O Ensino Médio é uma etapa em nossas vidas, deste modo, a sua conclusão abre novos caminhos e rumos. Continuar sua formação e alcançar novos entendimentos é um desses rumos!
O Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), é uma dessas portas de entrada em diversas universidades, tanto federais, quanto algumas estaduais - além dos vestibulares é claro. Entretanto, como outras tantas provas de ingresso em universidades, o Enem aborda diversos conceitos ao longo dos três anos do Ensino Médio, o que pode dar muita dor de cabeça na hora de sentar e revisar. Na hora de selecionar quais áreas da física estudar com mais qualidade, vem a dúvida:
Quais são os temas que caem no Enem?
Para isso o professor acompanha o Enem todos os anos, e para a média entre as últimas cinco edições, monta um gráfico com os temas de física que mais caíram no Enem.
Conteúdo:
3º ano
2º ano
1º ano
Por meio do gráfico podemos facilmente destacar alguns temas.
FENÔMENOS ONDULATÓRIOS (2º ano) estão a frente no gráfico desde 2014, quando comecei essa atividade, e seguem assim até hoje. Atenção para esse tema, pois ele é amplo! Isso que nessa gráfico, questões mais ligadas a ÓTICA foram separadas (o que caso estivessem juntos deixariam esse tema ainda mais evidente).
Vale destaque também o tema de CIRCUITOS ELÉTRICOS (3º ano) que compõe parte do que é lecionado no terceiro ano sobre eletricidade e magnetismo. Porém nessa categoria separei questões que claramente requerem a compreensão da leitura de circuitos, sua simbologia, determinação de corrente, tensão, resistências.. Para tal, também é importante compreender ELETRODINÂMICA, onde discutimos os conceitos de corrente elétrica, tensão e resistência. ENERGIA para falar a verdade, geralmente aparece no ENEM associada a energia elétrica, também abordada aqui.
CALORIMETRIA (2° ano) também aparece com frequência no ENEM, principalmente questões sobre propagações de energia térmica, condutibilidade térmica, calor sensível e latente.
Como comentários a parte, gostaria ainda de destacar: i) o aparecimento de questões puramente de ASTRONOMIA, o que vem se tornado presente em cada edição do ENEM, devido ao Novo Ensino Médio; ii) a permanência de questões de hidrostática/hidrodinâmica, que há anos não está mais presente nos livros didáticos; iii) a fraca participação de conceitos abordados no 1° ano, em especial Dinâmica e Cinemática e; iv) a presente valorização de questões envolvendo a leitura e interpretação de GRÁFICOS - numa média de uma questão por ano.
Por mais que o livro didático que você recebeu tenha vários exercícios, e que as listas de exercícios do professor estão repletas de questões do Enem e de vestibulares, é aconselhável resolver esses exames com tranquilidade em casa. Ao longo dessa pagina você pode encontrar os links para alguns do testes mais importantes, como o portal de provas do Enem e da UDESC, que é a Universidade pública com maior oferta de cursos em Joinville (fica próxima ao Shopping Garten), além das provas da Olimpíada Brasileira de Física para Escolas Públicas (OBFEP), que tem questões interessantes e puxadas, que também podem ajudá-lo no seu desenvolvimento. Se você pretende entrar em outra universidade, procure o site dessa instituição, e realize as provas dos anos anteriores, ajuda e muito na hora que você for fazer a prova pra valer.
O ENEM, ou Exame Nacional do Ensino Médio, inicia em 1998, como uma ferramenta para avaliar a qualidade das escolas brasileiras na modalidade Ensino Médio. Contudo, a partir de 2005 ele passa a ter caráter de selecionar estudantes para entrada no ensino superior ou em progrmas de inclusão educacional.
A sua nota no ENEM pode ser utilizada para conseguir vaga no Programa Universidade para Todos (PROUNI); no Sistema de Seleção Unificado (SISU); no Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (SISUTEC); ou Fundo de Financiamento Estudantil (FIES). Várias universidades públicas também aceitam a nota como critério de entrada, ou como no caso da UFSC (a federal de Santa Catarina), ela serve como complemento do vestibular tradiconal. O melhor a se fazer nesses casos é ler no edital do vestibular da universidade que você tem interesse, pois há grandes chances do ENEM contribuir para a sua entrada.
Até 2017 a nota do ENEM apresentava essa possibilidade, porém não mais. Agora esse avanço deve ser realizado por meio do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos, ou ENCCEJA.
As inscrições são realizadas pela internet, por meio da página do INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira). As datas para as inscrições e provas podem variar, mas atente as inscrições ocorrem geralmente no mês de MAIO e as provas em NOVEMBRO, então fique atento.
Depende. Para os concluindos do Ensino Médio de escolas públicas, do ano ao qual estão realizando a prova, a prova é gratuita (por exemplo, se você se formar esse ano, para esse ano você não paga). Para os demais o valor fica em torno dos cem reais (R$100), visto que o valor específico somente saberemos com a divulgação do edital. É possível pedir isenção do valor do ENEM, ou seja, realizá-lo gratuitamente. Estudantes de escolas públicas com renda inferior a 1,5 salário mínimo, ou cidadãos que estão no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal - CadÚnico. Caso for do seu interesse, assim que sair o edital do ENEM, informe-se arespeito, pois lá estão essas regras, atualizadas, e as orientações para realizar o pedido de insenção de inscrição para o ENEM.
E a relação - Novo Ensino Médio VS ENEM?