VISITE NOSSA VITRINE!
Agora você vai saber tudo sobre galinhas, desde a "Galinha Maravilha" (Mais Antigo Ancestral já Descoberto), passando pelo Galo de Bankiva (o acestral mais próximo e ainda vivo encontrado) até nossos dias. O galobankiva.com será sua sala de aula, na hora que você quiser, pelo tempo que quiser. Venha desfrutar do nosso conhecimento, vamos compartilhar tudo que aprendemos ao longo do tempo, na academia, nas pesquisas, nas consultorias e no dia-a-dia.
Vamos falar do que sabemos, do que dominamos; colocar você avicultor, a par de tudo que envolve um projeto de galinhas poedeiras, das 26 doenças mortais que pode dizimar suas galinhas, sintomas, diagnóstico e tratamento, vamos falar das principais raças e linhagens de galinhas poedeiras.
Abordamos a legislação de forma simplificada para melhor entendimento e damos dicas de aplicativos que ajudam no controle da rotina.
Aproveite para visitar nossa vitrine e conferir a nossa Apostila - Galinhas Poedeiras
Não estamos aqui para falar de verdades absolutas. Não! A Ciência, grande responsável por trazer luz ao assunto tem se esforçado e mostrado resultados bastante interessantes. Assuntos e teses que nos põe em uma grande reflexão e isso instiga várias linhas de raciocínio, indo do absoluto ao relativo com muita facilidade.
O Galo de Bankiva (Galo Vermelho das Florestas), O Red Junge Fowl, de acordo com os estudos sobre sequência de genoma ele é o grande representante, mas não o único. A origem é mais complexa e tem ainda variantes que devem ser estudadas para um veredicto final. Vejamos o que relata parte dos estudos.
"O novo estudo envolveu a coleta e sequenciamento de 863 genomas ao todo: desse total, 787 envolveram o sequenciamento do genoma completo, 162 dos quais eram de galinhas domésticas. Além disso, 142 dos espécimes vieram de pássaros que representam todas as subespécies de ave da selva vermelha. E 12 eram de aves silvestres verdes, dois eram de aves silvestres cinzentas e quatro eram de aves silvestres do Ceilão." Fonte: Ming-Shan Wang et al. 863 genomas revelam a origem e domesticação de frango, Cell Research (2020). DOI: 10.1038 / s41422-020-0349-y
Como podemos ver o estudo é recente e revela não uma, mas quatro fontes de origem da galinha doméstica e ainda, o estudo cita a provável cruza com outras aves selvagens. Isso para nós brasileiros não é nenhuma novidade, haja vista a naturalidade com que vemos as galinhas cruzarem com jacus.
A relevância dessas informações é justamente o fato de entendermos que elas continuam evoluindo e podemos a frente nos depararmos com aves muito melhores do que as que temos hoje, aliás, é uma tendência natural, aves mais robustas, com melhor índice de postura e melhor resistências à pragas e doenças, bem como maior facilidade de adaptação ambiental. Já se fala no meio científico de poedeiras resistentes à gripe aviária, por exemplo.
"Londres (AE) - Cientistas das universidades britânicas de Cambridge e Edimburgo criaram frangos geneticamente modificados para impedir a proliferação da gripe aviária, segundo o reportagem publicada sexta-feira pelo jornal Science. A publicação revelou que os pesquisadores desenvolveram com sucesso frangos transgênicos que não transmitem o vírus influenza para outras aves com as quais tenham contato. Isso oferece o potencial de deter surtos de gripe aviária em aves, protegendo assim a saúde de animais domésticos e reduzindo o risco de epidemias na população humana." Fonte: tribunadonorte
E continuam...
"Eles também descobriram que os pássaros que eventualmente se tornaram a galinha doméstica moderna eram originalmente uma subespécie de ave da selva vermelha chamada Gallus gallus spadiceus. Os dados também mostraram que depois que as aves foram transportadas para outras partes da Ásia, elas foram cruzadas com outras aves selvagens vermelhas e também com outras espécies de aves selvagens. Os pesquisadores também descobriram que as galinhas domésticas divergiram de Gallus gallus spadiceus entre 9.500 e 3.300 anos atrás, muito mais tarde do que quando a primeira domesticação começou." Fonte: Ming-Shan Wang et al. 863 genomas revelam a origem e domesticação de frango, Cell Research (2020). DOI: 10.1038 / s41422-020-0349-y
Se você é daqueles que ama adquirir novos conhecimentos sobre galinhas, não tem preguiça para uma longa e prazerosa leitura, clique no próximo link e leia esse artigo sobre galinhas.
TAXONOMIA DAS GALINHAS - CLASSIFICAÇÃO CIENTÍFICA
REINO: Animalia - Animal
FILO: Chordado - Cordados
SUB-FILO: Vertebrata - Vertebrados
CLASSE: Aves
ORDEM: Gallifiormes - Galináceos
FAMÍLIA: Phasianidae - Faisões
GÊNERO: Gallus
ESPÉCIE: Gallus gallus
SUB-ESPÉCIE: Gallus gallus xxxxx (...veja abaixo os nomes)
As sub-espécies do gênero - Gallus, da Espécie - Gallus gallus, são várias e nós vamos falar das principais, das que tiveram maior relevância no processo evolutivo, já estudadas e comprovadas as teses a respeito delas.
O Gallus gallus bankiva é esse que acabamos de falar dele, muito famoso, tido como o ancestral mais antigo das galinhas domésticas e ainda vivo em estado selvagem nas florestas asiáticas. O idolatrado Red JoungleFowl, que de fato é uma das aves mais icônicas da era atual; belo, formoso, fugaz e com uma história de superação e evolução inacreditável.
As outras sub-espécies com menor relevência serão apenas citadas. Essas sub-espécies tiveram algum grau de participação na evolução das galinhas domésticas, porém, não com a evidência marcante e participação ativa do gallus bankiva.
O Gallus gallus jabouillei, Gallus gallus murghi, Gallus gallus varius, Gallus gallus lafayettii e Gallus gallus sonneratti, representam a diversidade das aves pardas, verdes, marrons e outras citadas na literatura.
Quer saber mais sobre o Galo de Bankiva? Clique aqui O Ancestral