileia. Ele saiu ao seu encontro e pediu-lhe que fosse a Cafarnaum curar seu filho, que estava morrendo. Jesus disse-lhe: "Se não virdes sinais e prodígios, não acreditais". O funcionário do rei disse: "Senhor, desce, antes que meu filho morra!" Jesus lhe disse: "Podes ir, teu filho está vivo". O homem acreditou na palavra de Jesus e foi embora. Enquanto descia para Cafarnaum, seus empregados foram ao seu encontro, dizendo que o seu filho estava vivo. O funcionário perguntou a que horas o menino tinha melhorado. Eles responderam: "A febre desapareceu, ontem, pela uma da tarde". O pai verificou que tinha sido exatamente na mesma hora em que Jesus lhe havia dito: "Teu filho está vivo". Então, ele abraçou a fé, juntamente com toda a sua família. Esse foi o segundo sinal de Jesus. Realizou-o quando voltou da Judeia para a Galileia. (Jo 4, 43-54)

"O homem acreditou na palavra de Jesus e foi embora".

Essa pequena frase revela a atitude de grande fé de um pai aflito em busca da cura de seu filho, mesmo ouvindo palavras que não soavam muito animadoras. Após ter entregado a Jesus sua preocupação, aquele homem, que via em Jesus a última esperança na tribulação, aceita a ordem do Mestre como um desafio para a sua confiança: "Vai, teu filho está vivo". Ir embora, naquele momento, significava agarrar-se ao poder da palavra de Jesus e viver à sua altura por uma fé viva. E esse gesto não ficou sem resposta: ao chegar em casa, o homem encontrou o filho curado.

Há momentos na vida em que devemos dar o mesmo passo de fé daquele oficial do rei: acreditar na palavra de Jesus, que está sempre ao nosso alcance na Escritura, e ir adiante, numa postura ativa diante dos problemas. Isso é sinal de que damos crédito ao Senhor. Esperar soluções mágicas, que não dependam do nosso próprio empenho de mudança, não é sinal de fé. O salmo 113 (v. 24) diz: "Os céus são os céus do Senhor, mas a terra ele a deu aos filhos de Adão". Isso quer dizer que tudo o que Deus pode e deseja fazer sobre a terra, ele o fará em parceria conosco, os filhos de Adão. Aceite em sua vida a Palavra de Deus hoje; agarre-se a ela com fé e vá adiante, cheio da força e do poder do Espírito Santo.

Guarde essas palavras em seu coração como um grito de largada na corrida rumo à vitória de Deus em meio à tribulação:

"Se Deus é por nós, quem será contra nós? Aquele que não poupou seu próprio Filho, mas que por todos nós o entregou, como não nos dará também todas as coisas com ele?" (Rm 8, 31-32)

"Quem nos separará do amor de Cristo? A tribulação? A angústia? A perseguição? A fome? A nudez? O perigo? A espada? ... Mas, em todas essas coisas, somos mais que vencedores pela virtude daquele que nos amou".

(Rm 8, 35.37)

"Estou acostumado a todas as vicissitudes: a ter fartura e a passar fome, a ter abundância e a padecer necessidade. Tudo posso naquele que me fortalece". (Fl 4, 12-13).

"No mundo haveis de ter aflições, mas tende bom ânimo; Eu venci o mundo". (Jo 16, 33).

Oremos para recomeçar o caminho da fé:

Senhor Jesus, agarrando-me à Tua Palavra, sigo adiante hoje com ousadia. Lanço fora todo abatimento, incredulidade e desânimo e me revisto de bom ânimo e coragem para dar mais alguns passos no caminho da vida. Hoje aprendi a importância de seguir adiante como sinal de fé. Por tudo aquilo que já deu errado, Senhor, e por tudo aquilo que já me decepcionou, tive vontade de desistir e parar. Mas hoje retomo o meu caminho, sabendo que a Tua Palavra para mim é uma palavra de libertação: "Podes ir...". Sei que posso prosseguir, amado Jesus, pois as coisas passadas não podem me aprisionar. Sou livre em Ti, para as boas coisas de Deus que ainda virão. Obrigado, Jesus, pela minha libertação no dia de hoje. Glória a Ti, Senhor.