Género Amadina

Introdução: o género amadina é constituido por duas espécies: o diamante degolado (Amadina fasciata) e o diamante cabeça vermelha (Amadina erythrocephala)

Reino: Animalia

Filo: Chordata

Classse: Aves

Ordem: Passeriformes

Família: Estrildidae

Género: Amadina

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

(in:www.avedomestica.com.br)

Nome comum: Diamante Degolado

Nome científico: Amadina fasciata

Origem: África

Dimensões:13cm

Ø Anilha: 2,7 mm

Maturidade Sexual: ? ano

Longevidade: ? anos

Distinção entre sexos: Os machos adultos apresentam a plumagem da cabeça vermelha, característica que dá nome à espécie.

Características sociais: São aves que partilham sem qualquer problema o aviário com outras aves, quer sejam da mesma ou de outra espécie, mesmo durante a época de criação.

No entanto, na época de criação, para obter melhores resultados é aconselhável isolar os casais.

Alojamento: Para estas aves, uma vez que são apreciadoras de vegetação, um viveiro ao ar livre com alguns arbustos é o ideal. Contudo, durante a época de criação podem ser alojados numa gaiola de criação, por forma a obter os resultados desejados. Em geral, desde que as instalações estejam protegidas da geada e correntes de ar, estas aves não necessitam de aquecimento durante a noite e/ou durante o inverno.

Alimentação: A base de alimentação destas aves consiste numa mistura para exóticos. Tal como a maioria dos pequenos exóticos apreciam o milho painço, sementes germinadas e pequenos invertebrados. As papas à base de ovos são também importantes sobre tudo em época de criação. E o arenito para um bom funcionamento do sistema digestivo.

Criação: Tal como referido anteriormente, para fins de criação o ideal é separar os casais em gaiolas de criação e providênciar-lhes um ninho com as dimensões aproximadas de 15x12x12cm (AxLxP) . Como materiais para o ninho apreciam feno e ervas, sisal e fibra de coco e penas. A postura é composta por cerca de 5ovos que são chocados, por ambos os progenitores, duranteum período de 13 dias. Com 5 semanas de vida as aves têm a plumagem completa e já se começam a aventurar no exterior do ninho. No entanto ainda não estão aptas a alimentar-se sozinhas, pelo que ficam ao cudado dos progenitores por mais 2 semanas. Ao fim destas 7 semanas as crias já podem ser retiradas dos progenitores. Quando atingem 4 meses de vida surge a plumagem de adulto.

Mutações: A mutação mais conhecida é a do pescoço vermelho e coro castanho-alaranjado (conhecido como clássico). Mas já há também uma variação de pescoço laranja e corpo ligeiramente mais claro. E depois nestas duas variações de cor de pescoço existem aves em tom pastel e em fator ino.

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

(in:www.efinch.com/)

Nome comum: Diamante Cabeça Vermelha

Nome científico: Amadina erythrocephala

Origem: África

Dimensões: 12/13cm

Ø Anilha: 2,7 mm

Maturidade Sexual: ? ano

Longevidade: ? anos

Distinção entre sexos: Os machos adultos apresentam uma macha vermelha no pescoço (sob o bico), característica que dá nome à espécie.

Características sociais: São aves que partilham sem qualquer problema o aviário com outras aves, quer sejam da mesma ou de outra espécie. No entanto, na época de criação podem apresentar alguma agressividade para com as outras aves, em especial nas imediações do ninho, pelo que é aconselhável, durante este período, que não estejam em coabitação com espécies de porte inferior.

Alojamento: Para estas aves, uma vez que são apreciadoras de vegetação, um viveiro ao ar livre com alguns arbustos é o ideal. Contudo, durante a época de criação podem ser alojados numa gaiola de criação, por forma a evitar rixas com outras aves nas imediações do ninho. Em geral, desde que as instalações estejam protegidas da geada e correntes de ar, estas aves não necessitam de aquecimento durante a noite e/ou durante o inverno.

Alimentação: A base de alimentação destas aves consiste numa mistura para exóticos. Tal como a maioria dos pequenos exóticos apreciam o milho painço, sementes germinadas e pequenos invertebrados. As papas à base de ovos são também importantes sobre tudo em época de criação. E o arenito para um bom funcionamento do sistema digestivo.

Criação: Tal como referido anteriormente, para fins de criação o ideal é separar os casais em gaiolas de criação para evitar comportamentos agressivos para com outras aves. Um ninho com 15x12x12cm (AxLxP) será o ideal. Como materiais para o ninho apreciam feno e ervas, sisal e fibra de coco e penas. A postura tem cerca de 6ovos que são chocados, por ambos os progenitores, durante cerca de 14 dias. Com 5 semanas de vida as aves têm a plumagem completa e já se começam a aventurar no exterior do ninho. No entanto ainda não estão aptas a alimentar-se sozinhas, pelo que ficam ao cudado dos progenitores por mais 2 semanas. Ao fim destas 7 semanas as crias já podem ser retiradas dos progenitores, sendo até provável que estes já estejam a tratar de uma segunda postura. Quando atingem 4 meses de vida surge a plumagem de adulto.