PARA PESSOAS COM 60 ANOS OU MAIS

MEDITAÇÃO ZEN  E  IAIJUTSU

          TERÇAS E QUINTAS-FEIRAS, DAS 20H00 ÀS 21H00

                             INSCRIÇÕES:  (31) 99105-8288

      Destina-se este curso (DA INICIAÇÃO À FAIXA PRETA) a capacitar os praticantes, com 60 anos ou mais, a executar técnicas com a Katana (espada do samurai) e com o Jo (bastão) e a compreender os princípios filosóficos que se inseriam no Bushido ("o caminho do guerreiro") segundo os métodos de “Aikiken” (a espada Aiki), “Aikijo” (o bastão Aiki) e “Aikido Toho Iaijutsu” (arte de desembainhar a katana como fundamento do Aikido) e, ao final de cada aula, seguindo-se a Meditação Zen Nanso. 


        Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em Belo Horizonte, MG, há aproximadamente 350.000 pessoas com 60 anos ou mais

        Se você tem 60 anos ou mais, parabéns! Está conseguindo o que todo ser humano quer: envelhecer (porque ninguém quer morrer jovem).

        Mas, é preciso envelhecer com qualidade de vida: poder fazer tudo que as pessoas jovens fazem.

Para esse objetivo, é necessário manter a juventude das células.

Pesquisas científicas mostram que diversos problemas ligados à idade (doenças cardiovasculares, Diabetes Melitus 2, Sarcopenia, hipertensão arterial e “demência senil”) estão associados ao encurtamento dos telômeros.

Cada célula do nosso corpo contém, no núcleo, 23 pares de cromossomos, cujas extremidades são os Telômeros que têm a função de proteger o material genético que o cromossomo transporta.

Nosso corpo tem trilhões de células e elas se duplicam através de um processo denominado “divisão celular”.

A cada vez que as células se dividem, a longitude dos telômeros diminui até chegar a um ponto em que a célula não pode mais se duplicar.

Em 2009 Elizabeth Blackburn e Carol Greider, biólogas moleculares, descobriram a “telomerase” (enzima que preenche o telômero e protege os cromossomos do envelhecimento, ajuda a impedir o encolhimento deles e possibilita manter a “juventude biológica” das células).

Ensaio clínico desenvolvido pela neurocientista Sara Lazar da Escola de Medicina da Universidade Harvard (EUA) revelou que a meditação estimula a telomerase e retarda o envelhecimento humano.

De acordo com a pesquisadora, a espessura do córtex cerebral de meditadores habituais de 50 anos de idade é semelhante à de jovens de 25 anos não praticantes de meditação.

As recentes pesquisas de Elissa Epel (doutora em psicologia clínica com pós-doutorado pela Universidade da Califórnia em San Francisco) revelaram que a prática diária de exercícios físicos moderados comprovadamente estimula a atividade da telomerase e reabastecem os telômeros. Inversamente, constatou-se que o estresse tem lugar de destaque nas razões de encolhimento dos telômeros.

Essas evidências científicas alimentam nossa convicção de ser ideal, para quem tem 60 anos ou mais, a combinação das práticas da meditação Zen Nanso (que é realizada ao final de cada treino) com Iaijutsu

Essa arte marcial implica em exercícios físicos moderados e mantem a "mente alerta" (ao desembainhar a Katana, a espada do Samurai

Na Escola Bu Toku Den (Unidade Tada Ima: Avenida Amazonas, 3499, Barroca) estamos colocando ao seu dispor o curso de Meditação Zen Nanso e Iaijutsu.

             Se você tem 60 anos, ou mais, inscreva-se.