LINHA DO TEMPO : www.facebook.com/cde.master/
CDE 20-12-2018
PALAVRA DO PRESIDENTE
É com muita honra que assumo a presidência desta importante entidade profissional, que é o Centro Democrático dos Engenheiros. A responsabilidade de nosso trabalho é muito grande para fazer cumprir os anseios de nossos associados uma vez que se trata de uma associação tradicional em nosso meio técnico e político de classe, que sempre veio lutando pelas políticas públicas da engenharia.
O CDE fundado nos idos de 1963 por uma plêiade de Engenheiros Idealistas de nosso Instituto de Engenharia, que desejavam fazer prevalecer perante a opinião pública de forma democrática e participativa à posição da engenharia brasileira em benefício da sociedade. Dando assim seu apoio ao Poder Público respaldando suas políticas públicas, com isto nossa Entidade firmava o necessário apoio técnico as decisões dos administradores públicos com maior convicção e segurança, demonstrado assim que a Engenharia é realmente uma Carreira de Estado. Deixando de lado uma política que até então vinha de certo empirismo leigo agora embasado em soluções verdadeiramente técnicas e democráticas partidas de profissionais ilibados e de notório saber. Nossa Missão nesta nova gestão, que pretendemos inovar as ações junto ao Poder Público de nossa Entidade, vem em um momento político e econômico de um novo futuro para o Brasil. Caberá aos nossos associados, que hoje não só são profissionais da área do sistema CONFEA/CREA, mas também de outras áreas do conhecimento trazer inovações e sugestões para colaborar com este novo quadro político que se forma no País. Desta forma priorizamos inicialmente quatro áreas importantes que pretendemos desenvolver nesta nova gestão. A primeira se restringe a questão ambiental tão necessária em um Pais que possui uma das maiores biodiversidades e ecossistemas do Planeta, a segunda a segurança dos prédios públicos, principalmente os que compõem o nosso rico Patrimônio Histórico e Cultural e de nossas matas com relação aos riscos de incêndios, a terceira a questão do ensino da engenharia que caminha para Novos Rumos que já está bastante polemizada e finalmente a quarta a questão primordial da segurança das obras de arte públicas quanto à questão de sua manutenção e conservação associada a questão econômica e financeira das verbas públicas minimizando os trágicos acidentes que vem ocorrendo nos últimos tempos. Desta forma pretendo levar a minha gestão dando esta importante colaboração a sociedade brasileira com apoio de nossos laboriosos e cultos associados. Levando assim mais uma vez o importante nome de nossa Associação para seio da sociedade brasileira e do nosso meio profissional, que é o Centro Democrático dos Engenheiros.
ENG. CIVIL LUIZ FELIPE PROOST DE SOUZA
Presidente do CDE
CDE 02-04-2017
Engenheiro Hélio Martins de Oliveira
23 de setembro de 2013
Sua presença é sempre importante para nós...
Viva os 92 e muito mais...
10 de fevereiro de 2012
Engenheiro Hélio Martins de Oliveira , idealizador, e , com mais cerca de 1.320 dos mais eminentes Engenheiros da época, fundou o CDE, com a missão de propugnar democraticamente pelas causas de interesse público em geral.
CDE 07-07-2016
Homenagem aos 84 anos do Movimento Constitucionalista de 1932
Associação Comercial de São Paulo - Cerimônia de Outorga do Colar Carlos de Souza Nazareth
CDE 23-10-2015
CONVITE:
O CDE – Centro Democrático dos Engenheiros é uma organização não governamental fundada em 1963, e tem por objetivo discutir problemas políticos e administrativos nos ambitos Federal, Estadual, e Municipal, dando ênfase principalmente aqueles vinculados a Engenharia, procurando encaminhar contribuições aos órgãos públicos pertinentes. Esse convite visa reunir profissionais de nível superior interessado na discussão de soluções para a precariedade dos serviços públicos, particularmente, saneamento (abastecimento de água, controle de esgoto, águas pluviais, residos sólidos), educação, transporte, comunicação, administração, etc. Na Metrópole Paulista, no Estado de São Paulo, e no Brasil. É necessário salientar a falta de solução institucional necessária à coordenação das participações dos governos federais, estaduais, e municipais, na solução dos problemas inerentes as comunidades que os compõem. O CDE reúne-se todas as segundas-feiras das doze às treze horas na sede do Instituto de Engenharia, em São Paulo, Av. Dante Pazzanese, 120, e está a disposição dos interessados em participar das nossas atividades. Na medida do aumento de interesse dos associados, e diversidade dos assuntos, poderão ser formados grupos com reuniões próprias.