DNPM

6.- DNPM - 4° Distrito - Recife

6.1.- LOTAÇÃO DO AVIÃO

Na década de 70, o Chagas trabalhava no DNPM no Recife e mantinha excelente relacionamento não só com a cúpula do Departamento, mas também com o pessoal do gabinete do Ministro das Minas e Energia de Brasília.

Frequentemente ele era chamado para organizar viagens a minas e ocorrências minerais do interior do Nordeste. Foi numa dessas viagens realizada parte com carros e parte de avião que aconteceu esta história. No grupo de viajantes o Chagas era quem estabelecia os roteiros e as lotações dos carros e do avião.

Lá pelas tantas, em um determinado campo de aviação, constatou-se que o grupo era maior do que a lotação do avião permitia. Portanto, alguns deveriam continuar a viagem de carro. Foi aí que o Chagas resolveu determinar aqueles que viajariam no avião. Reuniu o grupo e foi indicando os passageiros para a viagem aérea:

- Você vai! Você vai! Você NÂO vai!

- Eu doutor? Eu não vou?

- É você não vai!

- Como não vou? Eu sou o piloto do avião!

6.2.- EDUCAÇÃO

Robinson e Hermanilton eram geólogos do DNPM e trabalhavam juntos, mapeando no interior de Pernambuco, lá pelos idos de 70.

Chegaram num hotelzinho modesto para almoçar. A fome corroia os estômagos. Sentados à mesa aguardavam ansiosos a chegada da refeição. Muito pouco de bom a esperar, mas a fome era tanta que qualquer coisa cairia bem.

O almoço chegou, pratos à mesa.

- Arroz com bife!

Anunciou o cozinheiro que também era o garçom.

Na mesa foram colocados dois pratos: um com arroz, muito arroz e o outro com dois bifes, sendo um grande e outro pequeno.

Cada geólogo serviu-se de arroz, só arroz e ficaram aguardando um pelo outro na tomada dos bifes.

Depois de muito comer arroz puro, o Robinson serviu-se do bife grande para espanto do Hermanilton que imediatamente protestou:

- Mal educado! A boa educação manda que você sirva-se do bife pequeno, por ter sido o primeiro a servir-se!

- Qual nada! Frescura!

Retrucou o Robinson, acrescentando:.

- Como o bem educado é você, caso você tivesse se servido antes do que eu, tiraria o bife pequeno e, de qualquer maneira, o bife grande seria meu!

6.3.- DESENTUPIMENTO

Corriam os anos 60. Na sede do DNPM no recife, no famoso 4° Distrito, ocorreu esta historia.

Constatou-se um problema banal: uma pia entupida. Prontamente foi chamado um encanador par efetuar o devido desentupimento. Rapidamente o serviço foi realizado com sucesso. Chegada a hora do pagamento por tal mão de obra, o encanador anunciou:

-São 30.000 Cruzeiros Novos!

- Isto é uma exorbitância! Está caro demais!

-Não está não! O preço está bem razoável!

- Mas 30.000 Cruzeiros Novos para desentupir uma simples pia? É demais!

-Desentupir uma pia, não! O meu trabalho cconstou da “desobstrução dos canais hidráulicos”, portanto o preço está bom!

RETORNA PARA O SUMÁRIO