SINOPSE:
Adaptado pela Netflix em 2024 a partir do mangá de mesmo nome, Orbe: sobre os movimentos da Terra nos leva à uma reimaginação histórica dos eventos que levaram a aceitação da teoria heliocentrica pela raça humana.
POR QUE ASSISTIR?
Há anos, ao discutir astronomia nas aulas de física, questiono os estudantes sobre o contexto histórico da época em que o anime se baseia - só por isso, assistir a essa obra já seria um ponto válido.
É preciso um pouco de paciência para alguns momentos que são explicativos em excesso, nos passando aquela impressão de irreal. Como também ter estomago para as cenas de tortura - é um anime +16anos por um motivo né?
Enquanto que o anime tem certa dificuldade em transmitir alguns conceitos e lógicas necessários para esse avanço histórico, tem muita facilidade em transmitir o terror vivido na época por quem pensasse em algo diferente do que era defendido pela igreja.
Podemos hoje, ter mais liberdade nesse sentido, mas não devemos dá-la por garantida. Orbe nos oportuniza refletir sobre a liberdade que possuímos agora e no porque devemos defendê-la.
SINOPSE:
Em uma dia normal, como qualquer outro, uma luz esverdeada cobre toda a Terra, transformando todos os seres humanos e algumas outras espécies animais em pedra. Alguns milênios se passam e um desses humanos finalmente escapa de sua prisão de pedra: Senku Ishigami, um adolescente prodígio em ciências desperta e com ele o desejo de trazer a sociedade de volta para a era da tecnologia.
POR QUE ASSISTIR?
Acredito que dentre tudo que já assisti de animes (e é muito mais do que eu gostaria de aceitar) esse seja aquele que mais se aproxima de uma aula de ciências: as explicações são mais detalhadas que o normal - mas claro, nada abusivo; a cada episódio o protagonista se depara com algum problema e o resolve, geralmente, por meio de algum conhecimento científico e; a metodologia e raciocínio científicos são discutidos rotineiramente no desenho. Mas não se assuste! Nada disso atrapalha o desenvolvimento de uma trama boa e um desenvolvimento satisfatório de personagens.
CHERNOBYL
(2019)
SINOPSE:
Chernobyl conta a história da explosão que aconteceu na Usina Nuclear que dá nome ao título. Em 1986, na Ucrânia, o acidente dizimou dezenas de pessoas e acabou por se tornar o maior desastre nuclear da história. Enquanto o mundo lamentava o ocorrido, o cientista Valery Legasov (Jared Harris), a física Ulana Khomyuk (Emily Watson) e o vice-presidente do Conselho de Ministros Boris Shcherbina (Stellan Skarsgård) tentam descobrir as causas do acidente.
(Adoro Cinema)
POR QUE ASSISTIR?
Ainda vou assistir!
SINOPSE:
Explicando é uma série original da Netflix que teve sua temporada de estréia em 2018, e até o momento já teve duas continuações. A cada ciclo, questões dos mais diversos saberes são apresentadas e discutidas em episódios curtos (aproximadamente 25 minutos cada), porém fascinantes. A série não se propõe a esgotar cada um dos temas, contudo apresenta questões, propõe algumas respostas e deixa muito o que refletir.
POR QUE ASSISTIR?
O ponto alto da série é justamente seu maior "defeito" - os episódios curtos, e por vezes, superficiais, nos deixam mais dúvidas do que certezas ao final dos 25 minutos. Mas talvez essa que seja a graça: você pode conhecer um pouco sobre um tema, talvez ele te desperte interesse, e agora você tem condições de pesquisar por conta própria ou iniciar uma roda discussão num almoço de domingo. Enquanto que vários episódios são interessantes, particularmente, na física, recomendo o episódio sobre ASTROLOGIA (1ª temporada) e TEMPO (3ª temporada).
SINOPSE:
A jovem Juri de 19 anos, que mora com seu avô, pai, mãe (única que trabalha), irmão vagabundo, irmã e seu sobrinho, descobre ao chegar em casa que seu sobrinho foi sequestrado. Antes que pudesse fazer algo, seu avô aponta uma solução, um segredo de família: ao realizar um ritual com uma pedra da sala de estar da família é possível parar o tempo para todo o resto do mundo, exceto para quem faz parte do ritual. Chegando na casa onde seu sobrinho sequestrado estava, a família descobre que eles não eram os únicos a conseguir se mover nessa dimensão sem tempo.
POR QUE ASSISTIR?
A qualidade da animação e o roteiro são bons, nada longe do que esperamos de um anime de curta duração. Mas o interesse em assistir essa produção está em como eles tratam o tempo, ou melhor, em como representam como seria um mundo onde o tempo passa somente para algumas pessoas e não para outras, um lugar onde tomar água pode se tornar um desafio. Pela visão de Einstein de tempo, entendemos que o tempo não é algo absoluto e igual para todos, essa obra pega esse conceito e leva-o ao extremo. Uma maneira interessante de visualizar conceitos modernos de tempo.
SINOPSE:
Dark é uma webserie alemã, disponibilizada na netflix em 2017. O desaparecimento de duas crianças em uma pequena cidade alemã, traz a tona relações fraturadas, vidas duplas e o passado de quatro famílias que vivem lá.
POR QUE ASSISTIR?
O ponto chave da história, sem querer dar spoilers sobre a obra, envolve viagens no tempo, entrelaçamento temporal e muitos plot twists. A série realmente abraça a ideia de viagem no tempo, enquanto você vai descobrindo as características de cada personagem, também vai pouco a pouco entendendo a trama - bem pouco a pouco mesmo, pois ela exige da sua cabeça. O ponto alto da série é a história e a adaptação de viagem no tempo proporcionada. Enquanto que podemos dizer que o ponto baixo são as atuações dos atores, pouco carismáticas.
SINOPSE:
Nesta minissérie americana de oito episódios, baseada no livro de mesmo nome, escrito pelo mestre do terror Stephen King, temos uma representação completamente única sobre viagem no tempo. Na série, Jake Epping (James Franco), vive um professor de ensino médio que descobre poder voltar ao passado de 1960, e concorda em salvar o presidente americano J.F. Kennedy de seu assassinato em novembro de 1963. O que Epping perceberá com o tempo, é que o passado não gosta de ser alterado.
POR QUE ASSISTIR?
Acredito que nomes como J.J. Abrams, Stephen King e James Franco já tragam peso a obra, e deixem claro a qualidade da narrativa, produção e atuação. Além disso, temos uma representação completamente nova sobre viagem no tempo, as ideias de King sobre o assunto são diferentes de grande parte do que você encontra em outros materiais, proporcionando uma outra forma de entender os paradigmas de viagem no tempo. Pros amantes de história, a série, em sua maior parte, está ambientada nos EUA da década de 60, e abre bem essa parte da história americana, o assassinato de Kennedy, um marco americano.
SINOPSE:
Cosmos: Uma Odisseia do Espaço-Tempo (ou no original, Cosmos: A Spacetime Odyssey) é uma continuação do trabalho de Carl Sagan, que é muito bem apresentada pelo astrofísico Neil deGrasse Tyson, no ano de 2014. Nessa nova temporada algumas questões apresentadas por Sagan são revistas e algumas de suas previsões checadas, sem contar de todos os novos tópicos que foram aparecendo nos últimos 30 anos, onde por esse passar dos tempos, nossa sociedade cada vez mais se encaminha para um simbiose com a ciência.
POR QUE ASSISTIR?
Nessa volta à Cosmos é muito interessante perceber como algumas opiniões e previsões da primeira temporada se configuraram. Além dessas pequenas jóias, a versão atual não decepciona em discutir assuntos relevantes para esse século, como o aquecimento global, por exemplo, que é novamente discutido.
Prato cheio de curiosidades bem apresentadas, com vários efeitos sensacionais e com novamente outro apresentador carismático, Cosmos não poderia estar em melhores mãos do que as de Tyson.
SINOPSE:
Esta série produzida pela Discovery, que se passa ao redor do mundo, teve início no ano de 2012 e conta com duas temporadas. Nela, a mágica de rua e os espetáculos espetaculares se fundem para dar a possibilidade de nos surpreender com truques incríveis.
POR QUE ASSISTIR?
O diferencial de Breaking Magic para outros programas de truques de mágica está em dois pontos: 1. Eles revelam os truques e 2. Esses truques geralmente envolvem mais ciência do que apenas ilusão. E esses dois motivos são mais que suficientes para transformar esse show interessante numa aula de ciências mágica!
SINOPSE:
Quando um acidente aéreo ocorre em Boston, matando todos os passageiros e a tripulação de forma chocante, a agente especial do FBI "Olivia Dunham" (Anna Torv) é chamada para investigar. Depois que seu parceiro, o agente especial "John Scott", quase morre durante a investigação, Olivia procura desesperadamente por ajuda e acaba conhecendo o "Dr. Walter Bishop" (John Noble), considerado o Einstein da nossa geração. Só há um problema: Walter esteve internado em uma clínica psiquiátrica pelos últimos 17 anos e a única forma de questioná-lo é pedindo ajuda a "Peter Bishop" (Joshua Jackson), o estranho filho de Walter. Quando a investigação de Olivia a leva à manipuladora executiva de uma megacorporação chamada Massive Dynamics, " Nina Sharp", esse trio improvável,vai descobrir que o que aconteceu com o voo 627 é apenas um pedaço de uma verdade maior e mais chocante. (Wikipedia, adaptado).
POR QUE ASSISTIR?
Fringe é uma coletânea sobre diversos, e quando eu digo diversos.. são vários mesmos, tópicos de ficção científica. Enquanto que diferente de sua fonte de inspiração, a série Arquivo X, que tinha a temática alienígena como foco central, Fringe aborda diversos tópicos de ficção científica, desde armas biológicas, mutações, vários aparatos tecnológicos bizarros - mas coerentes dentro de uma ciência menos rigorosa, e claro, dimensões paralelas, que poderíamos dizer ser o foco da série.
Fringe tem uma pegada mais moderna que outras séries de ficção científica e consegue abordar vários tópicos interessantes ao longo de suas cinco temporadas. As atuações são satisfatórias e os efeitos, para a época, eram bons.
SINOPSE:
O auto proclamado cientista louco Rintarou Okabe trabalha em um apartamento velho junto com seus demais ajudantes, desenvolvendo artefatos "futurescos", até o momento em que um desses artefatos se mostra capaz de mandar mensagens de texto para celulares no passado. A partir disso a trama começa, até que ponto é saudável mudar o passado?
POR QUE ASSISTIR?
Várias mídias discutem a questão da viagem no tempo, mas poucas a fazem com a profundidade de Steins;Gate. A trama é boa, os personagens bem construídos e como boa parte dos animes, eles procuram abrir um pouco mais os conceitos, devido ao tempo possível de uma produção de 8hrs se comparada com um filme de 2hrs. Tem valor tanto como entretenimento, como discussão a respeito do que é o tempo, e quão suscetível a mudanças ele é.
SINOPSE:
Esta série estadunidense de 1980, realizada pelo incomparável Carl Sagan em parceria com sua esposa, explora diversas questões, não falando apenas de astronomia e cosmologia, mas de diversos tópicos científicos importantes para nossa sociedade, distribuídos em treze episódios de uma hora cada.
POR QUE ASSISTIR?
Não é exagero dizer que Cosmos é um marco na divulgação científica. A maneira como foi escrita, produzida e o carismático Carl Sagan, conseguem transmitir um conteúdo científico rico, porém acessível. É um prato cheio!