Soletrando 2014 - Projeto e Regulamento

ESCOLA MUNICIPAL PROFESSORA MARIA LÚCIA PASSARELLI

Vº CONCURSO DE SOLETRAÇÃO

6º ao 8º ano

Ano letivo de 2014

Capítulo I

Do objetivo

Art. 1º - Tendo em vista as novas regras da atual reforma ortográfica e as dificuldades apresentadas pelos alunos, esta unidade escolar resolve desenvolver o Vº Concurso de Soletração.

Parágrafo único – desenvolver um trabalho de forma criativa e incentivadora, que proporcione um maior conhecimento nas aplicações das novas regras, tanto de grafia como de leitura e aplicação em frases e textos com o uso dos recursos tecnológicos de sala de tecnologia.

Capítulo II

Dos participantes

Art.2º - Poderão participar do Concurso de Soletração os alunos regularmente matriculados no Ensino Fundamental desta unidade escolar, nas turmas do 6º ao 8º ano.

&1°Para participar do Concurso de Soletração basta o aluno estar cursando as aulas regularmente.

&2ºPara os participantes do Concurso de Soletração será disponibilizado uma lista com as palavras constantes no cronograma de sorteio das suas primeiras etapas.

&3º Para os participantes finalistas do Concurso de Soletração continuará a lista original de palavras para um maior aproveitamento das novas regras ortográficas.

Art.3º - Para os participantes do Concurso de Soletração será disponibilizado um prazo suficiente para o estudo das palavras da respectiva lista fornecida pela comissão organizadora do Concurso.

Parágrafo único – Não poderá participar do Concurso de Soletração alunos filhos de membros da comissão organizadora.

Capítulo III

Da primeira etapa

Art. 4º - A primeira etapa do Concurso de Soletração será na sala de aula, no mês setembro/2014, nas aulas de Língua Portuguesa, do 6º ao 8º ano.

Art.5º - De acordo com a lista de chamada serão sorteados cinco alunos para cada rodada.

Art.6º - A soletração da palavra obedecerá à ordem de sorteio dos alunos.

Art.7º - A cada rodada, para se manter no jogo, o aluo tem que soletrar corretamente a sua palavra. Caso todos sejam classificados, inicia-se novamente uma nova rodada com os mesmos participantes, até que saia um ganhador.

Art.8º- O ganhador de cada rodada, terá que aguardar pelo ganhador da próxima rodada, obedecendo assim os mesmos critérios de classificação afim de alcançar um finalista de cada turma.

Art.9º - Na primeira etapa os jurados serão representados pelo professor(a) de Língua Portuguesa, os supervisor, coordenador e professor coordenadores de tecnologia- PCTE.

Capítulo IV

Da segunda etapa

Art. 10º - A segunda etapa do Concurso de Soletração será na sala de tecnologia, no mês outubro, nas aulas de Língua Portuguesa, do 6º ao 8º ano, com horários definidos pela equipe.

Art.11º - Esta etapa será disputada pelo aluno ganhador de cada turma, escolhendo assim, um representante ganhador de cada ano.

Art. 12º - A soletração das palavras obedece a ordem do sorteio, ou seja, o primeiro a ser sorteado será o primeiro a soletrar. Obedecendo assim os mesmos critérios da primeira etapa.

Art.13º - Na segunda etapa os jurados serão os mesmos da primeira etapa.

Capítulo V

Da etapa final

Art.14 – A última etapa do Concurso de Soletração, chamado de final, será realizada em na sala de informática, com o representante finalista de cada ano, no mês de novembro/14.

Art.15º - A realização da grande final será no dia a ser definido pela comissão organizadora em conformidade com a direção da unidade escolar.

Parágrafo único – Nesta etapa continuará valendo a lista de palavras estudadas desde a primeira etapa.

Art.16º - Para vencer o Concurso, é necessário ser o único aluno a soletrar corretamente naquela rodada.

Art.17º - Na etapa final os jurados serão os mesmos desde a primeira etapa, sendo convidada a diretora e/ou diretora adjunta, bem como representantes da REME.

Capítulo VI

Da dinâmica

Art. 18 – A dinâmica do Concurso de Soletração da Escola Municipal Professora Maria Lúcia Passarelli será a mesma para as três etapas da competição:

Art.19º - O aluno sorteado para a soletração terá que, obrigatoriamente:

Art.20º - Se o aluno errar alguma letra, acento, ou qualquer outro sinal gráfico, como cedilha, hífen, a soletração será considerada errada.

Art.21º - Depois de iniciada a soletração é proibido corrigir qualquer letra. O aluno pode até recomeçar a soletração, mas não pode mudar a ordem de nenhuma letra que já tenha dito.

Parágrafo único – depois de iniciada a soletração, o participante deverá concluí-la em, no máximo, dois minutos.

Art.22º- Se numa rodada todos os participantes acertarem ou errarem a soletração das palavras, uma nova rodada será iniciada.

Art.23º - Cada etapa do Concurso deverá três juízes conforme já estabelecido para os jurados.

Capítulo VII

Da escolha e sorteio das palavras

Art. 24º - A escolha das palavras a serem estudadas, será realizada pelos professores dos alunos participantes

Art.25º - O sorteio das palavras que deverão ser soletradas pelos alunos participantes será realizada por um dos juízes de cada etapa.

Capítulo VIII

Dos benefícios aos participantes

Art.26º - Antes de começar a soletração, o aluno poderá pedir aos juízes da etapa dois benefícios:

1.Definição da palavra;

2.Aplicação da palavra numa frase.

Capítulo IX

Da indicação do erro ou acerto

Art.27º - Depois que o aluno termina a soletração, os juízes conferem a palavra. Se a soletração estiver errada, o juiz pede para o participante se retirar do jogo. Se estiver correta, convidará para continuar no jogo.

Capítulo X

Da etapa final

Art.28º - O participante vencedor da última etapa, chamada de “ final”, do Concurso será contemplado com uma bicicleta.

Art. 29º - O participante que ficar em segundo lugar da última etapa será contemplado com um prêmio diferenciado.

Art.30º - Os participantes que ficarem em terceiro e quarto lugares da última etapa do 5º Concurso de Soletração serão contemplados com pequenos prêmios.

Art.31º - O prêmio é pessoal e intransferível

Art.32º - Os casos omissos serão resolvidos pela comissão organizadora do Vº Concurso de Soletração da Escola Municipal Professora Maria Lúcia Passarelli no ano de dois mil e catorze.

A Comissão Organizadora

Professoras de Língua Portuguesa :

Leonor Trava Munhoz

Márcia Regina de Oliveira

Professor da Sala de Tecnologia - PCTES

Professor Clay Adriano

Coordenadora Suzânea Andrade

Supervisor Francisco Valeriano

Campo Grande/MS - 2014

FOTOS DO PROJETO:

                                            CLIQUE AQUI PARA ABRIR FOTOS

                                            CLIQUE AQUI PARA ABRIR O VÍDEO  (em construção)