❤ॐ ♥ॐ♥ॐ❤ॐ ♥ॐ♥ॐ❤ॐ ♥ॐ♥ॐ❤ॐ ♥ॐ♥ॐ❤ॐ ♥ॐ♥ॐ❤ॐ ❤
❤ॐ ♥ॐ♥ॐ❤ॐ ♥ॐ♥ॐ♥ॐ❤
De momento não há meditação em grupo devido há ao covide 19
MEDITAÇÃO (A ARTE DA PAZ)
No terceiro sábado de cada mês, as 15.30 h
poderá participar numa meditação gratuita, de temas diferentes, na qual, o objetivo é usufruir um pouco de Tranquilidade, Relaxamento e Paz e principalmente, encontrar-se si próprio(a).
Em um mundo cada vez mais cheio de ruídos, o silêncio torna-se essencial para o bem-estar das pessoas.
Permita-se mergulhar no silêncio sempre que puder. A quietude ajuda a viver com mais harmonia.
Não é fácil notar o nada, o vazio, a ausência de sons, pois o silêncio absoluto só existe dentro de cada um.
A Meditação é apenas um dos exemplos conhecidos do valor do silêncio. O estado profundo de mansidão,
porém, está na base de todas as religiões e na maioria das crenças como um instrumento valioso de
aprimoramento do ser humano.
ATENÇÃO
Queria pedir para quem vier a meditação (SE PODER) trazer uma almofada para se sentar e mantinha para por nas pernas…está a ser um pouco complicadinho eu arranjar para todos …Obrigada
❤ॐ ♥ॐ♥ॐ❤ॐ ♥ॐ♥ॐ❤ॐ ♥ॐ♥ॐ❤ॐ ♥ॐ♥ॐ❤ॐ ♥ॐ♥ॐ❤ॐ ♥ॐ♥ॐ❤
❤ॐ ♥ॐ♥ॐ❤ॐ♥ॐ♥ॐ❤
"Penso noventa e nove vezes e nada descubro;
deixo de pensar,
mergulho em profundo silêncio - e
eis que a verdade se me revela".
"A paz é uma antiga experiência da meditação. A paz, assim como uma queda de água sem peso, purifica a mente de toda a ansiedade e de toda a preocupação, proporcionando um alívio celestial” - “A Essência da Auto-Realização”
❤ॐ ♥ॐ♥ॐ❤ॐ ♥ॐ♥ॐ❤ॐ ♥ॐ♥ॐ❤ॐ ♥ॐ♥ॐ❤ॐ ♥ॐ♥ॐ❤ॐ ♥ॐ♥ॐ❤ॐ ♥ॐ❤
❤ॐ ♥ॐ♥ॐ❤ॐ♥ॐ♥ॐ❤
“Você deve meditar 20 minutos por dia, a menos que seja muito ocupado;
Nesse caso, você deve meditar 1 hora por dia.”
❤ॐ ♥ॐ♥ॐ❤ॐ ♥ॐ♥ॐ❤ॐ ♥ॐ♥ॐ❤ॐ ♥ॐ♥ॐ❤ॐ ♥ॐ♥ॐ❤
❤ॐ ♥ॐ♥ॐ❤ॐ ♥ॐ♥ॐ❤
“A Alma sabe sempre o que fazer para se Curar.
O desafio é conseguir silenciar a mente para poder ouvir.”
❤ॐ ♥ॐ♥ॐ❤ॐ ♥ॐ♥ॐ❤ॐ ♥ॐ♥ॐ❤ॐ ♥ॐ♥ॐ❤ॐ ♥ॐ♥ॐ❤ॐ ♥ॐ♥ॐ❤ॐ ♥ॐ♥ॐ❤
❤ॐ ♥ॐ♥ॐ❤ॐ ♥ॐ♥ॐ❤
Em Profundo Silencio…
Em profundo silêncio…Reverencio…O instante presente…A presença luminosa…A calma… A paz…O amor criador de todas as coisas...
Em profundo silêncio…Amplio…A consciência que tudo alcança…Que tudo pertence…Onde tudo surge…Pura luz delicada…Terna…Criadora das formas…Vivenciadora das cenas…Mente pura…Consciência plena...
Em profundo silêncio…Dissolve-se aquele que percebe…Dissolve-se aquele que pensa…o que vê…Dissolvem-se as histórias…As memórias…As falas…Os sonhos…Desejos…Dissolve-se tudo aquilo…que sempre foi nada...O inominável permanece pleno…O inexplicável permanece pleno…Sereno em Si...
Em profundo silêncio perene…Presença…Consciência…Amor...
~Amidha Prem~
❤ॐ ♥ॐ♥ॐ❤ॐ ♥ॐ♥ॐ❤ॐ ♥ॐ♥ॐ❤ॐ ♥ॐ♥ॐ❤ॐ ♥ॐ♥ॐ❤ॐ ♥ॐ♥ॐ❤ ❤ॐ ♥ॐ ❤ॐ ♥ॐ♥ॐ❤ॐ ♥ॐ♥ॐ❤
É no Som do Silêncio que Descanso Minha Grandeza...
"No silêncio, descubro as minhas qualidades inatas, as qualidades que são intrínsecas de quem sou.
Aqui no silêncio posso tocar no meu eu eterno e passo a confiar nessa essência mais profunda.
A experiência do reconhecimento das minhas qualidades
intrínsecas e singulares aumenta o meu poder de receber.
No silêncio, toco na minha força interna e sinto confiança, fé, segurança, beleza e dignidade.
É a partir dessa base de força interna que as minhas ações evoluem.
No silêncio, posso escutar o chamado de Deus, o chamado da natureza, o chamado daqueles que precisam.
O silêncio é um espaço interno de aprendizagem.
Quando não entendo algo, continuo a me prender a isso.
Quando a aprendizagem acontece, posso me liberar e seguir adiante.
No silêncio, descubro a verdade ao me conectar com o meu eu verdadeiro.
O silêncio aumenta a minha capacidade de manter a fé internamente.
O silêncio é uma oportunidade de descansar no colo da minha própria grandeza.
Lembre-se de cuidar de si com a atenção especial que você daria a qualquer grande alma.
O silêncio é uma disciplina, não do fazer, mas do ser."
BK Mohini Panjabi
❤ॐ ♥ॐ♥ॐ❤ॐ ♥ॐ♥ॐ❤ॐ ♥ॐ♥ॐ❤ॐ ♥ॐ♥ॐ❤ॐ ♥ॐ♥ॐ❤ॐ ♥ॐ♥ॐ❤ ❤ॐ ♥ॐ♥ॐ❤ॐ ♥ॐ ♥ॐ♥ॐ❤
NÃO TENHA MEDO DO SILÊNCIO!
O silêncio como aprendizado gera a paz interior tão necessária nos dias atuais. E o exercício da paz interior começa pela consciência de si mesmo, isto é, a perceção de si próprio inserido em um contexto universal e interdimensional chamado vida.
Não tenha medo do silêncio. Faça do silêncio o seu mestre. Adote, pois, o silêncio interior como ferramenta de seu autoconhecimento. Silêncio que deve transitar livremente entre o inconsciente e o consciente, libertando-a para que se torne uma pessoa mais realizada e feliz.
(Flavio Bastos)
❤ॐ ♥ॐ♥ॐ❤ॐ ♥ॐ♥ॐ❤ॐ ♥ॐ♥ॐ❤ॐ ♥ॐ♥ॐ❤ॐ ♥ॐ♥ॐ❤ॐ ♥ॐ♥ॐ❤
❤ॐ ❤ॐ ♥ॐ♥ॐ❤ॐ ♥ॐ♥ॐ♥ॐ♥ॐ❤
TORNE-SE UM MESTRE DA SUA RESPIRAÇÃO
Se você puder se tornar um mestre da sua respiração você se torna mestre de suas emoções... O inconsciente prossegue mudando seu ritmo de respirar, portanto, se você se torna cônscio desse ritmo e suas constantes mudanças, você pode ficar cônscio das suas raízes inconscientes, do que o inconsciente está fazendo.
a) Respire profundamente o dia todo, não forçado, mas devagar e bem fundo, toda vez que você se lembrar e sinta-se relaxado, não tenso.
b) Vigie sua respiração, observe-a. Quando a respiração sai, vá com ela, quando ela entrar, mova-se com ela. Se você puder observar sua respiração, ela se tornará profunda, silenciosa, rítmica. Seguindo a respiração você se torna muito diferente, porque essa conscientização constante da respiração lhe irá desprender de sua mente. A energia que normalmente se move para o pensar, se moverá para a observação. Essa é a alquimia da meditação — mudar a energia que se move do pensar para a observação... Como não ser um pensador mas uma testemunha. Mas seja brincalhão ao observar sua respiração, não faça disso um trabalho.
c) Use sua respiração como uma conscientização da vida e da morte simultaneamente. Quando a respiração sai ela está associada com a morte; quando ela entra, com a vida. Com cada expiração você morre; com cada inspiração você renasce. Vida e morte não são duas coisas, separadas, divididas: elas são uma. E a cada momento, ambas estão presentes. Portanto lembre-se disso: quando sua respiração está saindo, sinta como se você estivesse morrendo. Não se assuste. Se você se assustar, a respiração será perturbada. Aceite isso: a expiração é morte. E a morte é bela, é relaxante.
Jose Carlos Medeiros de Araujo
❤ॐ ♥ॐ♥ॐ❤ॐ ♥ॐ♥ॐ❤ॐ ♥ॐ♥ॐ❤ॐ ♥ॐ♥ॐ❤ॐ ♥ॐ♥ॐ❤ॐ ♥ॐ♥ॐ❤
❤ॐ ❤ॐ ♥ॐ♥ॐ❤ॐ♥ॐ♥ॐ❤
Começo por falar um pouco da meditação porque a meu ver no meio de tanta coisa boa…esta é a mais importante para mim. A meditação é um meio de controlar a mente e, que para mim é a principal, uma vez que a mente do Ser humano não tem descanso, como eu digo sempre…a meditação é o 1º passo para o nosso bem-estar, porque a nossa mente esta sempre a bombardear-nos com pensamentos que normalmente nos fazem sentir menos bem, e não de ser a mente a nos controlar…temos sim, que ser nós a controla-la como? Simples, praticando a meditação. Confesso que é uma prática que não é fácil mas quando se atinge um controlo da própria mente…vamos pensar o que queremos e quando queremos ou mesmo não pensar em nada e quando atingimos esse nível…vamos nos sentir muito melhor porque para além de nos dar bem-estar e tranquilidade, equilibra o nosso corpo num todo, emocional, mental e espiritual, e com isto o corpo físico (a matéria) vai beneficiar também.
Li um dia um livro que gostei muito do Osho… Da Medicação à Meditação… Comparada com os efeitos produzidos apenas por medicamentos, a meditação diminuiu em 49% as mortes por cancro, em 30% as decorrentes de problemas cardiovasculares e em 23% as provocadas por doenças em geral. Um estudo, publicado no prestigiadíssimo periódico American Journal of Cardiology, durou nada menos do que 18 anos e foi feito com 202 homens e mulheres idosos e hipertensos que se dedicaram a essa prática sistematicamente e melhor…sem contra indicações.
Deu para perceber que meditar é viver mais e melhor!
❤ॐ ♥ॐ♥ॐ❤ॐ ♥ॐ♥ॐ❤ॐ ♥ॐ♥ॐ❤ॐ ♥ॐ♥ॐ❤ॐ ♥ॐ♥ॐ❤ॐ ♥ॐ♥ॐ❤
❤ॐ ❤ॐ ♥ॐ♥ॐ❤ॐ♥ॐ♥ॐ❤
Não espere mais tempo para ir atrás destes benefícios!!! Nas crianças que a meu parecer são uma esponja do stress da sociedade, no meio familiar, nas escolas etc. por vezes não temos tempo ou nem sabemos mesmo como acompanha-las da melhor maneira. Com uma meditação apropriada para as crianças, podemos sempre dar-lhes a oportunidade de se olharem a elas mesmas de se observarem, tal como nós, as nossas crianças também são vítimas do nosso stress.
Ter tempo para relaxar pode, no mínimo, reduzir a ansiedade da criança e aumentar a capacidade de resolução de problemas, mesmo em situações de exames e outros. Por vezes, o simples facto de focar a atenção numa tarefa diferente permite que surjam ideias novas e frescas. A meditação pode ainda ajudar a criança zangada ou frustrada a acalmar-se e a repensar na situação.
Este processo pode beneficiar muito os pais no seu envolvimento com as crianças.
A meditação ajuda as crianças a aumentar a capacidade de memória, concentração, criatividade, aprendizado, desenvolvimento para alem de ficarem mais tranquilas, relaxadas e com isso conseguem um sono mais calmo, além de desde cedo aprenderem o autoconhecimento e a interiorização para alcançar equilíbrio e serenidade para resto da vida.
A meditação é uma terapia segura e passível de ser praticada por pessoas de todas as idades. Recomenda-se uma formação inicial com um terapeuta especializado e experiente para que depois possa realizar a prática meditativa no conforto da sua casa sempre que quiser. Dominar esta arte pode demora anos de aperfeiçoamento e de dedicação que passa, naturalmente, por uma prática diária (até duas vezes por dia), numa sessão única de 20 minutos ou então 2 sessões de 10 minutos cada. Os especialistas dizem que não tendo um carácter obrigatório, também se pode recorrer à meditação apenas em momentos onde sente a sua real necessidade.
O que esperar A meditação invoca um turbilhão de sensações e de energias potentes que contribuem para desintoxicações físicas e emocionais mais ou menos acentuadas. Por isso mesmo, as experiências meditativas são ilimitadas: podem ser entediantes ou extasiantes, pacíficas ou agitadas, relaxantes ou inquietantes, negativas ou positivas, pode sentir uma claridade mental admirável ou então ter a cabeça cheia de insignificâncias, as energias podem estar em alta ou então sentir-se extremamente cansado. Todas estas experiências são normais e admissíveis, afinal o objetivo da meditação é aceitar tudo aquilo que possa vir ao de cima – só assim se incita a mudança e o crescimento.
A Meditação é uma Terapia tranquila e saudável. A prática meditativa está dividida em duas categorias: a meditação de concentração (exige a concentração total sobre uma imagem, um som ou a respiração para tranquilizar a mente e permitir uma maior consciência e claridade); e a meditação de observação (a atenção é completamente aberta de forma a poder ter uma consciência total de tudo aquilo que “passa pela cabeça”, mas sem pensar nelas; esta “não-reacção” desencadeia um estado mental sereno e lúcido). Os avanços da ciência e consequentes estudos vieram entretanto mostrar que mais do que estar sentado no chão a pensar em nada, o estado de relaxamento conseguido pela meditação contribui para uma saúde impressionante porque desencadeia múltiplos fatores psicológicos e bioquímicos – todos eles benéficos para o corpo, mente e alma. Atualmente, são muitas as terapias naturais – Acupunctura, Reiki, técnicas de visualização, Aromaterapia, ioga, Tai-Chi, Musicoterapia, Massoterapia, Cristais, hipnoterapia, entre outras que incorporam elementos da meditação.
❤ॐ ♥ॐ♥ॐ❤ॐ ♥ॐ♥ॐ❤ॐ ♥ॐ♥ॐ❤ॐ ♥ॐ♥ॐ❤ॐ ♥ॐ♥ॐ❤ॐ ♥ॐ♥ॐ❤
Um meditador não é “versado nisto ou aquilo”, mas sim alguém que deseja viver a agradável aventura de experimentar as práticas meditativas sem perder a capacidade de relacionar-se. Uma prática que exige mudanças: Nada é “exigido” a quem deseja aprender a meditar. Não é necessário adotar uma religião e nem aprender uma filosofia. Não é preciso ser esotérico, nem gostar de incensos e nem usar roupas indianas. Não é preciso tornar-se sisudo, nem mudar a postura social, nem deixar de sair à noite. Caso ocorra alguma mudança, ela deverá acontecer “de dentro para fora e não de fora para dentro" e será tão espontânea, tão natural, que nãpoderá causar nenhuma sensação opressora na pessoa.
"A mente não pode penetrar na meditação; onde a mente termina, a meditação começa."
"Na dúvida, escolha o silêncio...
Ele incomoda, irrita, não gasta as suas energias e ainda por cima, preserva a sua Imagem..."
"O Conhecimento autêntico da consciência vem...somente através da meditação"
❤ॐ ♥ॐ♥ॐ❤ॐ ♥ॐ♥ॐ❤ॐ ♥ॐ♥ॐ❤ॐ ♥ॐ♥ॐ❤ॐ ♥ॐ♥ॐ❤ॐ ♥ॐ♥ॐ❤
“Pare de Pensar” significa apenas: Não Faça Nada".
A meditação é um estado de clareza e não um estado da mente.
A mente é confusa, nunca está clara.
Não pode estar. Os pensamentos criam nuvens a seu redor, nuvens sutis.
Uma névoa é criada por eles e a clareza se perde.
Quando os pensamentos desaparecem, quando não há mais nuvens ao seu redor, quando está apenas sendo você mesmo, a clareza advém.
Então é possível ver bem longe.
É possível enxergar até o fim da existência, e o seu olhar se torna penetrante, indo ao centro do ser.
A meditação é essa clareza absoluta da visão.
Não é possível pensar sobre ela.
Você deve parar de pensar.
Quando digo “parar de pensar”, não tire conclusões apressadas, pois tenho que usar este idioma para me expressar.
Eu digo “pare de pensar”, mas, se você fizer um esforço no sentido de parar, estará no caminho errado, pois terá mais uma vez reduzido a meditação a uma ação.
“Pare de pensar” significa apenas:
Não faça nada.
MEDITAÇÃO
Sente-se.
Deixe que os pensamentos se acomodem.
Deixe que a mente pare por conta própria.
Apenas sente-se, num sitio silencioso, sem fazer nada.
Relaxado… Solto… Sem esforço… Sem ir a lugar nenhum…
Como se você estivesse dormindo acordado - você está acordado e está relaxando, mas todo o seu corpo está caindo no sono.
Você permanece alerta por dentro, mas todo o corpo se move para um relaxamento profundo.
Os pensamentos se acomodam sozinhos.
Se você vê que a água de um riacho está lamacenta, o que faz?
Pula dentro do riacho para tentar ajudar a água a ficar límpida?
Você irá apenas gerar mais lama.
Sente-se na margem, então.
Espere, pois não há nada a ser feito.
Se alguém cruzou o riacho e as folhas caídas vieram à superfície com a lama, é preciso ter paciência.
Observe, indiferente…
O riacho continuará fluindo, as folhas serão levadas pela corrente e a lama irá depositar-se, pois não pode flutuar para sempre.
Após algum tempo, você irá perceber que a água está límpida novamente.
Sempre que um desejo cruza a sua mente, o riacho fica lamacento.
Então sente-se, sem fazer nada…
No Japão, este “sentar sem fazer nada” é chamado de zazen.
Sente-se e, um dia, a meditação acontecerá.
Você não a trará, ela virá a você.
E quando vier, você irá reconhecê-la imediatamente.
Ela sempre esteve lá, mas você não estava olhando na direção adequada.
O tesouro estava com você, mas você estava ocupado com outra coisa: pensamentos, desejos, mil outras coisas.
Não estava interessado na coisa mais importante:
Seu próprio ser.
Quando a energia entra - o que Buda chamou de parabvrutti, o retorno de sua energia à fonte -, subitamente a clareza é atingida.
Nesse momento você poderá ver nuvens a milhares de quilômetros, poderá ouvir a música antiga das árvores.
Nesse momento tudo estará a seu alcance.
A lama não pode flutuar para sempre.
❤ॐ ♥ॐ♥ॐ❤ॐ ♥ॐ♥ॐ❤ॐ ♥ॐ♥ॐ❤ॐ ♥ॐ♥ॐ❤ॐ ♥ॐ♥ॐ❤ॐ ♥ॐ♥ॐ❤
“Pare de Pensar” significa apenas:
"Não Faça Nada".
"Sente-se e, um dia, a meditação acontecerá...
Você não a trará, ela virá a você."
~Osho~
❤ॐ ♥ॐ♥ॐ❤ॐ ♥ॐ♥ॐ❤ॐ ♥ॐ♥ॐ❤ॐ ♥ॐ♥ॐ❤ॐ ♥ॐ♥ॐ❤ॐ ♥ॐ♥ॐ❤
A SABEDORIA DO SILENCIO INTERNO…
O teu silêncio interno torna-te impassível.
Se fizeres uso regular, podes educar o teu ego, que tem o mau costume de estar a falar o tempo todo.
Progressivamente desenvolverás a arte de falar sem falar, e a tua verdadeira natureza interna substituirá a tua personalidade artificial, deixando aparecer a luz do teu coração e o poder da sabedoria do silêncio.
Procura ser breve e preciso, já que cada vez que deixares sair uma palavra, deixas sair uma parte do teu chi (energia).
Assim aprenderás a arte de falar sem perder energia.
Tudo o que o que te incomoda nos outros é uma projeção do que não venceste em ti mesmo.
Procura ocupares-te de ti mesmo, sem te preocupares em te defenderes, pois isso só aumenta a impressão de falso poder do outro. Julgar é uma maneira de esconder as nossas próprias fraquezas.
O sábio tolera tudo sem dizer uma palavra.
Não saber é muito incómodo para o ego porque ele gosta de saber tudo, ter sempre razão e dar a sua opinião muito pessoal. Mas, na realidade, o ego nada sabe, simplesmente faz acreditar que sabe.
Aprende a ser como o universo, a escutar e a refletir a energia, as suas emoções densas ou preconceitos.
O universo é o melhor exemplo de um espelho que a natureza nos deu, porque aceita, sem condições, os nossos pensamentos, emoções, palavras e ações, e envia-nos o reflexo da nossa própria energia através das diferentes circunstâncias que se apresentam nas nossas vidas.
Converte-te no teu próprio mestre e deixa os demais serem o que têm a capacidade de ser.
Não entregues a responsabilidade pela tua vida e saúde nas mãos dos outros, que não podem conhecer realmente, a fundo, o que os teus corpos precisam (físico, emocional, mental, espiritual).
Apenas tu mesmo podes a cessar esse conhecimento, com a tua intuição.
Graças a essa força, atrairás para ti tudo o que necessitas para a tua própria realização e completa libertação.
(autor desconhecido)
❤ॐ ♥ॐ♥ॐ❤ॐ ♥ॐ♥ॐ❤ॐ ♥ॐ♥ॐ❤ॐ ♥ॐ♥ॐ❤ॐ ♥ॐ♥ॐ❤ॐ ♥ॐ♥ॐ❤
❤ॐ ❤ॐ ♥ॐ♥ॐ❤ॐ♥ॐ♥ॐ❤