VISITE NOSSA VITRINE!
A Grande Estrela Nacional - Criada pela EMBRAPA (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), a Embrapa 051, tem destaque a nível global, reconhecida como um das melhores aves poedeiras comerciais do mundo.
Seus ovos em tons marrons avermelhados que muito se assemelham com os de aves mais rústicas de capoeira (preferidos pelo público brasileiro por lembrar os das criações extensivas das grandes fazendas). A Embrapa 051 é uma grande aposta para produtores de ovos e criadores ou recriadores de pintainhas quase que em todo território nacional.
"POEDEIRA COLONIAL EMBRAPA 051
A Poedeira Colonial Embrapa 051 foi desenvolvida de 1996 até 1998 e lançada em 2000 na forma de um pacote genético de linhagem de poedeiras para produção de ovos de casca marrom, para sistemas menos intensivos de produção, como sistemas colonial e orgânico. O pacote é composto pelas matrizes fêmea SG e pelas matrizes macho GG.
Esse pacote genético faz parte de um contrato de cooperação técnica com a Gramado Avicultura, que aloja avós e matrizes e distribui pintos matrizes e pintos poedeiras para todo o Brasil, com autorização para exportação.
O manual de manejo e indicadores de produção da poedeira Embrapa 051 foi revisado em 2017, a partir de experimento realizado para tal, e encontra-se atualizado e impresso.
Essa linhagem conquistou um parcela significativa do mercado de ovos castanhos com o uso dessa linhagem nos sistemas de produção de ovos coloniais. Atualmente as linhas puras da linhagem (SS e GG) estão alojadas em granja nova de melhoramento genético na localidade de Linha Suruvi (interior de Concórdia-SC), com status de bisavozeira registrada."
"O gráfico abaixo (à esquerda) mostra o desempenho da poedeira Embrapa 051 em um teste de avaliação de níveis de alimentação, comparadas com poedeiras da linhagem Lohmann, em 2017, todas criadas em piso com acesso à piquetes de pastoreio. Nesse gráfico aparece a curva padrão da Lohmann e da Embrapa 051 do manual original de lançamento da linhagem. Aparece também o desempenho das galinhas da linhagem Lohmann(T4) e o desempenho das galinhas da linhagem Embrapa 051 em três níveis de alimentação: T3 = alimentadas pela curva do manual de alimentação da Lohmann+7 g/dia T2 = alimentadas pela curva do manual da Lohmann T1 = alimentadas pelo T2 menos 7g/dia Esse gráfico mostra que tanto o T3 como o T2 apresentaram curva de produção de ovos satisfatória para a linhagem e que a mesma necessita da mesma quantidade de ração diária que uma poedeira Lohmann. Isto é, uma linhagem para produção de ovos coloniais com baixo consumo e alta produção de ovos." Site Embrapa
As poedeiras coloniais Embrapa 051 são galinhas híbridas, resultantes do cruzamento entre linhas Rhode Island Red e Plymouth Rock Branca, selecionadas na Embrapa Suínos e Aves. Essas galinhas são especializadas para produção de ovos de mesa de casca marrom e, por serem rústicas, se adaptam bem aos sistemas menos intensivos. Apresenta plumagem marrom intenso, ótima produção de ovos, longevidade e rusticidade. Iniciam postura às 21 semanas e produzem até as 90 semanas de idade, com potencial para produzir 345 ovos por ave alojada durante o ciclo produtivo. O pico de produção de 90% é alcançado às 30 semanas e o peso dos ovos é superior a 56g. Ao final do período produtivo, com peso corporal das aves de cerca de 2,385kg, permite bom aproveitamento para o consumo da carne.
Os pequenos produtores rurais de base familiar utilizavam tradicionalmente nas suas criações galinhas de postura de baixo potencial genético e tecnológico. O que levava a uma menor produtividade e maiores custos de produção. Com o desenvolvimento da Poedeira Colonial Embrapa 051, os produtores têm a possibilidade de substituir uma ave de baixa tecnologia por uma genética mais avançada, que proporcione aumento de produtividade na postura e a agregação de valor pela venda da carcaça para consumo.
Os principais beneficiários da tecnologia são agricultores familiares de todo o Brasil.
Redução dos custos de produção quando comparado a outras genéticas existentes no mercado e de mesmo padrão tecnológico que a Poedeira Colonial Embrapa 051.
A tecnologia tem um impacto social positivo com benefícios na geração de renda, na segurança alimentar e na gestão e administração do estabelecimento rural. Apresenta-se também como uma importante alternativa às culturas e criações tradicionais, como fumo, suínos, frango de corte e culturas anuais tradicionais, especialmente para produtores da Agricultura Familiar excluídos dos sistemas integrados e cooperado.
Os consumidores se beneficiam dos possíveis impactos na segurança dos alimentos em função dos efeitos sinérgicos entre o incremento tecnológico e a maior eficiência técnica e gerencial do estabelecimento agropecuário. Para o agronegócio exportador, tais efeitos também melhoram o manejo desses rebanhos marginais, que podem representar um risco potencial ao reconhecimento internacional do status sanitário brasileiro.
Produto: Reprodutor, matriz ou linhagem
Ano de Lançamento: 2001
Bioma: Amazônia, Cerrado, Mata Atlântica, Caatinga, Pampa, Pantanal
Unidade Responsável: Embrapa Suínos e Aves
Unidades Participantes: Embrapa Suínos e Aves
Onde Encontrar:
FAZENDA AVES DO PARAÍSO LTDA.
Rod. Romildo Prado Km. 10 - Itatiba – SP
CEP: 13 255-750
Contato: Fone: (11) 4524.0057
http://www.frangocaipira.com.br
FERRAZ AVÍCOLA
Belo Jardim - PE
CEP: 55.152-130
Contato: Fone: (81) 3726--1183
E-mail vendas: jairantonio@ferrazavicola.com.br
GRAMADO AVICULTURA
BR 116, Km 172, Vila Cristina
CEP 95.091-970 - Caxias do Sul-RS
Contato: Fone: (54)3287-1248
agramado@agramado.com.br
http://www.gramadoavicultura.com.br/
GRANJA CAIPIXABA
Sítio Floresta - Zona Rural
CEP 68.743-000 - Marechal Floriano-ES
Contato: Fone: (27)3288-1907
contato@granjacaipixaba.com.br
http://www.granjacaipixaba.com.br
GRANJA ELBA
Avenida Araguaia SN, Quadra 5, Lote 13, Centro
Santa Fé de Goiás - GO
CEP 76265-000
Contato:
Fone: (62) 3531-2900
ZK AVES RARAS
Estrada Viletas S/N - Km 0,4 - Bairro Floresta
CEP 18.250-000 - Guareí - SP
Contato: Fone: (15) 3258-8000"
Site Embrapa