Sobre a iniciativa

Na foto, três homens, cursistas, estão sentados ao redor de uma mesa, desenvolvendo atividade em grupo. A formadora está em pé, próxima à mesa, dialogando com um deles. Ao fundo, há estante com livros.
Fonte: acervo Sincroniza Educação (2020)

A Iniciativa BNDES Educação Conectada apoia projetos de incorporação de tecnologia na educação pública, testando modelos mais efetivos de implantação nas diferentes realidades brasileiras e promovendo aprendizado para contribuir com a escalabilidade do Programa de Inovação Educação Conectada. A Iniciativa é uma ação estruturada pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) em cooperação com o Ministério da Educação (MEC), contando com parcerias da Fundação Itaú Social e do Instituto Lemann, além de suporte técnico do Centro de Inovação para a Educação Brasileira (CIEB) e Monitoramento e Avaliação do Centro de Excelência e Inovação em Políticas Educacionais (CEIPE) da Fundação Getúlio Vargas.

Formação e Números

De novembro de 2019 a setembro de 2020, 4.349 professoras, professores, gestoras, gestores e pontos focais das redes municipais e estaduais dos municípios paraibanos Campina Grande e Sousa, dos gaúchos Cachoeira do Sul e Santa Maria, do sergipano Lagarto e dos tocantinenses Araguaína e Gurupi participaram de vinte cursos que abordaram práticas pedagógicas, entre as quais Ensino Híbrido, Ensino Baseado em Projetos, Ensino Personalizado e Ensino Mão na Massa, para lidar com os principais desafios definidos pelos projetos, como a alfabetização no tempo certo (anos iniciais do Ensino Fundamental), o letramento em português e matemática (anos finais do Ensino Fundamental) e a falta de engajamento (Ensino Médio).

Em seu formato híbrido, os cursos contaram com carga horária presencial, dividida em formações de quatro horas cada uma para grupos de até 35 cursistas, e conteúdos on-line, disponibilizados no ambiente virtual de aprendizagem da formação. Em abril de 2020, devido à necessidade de distanciamento social por causa da pandemia do novo coronavírus, as formações presenciais passaram a ser realizadas no modelo remoto. Além de webinars com os autores dos cursos e coordenadoras da Sincroniza, foram realizados grupos de discussão on-line conduzidos pelos formadores, que também apoiaram as turmas via grupos de WhatsApp. A seguir, alguns números da Iniciativa.

  • 576 horas de formações presenciais realizadas

  • 526 horas de cursos on-line

  • 400 horas de formações adaptadas e aplicadas remotamente (durante a pandemia)

  • Mais de 4 mil professores e gestores inscritos e cerca de 60% deles certificados nos cursos dos quais participaram

Na foto, uma mulher está de costas, escrevendo em um cartaz pregado na parede. Ao seu lado há duas outras mulheres, que observam sorrindo.
Fonte: acervo Sincroniza Educação (2020)

Introdução aos relatos

Metodologias Ativas, uso de recursos educacionais digitais, modelos do Ensino Híbrido, planos de ação para gestão escolar e soluções com o uso da tecnologia na educação são algumas das experiências realizadas ao longo do ciclo formativo da Iniciativa BNDES Educação Conectada. Neste portal, reunimos 27 práticas de gestoras e gestores, professoras e professores dos anos iniciais e finais do Ensino Fundamental, do Ensino Médio, e profissionais do time de Atendimento Educacional Especializado das escolas selecionadas pela Iniciativa. Você vai encontrar referências e o passo a passo de aulas, sequências didáticas e aplicações de projetos e atividades síncronas e assíncronas em unidades de ensino.

Nosso objetivo é compartilhar essas ações, com foco nas estratégias utilizadas e nos aprendizados aplicados, em sua maioria, durante o período desafiador da pandemia de Covid-19, que trouxe consequente suspensão das atividades presenciais nas escolas.

Esperamos que essas práticas inspirem educadores de todo o país e mostrem as possibilidades da tecnologia para a promoção da aprendizagem e melhoria da gestão escolar.

Foto de ambiente de trabalho. Há um computador ligado, uma caneta e uma xícara de café.
Foto de conjunto de lápis coloridos.
Foto de mão escrevendo, com caneta, numa folha de papel.
Fonte: piktochart.com

Sobre as autoras e autores dos relatos

Ilustração de três pessoas ao redor de uma mesa com computador. Todas vestem tons de verde e sorriem.

Para compor este material, foram selecionados e entrevistados 27 educadores e gestores das redes estadual e municipal dos 7 municípios.

Elas e eles compartilham seus relatos de prática em aulas presenciais e remotas, em atividades síncronas e assíncronas, realizadas a partir de fevereiro de 2020, com base nos conhecimentos adquiridos nas formações.

Sobre a Sincroniza Educação

A Sincroniza Educação é responsável pelo plano formativo da Iniciativa BNDES Educação Conectada. Criamos e aplicamos o conteúdo dos vinte cursos a partir dos planos formativos das redes participantes, o que totalizou 4 estados e 7 cidades. Operacionalizamos toda a logística necessária para o atendimento de cerca de 4,5 mil educadores das regiões e escolas selecionadas, além de realizar o monitoramento e o engajamento dos cursistas para a conclusão das formações.

Na foto, há sala ampla, com grupos de três pessoas distribuídos em mesas dispostas em círculo. Todos observam a mulher que está em pé, no centro, palestrando.
Sede da Sincroniza Educação (foto: Tiago Queiroz)

A Sincroniza apoia organizações na formação de equipes escolares para a diversificação e ampliação de práticas pedagógicas. Temos eficiência e excelência na operação de projetos educacionais em escala, e já atuamos em mais de 160 cidades do Brasil.

A foto mostra a frase "projetos inovadores a favor da aprendizagem" escrita em uma parede.

EQUIPE ORGANIZADORA

Reportagem e apuração: Gabriely Araujo

Colaboração e curadoria: Isadora Coelho e Valentina Desclov

Redação e edição: Denise Pellegrini

Leitura crítica: Ana Paula Manzalli

Revisão: Denise Rocha

Arte: Lucas Taterka

Coordenação: Bruna Carvalho

Realização: Sincroniza Educação

A ilustração mostra quatro pessoas, vestidas com calças escuras e camisetas amarelas, com as mãos levantadas e unidas, em espécie de cumprimento de equipe.

Navegue pelos territórios


Para acessar as informações e as práticas realizadas no projeto de 2021 nas redes estaduais e municipais de Bahia e Paraná, clique no botão abaixo: