Evolução Química e Hidrodinâmica de Galáxias Anãs Próximas
(Bolsa de Produtividade em Pesquisa, nível 2 - CNPq 308677/2012-9, 2014 a 2017)
Este projeto tem como principal objetivo a análise dos processos dominantes na evolução de galáxias anãs póximas a partir do estudo do enriquecimento químico, das populações estelares e da evolução hidrodinâmica dessas galáxias. Serão investigados, principalmente, os mecanismos responsáveis pela remoção do conteúdo gasoso desses sistemas, pela definição dos padrões de abundância e da distribuição de metalicidade estelar observados e pela caracterização das principais populações estelares presentes nessas galáxias. Serão utilizados, como principais ferramentas, previsões de modelos de evolução química (desenvolvidos pelo autor em conjunto com o grupo da Universidade de Trieste, Itália), modelos de síntese espectral e simulações hidrodinâmicas (em cooperação com pesquisadores do NAT), cujos resultados acoplados fornecerão fortes vínculos para esse estudo. Na comparação com os dados observados, será ainda utlizado o método estatístico de entropia cruzada para garantir a convergência dos modelos aos dados (em colaboração com o Dr. Hektor S. A. Monteiro - UNIFEI). Comparações entre as previsões e dados observacionais (abundâncias químicas, distribuição de metalicidade, massa total, massa de gás, características das populações estelares, entre outros) permitirão impor vínculos não somente à formação dos elementos químicos e enriquecimento do meio, como também aos processos de formação e evolução galáctica. Combinando os resultados dessas três frentes (população estelar, evolução química e hidrodinâmica) será possível traçar um cenário consistente e coerente para a evolução desse tipo particular de galáxia e, posteriormente, expandir para outros tipos morfológicos, como galáxias espirais, irregulares e "ultra faint dwarfs".
NAT Lectures on Astrophysics I. Collapsing or Colliding Systems: solving the galactic puzzle
(Auxílio Organização Evento Científico Regular, FAPESP 2011/18938-0, 2012)
NAT - Lectures on Astrophysics will be an international advanced school for researchers, post-docs, graduate students, and undergraduate students working in the fields of astronomy and physics, that will be held in São Paulo, Brasil, from the 06th to the 10th February, 2012. The main topic of the lectures will be Formation and Evolution of Galaxies, divided in four different courses (of 5 lectures of 75 minutes each), given four worldly known experts in each of their respective fields: Gustavo Bruzual (Stellar Populations in Galaxies), Francesca Matteucci (Chemical Evolution of Galaxies), Joseph Silk (Formation and Evolution of Galaxies), and Piero Madau (Simulating Galaxies). The event will be five days long, with four lectures per day, each with a different subject. Between the two courses in the morning and in the afternoon there will be an interval of 45 minutes, during which the students will be able to interact with the invited professors and among themselves.
Aplicação de Modelos Teórico-computacionais em Física e Astrofísica
(Projeto PROSUP 2137/2010, Edital no. 059/2010 CAPES, 2011 a 2013)
O presente projeto tem com principal objetivo estimular e incrementar a formação de recursos humanos na área de física/astronomia, dando apoio, em especial, a alunos de mestrado da instituição, a partir da sua participação nas linhas de pesquisa do programa. Dentro dos obejtivos científicos, na área de física, além dos aspectos ligados à física das partículas elementares e do núcleo, uma grande ênfase será dada ao desenvolvimento de métodos numéricos para a resolução das equações ligadas aos problemas discutidos no projeto. Em astrofísica, serão utilizados códigos já desenvolvidos e aplicados pelos docentes à novos objetos e situações. Por um lado, será realizada a integração de um modelo de evolução química com um modelo de população estelar e feita uma aplicação desses modelos a três galáxias anãs do grupo local. Paralelo a esse estudo, a análise de processos dominantes na evolução de galáxias anãs através do enriquecimento químico e da evolução hidrodinâmica dessas galáxias será feita a partir da investigação, principalmente, dos mecanismos responsáveis pela remoção do conteúdo gasoso desses sistemas e pela definição dos padrões de abundância e da distribuição de metalicidade estelar observados.
Evolução Química de Galáxias Próximas
(Projeto de pós-doutorado de Monica M. Marcon-Uchida Sguazzardi, FAPESP 10/17142-4, 2011 a 2014)
A distribuição de abundâncias químicas e sua variação no espaço e tempo são importantes ferramentas para compreender a evolução química de galáxias. Em particular, o estudo dos modelos de evolução química e dos seus vínculos observacionais é muito importante para aprimorar os nossos conhecimentos sobre a formação e a evolução da Galáxia e de sistemas estelares próximos. Neste projeto visamos estudar a evolução química do disco e do bojo de galáxias espirais e das Nuvens de Magalhães. O estudo da história evolutiva destes sistemas é de grande importância para a construção de um cenário mais completo para a formação de sistemas espirais bem como para as conexões evolutivas entre as Nuvens de Magalhães e a nossa Galáxia.
Formação e Evolução de Galáxias Anãs no Universo Local
(Bolsa de Produtividade em Pesquisa, nível 2 - CNPq 302112/2009-0, 2010 a 2013)
A partir da análise do enriquecimento químico de galáxias anãs (esferoidais e irregulares) do Grupo Local buscaremos, neste projeto, estudar os processos de formação e evolução de galáxias. Utilizaremos, como principal ferramenta, previsões de modelos de evolução química, desenvolvidos pelo autor em conjunto com o grupo da Universidade de Trieste (Itália), comparadas aos dados obsevacionais das galáxias anãs. A partir das comparações é possível impor vínculos não somente à formação dos elementos químicos e enriquecimento do meio, como também aos processos de formação e evolução galáctica. Além disso, os modelos teóricos serão utilizados a fim de verificar o contexto no qual as galáxias anãs do Grupo Local estariam relacionadas às galáxias primordiais e/ou aos blocos a partir dos quais as grandes galáxias se formaram e o cenário no qual um tipo morfológico de galáxia anã evolui para outro.
Aplicação de Modelos Teórico-computacionais em Astrofísica
(Projeto Jovem Pesquisador em Centros Emergentes - FAPESP 06/57824-1, 2007 a 2011)
O projeto foi desenvolvido no Núcleo de Astrofísica Teórica, na Universidade Cruzeiro do Sul. Neste projeto, procuramos aplicar uma série de modelos teóricos (evolução química de galáxias, precessão de jatos, ventos estelares) a diferentes objetos e ambientes astrofísicos (estelares, galácticos, extragalácticos) com o objetivo de analisar diversos processos importantes para a compreensão do universo como formação estelar, ventos estelares, sistemas binários, evolução de galáxias anãs, formação e evolução de galáxias, jatos, núcleos ativos de galáxias. Além disso, o estabelecimento de um grupo com especialistas de diferentes áreas da astronomia como, por exemplo, astrofísica estelar, galáctica e extragaláctica, permitirá estudar a relação entre processos e objetos encontrados nessas áreas.