Bird-Watching

Só na Europa, existem mais de 600 espécies de aves (incluindo as migradoras).

Um observador com alguns anos de experiência é capaz de reconhecer qualquer ave: pela sua silhueta, por um curto excerto do seu canto e até pelo modo de voo. Esta capacidade denomina-se de ornitomancia e embora possa parecer perturbadora, não é mais que o resultado de muitas observações e um estudo continuado do comportamento das aves.

O bird-watching é um hobby relativamente barato e, hoje em dia, bastante divulgado.

Os equipamentos básicos para a sua prática são:

· Um guia de campo de aves (os guias são um grande apoio pois fornecem variadíssimas informações, tais como: tamanho, envergadura, distribuição da espécie, época de nidificação, entre outras.)

· Um bloco para anotações (as anotações são essenciais para se ganhar pratica na identificação das espécies)

· Uns binóculos (mesmo para os observadores experientes, os binóculos são sempre úteis)

Além destes podem também ser utilizados:

· Telescópio Terrestre (não substitui os binóculos uma vez que estes são melhores para acompanhar uma ave em movimento)

· Material de Desenho como lápis de cor ou cera ou pau de carvão (muitos dos observadores de aves gostam não só de tirar notas mas também de desenhar as aves)

· Máquina de Fotografia (convém que tenha um bom zoom ou uma objetiva de longo alcance)

· Máquina de Filmar (é sempre bom para posterior analise; em muitos casos detetamos, nas filmagens, aves que no local não tínhamos notado)

Atenção!: Quando observamos aves é de extrema importância que evitemos perturbá-las, sobretudo no caso de aves que estejam em época de nidificação (aves com crias).

As aves são bastante sensíveis a perturbações (em especial nas imediações do ninho) e podem mesmo abandonar o ninho, caso não se sintam seguras, o que atrasará a reprodução durante um ano inteiro. Assim, é conveniente proceder de forma a não as assustar nem alterar as proximidades do ninho.

Eis algumas das minhas fotos de observações: