Bem-vindo à página da disciplina Cálculo Diferencial e Integral 2.
Aqui você encontra todas as informações importantes sobre a disciplina, além de parte do material didático (notas de aula e listas de exercícios).
Plano de Ensino
Aulas
Terça-feira das 19h10 às 21h50, com intervalo de 10 minutos.
Quinta-feira das 19h10 às 21h50, com intervalo de 10 minutos.
Sexta-feira das 19h10 às 21h50, com intervalo de 10 minutos.
Ementa
Estudo das funções de várias variáveis e suas aplicações, das integrais múltiplas, da integração curvilínea e de superfície, demonstrando o uso desses fundamentos matemáticos como instrumentos poderosos na resolução de problemas de Engenharia.
Programa
Apresentação do Plano de Ensino
Apresentação e discussão do plano de ensino focando objetivos, conteúdos, estratégias, avaliação e bibliografia.
Derivadas parciais
Limites e continuidade; derivadas parciais; regra da cadeia para derivadas parciais; incrementos e
diferenciais.
Integrais múltiplas
Integrais duplas em coordenadas retangulares e polares; integrais triplas em coordenadas retangulares,
cilíndricas e esféricas; aplicações.
Operadores
Gradiente, divergente e rotacional.
Bibliografia
Básica
BOULOS, P. Cálculo diferencial e integral. São Paulo:Pearson Education do Brasil, 2014. v.1
SIMMONS, G. F. Cálculo com geometria analítica. SãoPaulo: Pearson Makron Books, 2010. v. 2.
STEWART, J. Cálculo. 6. ed. São Paulo: Cengage Learning,2012. v. 2. (e-book)
Complementar
GUIDORIZZI, H. L. Um curso de cálculo. 5. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2009. v.2. (e-book)
HUGHES-HALLET, D. et al. Cálculo: a uma e a várias variáveis. 5.ed. Rio de Janeiro: LTC, 2011. v.2. (e-book)
RODRIGUES, A. C. D.; SILVA, A. R. H. S. Cálculo diferencial e integral a várias variáveis. Curitiba:
Intersaberes, 2016. (e-book)
HOMAS, G. B.; WEIR, M. D.; HASS, J. Cálculo. 10. ed. São Paulo: Pearson, 2004. v.2. (e-book).
WEIR, M. D.; HASS, J. Cálculo. 12. ed. São Paulo: Pearson, 2012 (e-book).
Avaliacão
A média final do curso será dada pela soma das notas das avaliações A1 e A2, cada uma valendo 5,0 pontos: MF = A1 + A2. Para ser aprovado, deve-se ter MF maior or igual à 6,0.
A1: prova regimental (PR - 5,0 pontos)
A2: listas, avaliações, prova parcial (5,0 pontos)
Os alunos que não obtiverem média final igual ou maior que 6,0 poderão fazer a prova integralizada final (AF), que vale 5,0 pontos e substitui a menor nota entre A1 e A2. Assim, depois da AF, a média final fica sendo:
MF = A1 (ou AF) + A2 (ou AF)
Notas de aula
Abaixo você pode acessar e salvar os arquivos com as notas de aula dos tópicos do curso.