Projeto - Sarau Literário 2013 (Vinícius de Moraes)

Escola Municipal Profª Maria Lúcia Passarelli

Projeto de Leitura e Escrita: A Arca de Noé

Centenário Vinícius de Moraes (clique para ver fotos)

Público Alvo: Anos Iniciais

Ano Letivo: 2013.

1 - APRESENTAÇÃO

O presente projeto visa desenvolver no aluno a familiaridade com a língua escrita através da leitura de textos e /ou livros, de tal forma que o faça gostar de ler e de perceber a importância da leitura para sua vida pessoal e social, transformando-a num hábito capaz de satisfazer esse gosto e essa necessidade.

O princípio norteador deste projeto será o destaque da leitura e escrita como práticas sociais e culturais, através da aprendizagem significativa.

Ainda propõe criar situações de interesse tanto individual quanto coletivo, ressaltando as artes visuais, o movimento, o conhecimento de mundo, o conhecimento de si e do outro, a importância da linguagem escrita, da linguagem oral, valorizando outras áreas do conhecimento: Matemática, Ciências Sociais, Música; além de explorar brincadeiras construtivas.

2 – JUSTIFICATIVA

Ler e escrever são tarefas da escola, tendo em vista que são habilidades indispensáveis para a formação de um estudante. Ensinar é dar condições ao aluno para que ele se aproprie do conhecimento historicamente construído e se insira nessa construção como produtor de conhecimento (COLL, 2002).

[...] devemos nos dedicar a proporcionar muitas e muitas oportunidades para que todos descubram que ler é uma atividade muito interessante, que a leitura proporciona prazer, diversão, conhecimento, liberdade, uma vida melhor, enfim“ ( GUEDES, 2006).

É na sala de aula lugar onde o professor ensina, onde ele mostra, por sua presença e sua atuação, a importância da leitura Por isso, cabe ao professor criar vínculo entre a leitura e a produção escrita, orientando a reescrita desses textos atribuindo-lhes caráter de construtora de conhecimentos.

A escolha da obra A Arca de Noé se deve primordialmente à preferência temática presente, tais como: ludismo, seguido de valores educativos focalizados no cotidiano, centrados na poesia escrita para o leitor infantil. O livro contempla belíssimas poesias escritas por Vinícius de Moraes, que viraram canção na voz dos melhores intérpretes. Ou seja, o título proporciona um estudo amplo: história, leitura, poesia, música e dança. Uma combinação perfeita para trabalhar a construção da escrita e proporcionar a leitura de textos atrativos, (re) construindo conhecimentos.

3 – OBJETIVO GERAL:

4 – OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

5 – METODOLOGIA:

6 – LEITURA EM FAMÍLIA:

No último dia letivo de cada semana, um aluno da turma leva para casa uma Mala de Leitura Interativa com a reprodução das poesias do Livro “A Arca de Noé” de Vinicius de Moraes e um caderno. Após fazerem a leitura com as crianças, os pais ou responsáveis registram como foi este momento. Esta etapa do projeto, visa proporcionar interação, diversão, troca de experiências ou simplesmente o prazer de estar junto, contando e ouvindo histórias.

5 – PRODUTO FINAL:

Confeccionar e construir livrinhos com o tema, ressaltando as produções realizadas pelos alunos ao longo do projeto. Exposição na Feira Cultural da escola.

Caderno com as anotações dos pais ou responsáveis da Mala de Leitura Interativa.

6 – CULMINÂNCIA

Participação no Sarau Literário com uma apresentação da Obra “A Arca de Noé” de Vinicius de Moraes.

7 – RECURSOS:

8 – AVALIAÇÃO

A avaliação será realizada de forma processual, durante todo o desenvolvimento do projeto, proporcionando uma reflexão sobre o temo estudado, buscando a constatação de que os objetivos propostos foram alcançados pela turma de um modo geral e de forma individual por cada aluno.

Avaliar é um ato de reflexão-ação, o professor deve avaliar o aluno e refletir sobre sua prática pedagógica, buscando soluções para os problemas encontrados.

Segundo Coll (2002), a aprendizagem significativa ocorre quando o aluno conseguiu reelaborar o conhecimento, transformando em outro aprendizado. Avaliar é permitir que essa aprendizagem significativa aconteça, para podermos preparar alunos autônomos e críticos que atuarão politicamente na sociedade.

Os instrumentos avaliativos serão as produções dos alunos, sua socialização individual e em grupo, através da observação – reflexão e ação do professor. Ressaltando que o critério avaliativo da produção textual será elaborado por cada professor, de acordo com a sua prática pedagógica; e orientação da supervisão escolar.