Segunda-Feira da 9ª Semana do Tempo Comum - Ano ímpar

ANTÍFONA DE ENTRADA Salmo 24, 16.18

Olhai para mim, Senhor, e tende compaixão, porque estou só e desamparado. Vede a minha miséria e o meu tormento e perdoai todos os meus pecados.

ORAÇÃO COLECTA

Deus todo-poderoso e eterno,

cuja providência não se engana em seus decretos,

humildemente Vos suplicamos:

afastai de nós todos os males

e concedei-nos todos os bens.

Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho,

que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo.

LEITURA I (anos ímpares) Tob 1, 3; 2, 1b-8

«Tobit seguia os caminhos da verdade»

Tobit, mais vulgarmente dito Tobias, que é, na realidade, o nome do seu filho, é-nos apresentado neste livro, que hoje começamos a ler, como um israelita temente a Deus, que orienta toda a sua vida pelos ensinamentos da Lei do Senhor. Animado pela virtude que a fidelidade a Deus nele enraizou, não tem medo de se expor à possível perseguição dos homens, ao preferir pôr em prática as exigências da caridade para com os seus irmãos.

Leitura do Livro de Tobias

Eu, Tobit, segui os caminhos da verdade e da justiça e pratiquei boas obras todos os dias da minha vida. Dei muitas esmolas aos meus irmãos e compatriotas, deportados comigo para Nínive, no país da Assíria. No nossa festa de Pentecostes, a santa festa das Semanas, fizeram um grande banquete e eu sentei-me para comer. Quando puseram a mesa e prepararam os vários pratos, eu disse ao meu filho Tobias: «Filho, vai ver se encontras algum pobre, entre os nossos irmãos exilados em Nínive, que seja de todo o coração dedicado ao Senhor, e trá-lo aqui para comer connosco. Eu fico à tua espera, até que voltes, meu filho». Tobias foi procurar algum pobre entre os nossos irmãos e quando voltou, disse-me: «Meu pai». Eu respondi-lhe: «Que foi, meu filho?». Tobias continuou: «Pai, um homem da nossa gente foi estrangulado e depois atirado para a praça pública e ainda lá está». Levantei-me imediatamente, deixando a comida sem lhe tocar; fui retirar da praça o cadáver e depositei-o num quarto, esperando o pôr do sol para o sepultar. Depois voltei para casa, lavei-me e tomei a minha refeição cheio de tristeza, recordando as palavras que disse o profeta Amós contra Betel: «As vossas festas converter-se-ão em luto e todos os vossos cânticos em lamentações». E comecei a chorar. Logo que o sol se pôs, fui abrir uma cova e sepultei o morto. Os meus vizinhos zombavam de mim, dizendo: «Ele ainda não tem medo. Por este motivo já foi procurado para ser morto e teve de fugir secretamente; e agora anda aí de novo a sepultar os mortos».

Palavra do Senhor.

SALMO RESPONSORIAL Salmo 111 (112), 1-2.3-4.5.6 (R. cf. 1a)

Refrão: Feliz o homem que espera no Senhor. Repete-se

Ou: Aleluia. Repete-se

Feliz o homem que teme o Senhor

e ama ardentemente os seus preceitos.

A sua descendência será poderosa sobre a terra,

será abençoada a geração dos justos. Refrão

Haverá em sua casa abundância e riqueza,

a sua generosidade permanece para sempre.

Brilha aos homens rectos, como luz nas trevas,

o homem misericordioso, compassivo e justo. Refrão

Ditoso o homem que se compadece e empresta

e dispõe das suas coisas com justiça.

Este jamais será abalado;

o justo deixará memória eterna. Refrão

ALELUIA cf. Ap 1, 5ab

Refrão: Aleluia Repete-se

Jesus Cristo, a Testemunha fiel,

o Primogénito dos mortos,

amou-nos e purificou-nos dos nossos pecados,

pelo seu sangue. Refrão

EVANGELHO Mc 12, 1-12

«Apoderaram-se do seu filho querido,

mataram-no e lançaram-no fora da vinha»

Por meio de uma parábola, Jesus denuncia aos chefes judaicos as maquinações com que eles procuravam dar-Lhe a morte. E mostra-lhes que assim eles estavam a realizar, por suas próprias mãos, a rejeição d’Aquele que lhes era enviado como seu Salvador, como já o salmo o anunciava, salmo que eles tantas vezes cantavam, mas sem lhe apanhar o sentido profundo. O salmo anunciava a sua ressurreição e o aparecimento de novo edifício espiritual, a sua Igreja, de que Ele, pedra por eles rejeitada, será finalmente a pedra angular.

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Marcos

Naquele tempo, Jesus começou a falar em parábolas aos príncipes dos sacerdotes, aos escribas e aos anciãos: «Um homem plantou uma vinha. Cercou-a com uma sebe, construiu um lagar e ergueu uma torre. Depois arrendou-a a uns vinhateiros e partiu para longe. Quando chegou o tempo, enviou um servo aos vinhateiros para receber deles uma parte dos frutos da vinha. Os vinhateiros apoderaram-se do servo, espancaram-no e mandaram-no sem nada. Enviou-lhes de novo outro servo. Também lhe bateram na cabeça e insultaram-no. Enviou-lhes ainda outro, que eles mataram. Enviou-lhes muitos mais e eles espancaram uns e mataram outros. O homem tinha ainda alguém para enviar: o seu querido filho; e enviou-o por último, dizendo consigo: «Respeitarão o meu filho». Mas aqueles vinhateiros disseram entre si: «Este é o herdeiro. Vamos matá-lo e a herança será nossa». Apoderaram-se dele, mataram-no e lançaram-no fora da vinha. Que fará então o dono da vinha? Virá ele próprio para exterminar os vinhateiros e entregará a outros a sua vinha. Não lestes esta passagem da Escritura: ‘A pedra rejeitada pelos construtores tornou-se pedra angular. Isto veio do Senhor e é admirável aos nossos olhos’?». Procuraram então prender Jesus, pois compreenderam que tinha dito para eles a parábola. Mas tiveram receio da multidão e por isso deixaram-n’O e foram-se embora.

Palavra da salvação.

ORAÇÃO SOBRE AS OBLATAS

Confiando na vossa bondade, Senhor,

trazemos ao altar os nossos dons,

para que estes mistérios que celebramos

nos purifiquem de todo o pecado.

Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho,

que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo.

ANTÍFONA DA COMUNHÃO Salmo 16, 6

Escutai, Senhor, as minhas palavras,

respondei-me quando Vos invoco.

Ou Mc 11, 23.24

Tudo o que pedirdes na oração vos será concedido,

diz o Senhor.

ORAÇÃO DEPOIS DA COMUNHÃO

Guiai, Senhor, com o vosso Espírito

aqueles que alimentais com o Corpo e o Sangue do vosso Filho,

de modo que, dando testemunho de Vós,

não só com palavras mas em obras e verdade,

mereçamos entrar no reino dos Céus.

Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho,

que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo.