Transporte

LINHA DO TEMPO :   www.facebook.com/cde.transporte

CDE 27-05-2018

LOGÍSTICA DO ABASTECIMENTO NO BRASIL

 

CDE 01-06-2015                                                                       TREM DE ALTA VELOCIDADE NO BRASIL

Eng. Plinio Assmann disse que há uma proposta sendo analisada pelo governo de São Paulo de uma manifestação de interesse privado para fazer o sistema de transporte de passageiros em média distância São Paulo, Campinas, Americana, Sorocaba, entre outros e a proposta que está mais adiantada é a São Paulo – Jundiaí – Campinas – Americana. Se aprovada a manifestação de interesse será iniciada uma licitação de concessão.

Há também uma proposta da CPTM, Companhia Paulista de Trens Metropolitanos, objetivando fazer esse trem até campinas. Existe um conflito de propostas, pois a da CPTM é de um trem realmente rápido de São Paulo à Campinas, que está sendo considerada como sendo muito cara por demandar 40km de tuneis para atravessar a serra. A proposta privada aproveita o que já existe, porém como há carga nesse trecho é preciso um instrumento de ajuste entre carga e passageiro. A proposta da CPTM é mais realista nesse sentido, uma vez que visa apenas o transporte de passageiros.

A proposta privada tem um menor custo, porém não atende a velocidade que um trem moderno necessita principalmente devido o fato de existir um conflito com a carga. Em sua opinião, a cidade de São Paulo se encontra no limite de sua eficiência e essas propostas vão descentralizar São Paulo de modo a utilizar melhor a eficiência das outras cidades.

O trem de alta velocidade que interessa para o Brasil é o que vai de São Paulo para Brasília passando por Ribeirão Preto e pelo Triângulo Mineiro, porém ele não está previsto nem na manifestação privada de interesse nem na da CPTM, pois ambas visam um trem de média velocidade. É preciso prever o espaço para o terminal, pois devem decretar futuras desapropriações e acha que um grupo pequeno como o CDE pode influir nesse sentido. Água Branca é o local ideal visto que já possui um entroncamento ferroviário e se trata de um local com baixa necessidade de desapropriação.